Resumo diário

Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe.
Durante a manhã da quinta-feira 29 continuaram as apresentações do Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe.

Em primeiro lugar Andrés Pavez da ICANN realizou sua apresentação "Plano de rotação da KSK e gestão da KSK da zona raiz". A seguir, Carlos Martínez de LACNIC apresentou "Escravizando a zona raiz" enquanto Agustín Formoso, também de LACNIC, falou sobre a "Busca de clusters de latência na região da LAC".

Posteriormente Julimar Lunguinho Mendes, NIC.br apresentou um relatório de IX.br (PTT.br) acerca dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016.

LAC-IX 
Hoje continuou a reunião da Associação da América Latina e o Caribe de Operadores de Pontos de Troca de Tráfego da Internet, com sessões fechadas.

Sessões LACNIC
Depois do almoço deu início o Painel "Geolocalização  IP. Solução ou Problema?" que teve como palestrantes a Carlos Martínez de LACNIC, Owen Delong de Akamai e Wilson Rogerio Lopes de Itaú; e a Ricardo Patara de NIC.br/CGI.br como moderador. Durante o mesmo foram discutidos os diferentes aspectos desta tecnologia, para que é usada, os atores, problemas e possíveis ações.

Às 16:00 horas começou o espaço colaborativo de LACNIC-LACTLD-ISOC-LAC-IX sobre DNS que incluiu, entre outras questões:

Atualização sobre a rotação da KSK raiz, por Carlos Martínez de LACNIC
Estado do Observatório DNS, a cargo de Hugo Salgado de NIC Chile
Nuvem Anycast de LACTLD, por Fred Neves do NIC Brasil
Experiências conjuntas de ccTLD e pontos de troca de tráfego, a cargo de Representantes do NIC.BR, NIC.CR y NIC.PY, LAC-IX
Iniciativas de implementação de Servidores Raiz na LAC - LACNIC – ICANN, apresentado por Guillermo Cicileo de LACNIC e TBA
Atualização sobre o Projeto Open DNSSEC, a cargo de Berry Van Halderen
Pela tarde também foi realizada a sala cheia o tutorial de Peering a cargo de Arturo Servín do Google e Guillermo Cicileo de LACNIC. Durante o mesmo foram analisados os fundamentos, as relações de comércio e os aspectos técnicos da Troca de Tráfego, Peering e CDN.

Algumas das questões discutidas durante a oficina foram o como, com quem, onde fazer peering, que tipo de troca de tráfego usar, como analisar o tráfego da rede para tomar melhores decisões sobre a interconexão, onde registrar os sites e políticas de peering e melhores práticas sobre a utilização do BGP em peering.

Finalmente Carlos Martínez de LACNIC realizou a apresentação Rotação da KSK, e alteração do tamanho da ZSK da zona raiz.

Na quarta-feira 28 de setembro foram realizadas várias atividades paralelas:

Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe.  
Às 9:00h foi realizada a cerimônia de abertura do Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe. 

Durante o dia foram ministradas diferentes apresentações técnicas. Em primeiro lugar o Key Note Speaker Russ White de Linkedin realizou a apresentação "Engenheiros vs. Complexidade".

Sobre o IPv6, Alejandro Acosta de LACNIC realizou uma apresentação sobre o  Dr. IPv6, o sistema de podcast que consiste na recepção de perguntas a dr.ipv6@lacnic.net  sobre qualquer questão relacionada à implementação do IPv6. Por sua vez, Jordi Palet Martínez de Consulintel realizou a apresentação Como estamos implementando o IPv6?, enquanto que  Carlos Martínez de LACNIC  falou sobre a distribuição de tamanhos de prefixos IPv6 na LATAM.

Ao meio-dia e à tarde foram realizadas diferentes apresentações técnicas tais como:

Atualização da Área de Roteamento do IETF, a cargo de Álvaro Retana,
Segurança em BGP: onde estamos, que estamos tentando fazer, apresentado por
Russ White, LinkedIn
Segmento Roteamento Avançado, a cargo de Enrique Dávila de CISCO
SDN: From Concept Network Reality, realizada por Brian Foust de NTT
Conectividade na América Latina, apresentada por Anahí Rebatta de TeleGeography
Reunião de Grupos de Resposta para Incidentes de Segurança da LAC
Esta reunião, que tem sido consolidada como um espaço de trabalho e troca de experiências entre os atores da região da América Latina e o Caribe, vinculados às questões de segurança, contou com a participação de 32 pessoas e recebeu a visita de Spamhaus e de M3AAWG.

Através do conhecimento e troca entre os participantes desta reunião procura-se fortalecer a região na prevenção e mitigação do impacto de incidentes de segurança informática.

Reunião LAC-IX
A reunião da Associação da América Latina e do Caribe de Operadores de Pontos de Troca de Tráfego da Internet estabeleceu-se como um espaço de trabalho e troca de experiências entre os atores da região da América Latina e o Caribe relacionados a temas de interesse para os IXP.

Foi realizada uma mesa redonda onde foram apresentados assuntos como as demandas atuais e futuras dos membros dos IXP, o papel dos IXP sobre a resolução de nomes, modelos de IXP, entre outros e várias apresentações por conta de especialistas. 

IPV6 na Administração Pública
No salão Rivera Velázquez foi realizada esta sessão na que se apresentaram os avanços na implementação de redes no governo. Foi salientada a participação do Vice-ministro das Telecomunicações da Costa Rica (MICITT), o senhor Edwuin Estrada, quem falou sobre o IPv6 no Plano Nacional de Desenvolvimento das Telecomunicações, seus avanços e conquistas na Costa Rica. Depois, Juan Carlos Alonso de LACNIC realizou a apresentação "O IPv6 para tomadores de decisões na Administração Pública", em que falou sobre a importância do IPv6 além de apresentar estatísticas e casos de sucesso.

A seguir, Rosa Zuñigay Elidier Moya (MICITT) expuseram os resultados dos objetivos do Plano Nacional de Desenvolvimento das Telecomunicações e finalmente Jordi Palet (Consulintel) realizou a apresentação Melhores Práticas para implementar o IPv6 nas Redes de Governo"

O dia encerrou com um evento social no Estádio Nacional da Costa Rica, o complexo esportivo maior e mais moderno da América Central e o Caribe.

Na terça-feira 27 de setembro foi celebrada a cerimônia de abertura de apertura de LACNIC26- LACNOG16.

Estiveram presentes nessa sessão inaugural:

Wardner Maia, Presidente da Diretoria de LACNIC
Rogerio Mariano, Presidente da Diretoria de LACNOG
Marcelo Jenkins Coronas, Ministro das Ciências e da Tecnologia da Costa Rica
Walter Fernández, membro da Junta Diretiva de NIC Costa Rica e Vice-presidente da Academia Nacional de Ciências
Internet das Coisas
Hoje as atividades de destaque estiveram centradas no tema da Internet das Coisas.

A primeira apresentação sobre essa questão foi ministrada pelo keynote speaker Carsten Bormann (Universität Bremen TZI).

A seguir, foi realizado o Painel Internet das Coisas: Estamos preparados?, que teve por objetivo identificar e analisar os principais aspectos que devem ser considerados na implantação da Internet das Coisas, seus avanços em questões de segurança, desenvolvimento de padrões, regulamentos, leis, etc. Foram analisados também os alcances no âmbito regulamentar para a integração desta tecnologia ao serviço das tarefas domésticas rotineiras, processos de produção complexos, serviços de saúde pessoal, automatização de tarefas todos em prol de uma população ou país. Participaram como paneilistas Gabriel Montenegro (Microsoft), Inés Robles (IETF), Daniel Ríos (AT&T) Gonzalo Navarro (ALAI), Angélica Chinchilla (MICITT), Rosalía Morales (NIC Costa Rica), e o moderador foi Oscar Robles (LACNIC).

À tarde, o keynote speaker Gabriel Montenegro da Microsoft e Chair do Grupo de Trabalho da IETF sobre implementação da IoT, realizou a apresentação magistral Io6: A IoT sobre o IPv6, explicando por que é necessário o IPv6, quais são os desafios que enfrenta, o estado atual do mercado e padrões.

Fórum de Políticas Públicas
Após o almoço, deu início o Fórum de Políticas Públicas, o espaço de debate onde são apresentadas, discutidas e aprovadas as propostas sobre as regras ou políticas a serem aplicadas na região da América Latina e o Caribe em relação à administração dos recursos da Internet.

Em primeiro lugar foi realizada a apresentação das Propostas de Políticas em outros RIR por conta de representantes de cada um deles:
Marco Schmidt (RIPE), Sean Hopkins(ARIN), Ernest Byaruhanga (AFRINIC), Pablo Hinojosa (APNIC).

Neste espaço foram apresentadas as seguintes três propostas de políticas:

LAC-2016-2: Reserva de endereços IPv4 para infraestrutura considerada crítica ou essencial para a operação da Internet na região, apresentada por Edmundo Cazarez. A mesma recebeu consenso dentro do Fórum. Será aberto um período de 45 dias para a apresentação de comentários, para depois ser ratificada pela Diretoria de LACNIC.
LAC-2016-3 - Eliminação da classificação de status "multiprovedor ou não" do solicitantes, a cargo de Julião Braga. Esta proposta não foi submetida a consenso já que seu autor irá apresentar uma nova versão da mesma.
LAC-2016-5: Alterar o tamanho de alocação inicial do IPv6, apresentada por Jordi Palet. A proposta não atingiu consenso pelo que volta à lista de discussão de políticas
Se quiser conhecer em profundidade as políticas, clique aqui: https://politicas.lacnic.net/politicas/list

Siga os debates e d; se ainda não tiver se registrado, acesse aqui: https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Posteriormente Oscar Robles, Diretor Executivo de LACNIC, apresentou um relatório geral informando sobre o resultado da Comissão Fiscal e Eleitoral, bem como sobre o processo atual de eleições da Diretoria de LACNIC. Realizou uma atualização sobre a evolução do número de associados, bem como da formação on-line e presencial.

Salientou também alguns fatos relevantes deste ano como o estúdio diagnóstico da implementação do IPv6 para o desenvolvimento da América Latina e o Caribe realizado juntamente com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a entrega do Prêmio Trajetória 2016 para Alejandro Pisanty e as propostas apresentadas no Programa FRIDA.

Na segunda-feira 26 de setembro, com mais de 600 pessoas inscritas, deu início o evento no Hotel San José Palacio onde foram desenvolvidos paralelamente sete tutoriais e o Fórum Global de Resposta a Incidentes e equipes de segurança.
FIRST (Fórum Global de Resposta a Incidentes e equipes de segurança)
O Simpósio e Colóquio Técnico FIRST que foi celebrado nos eventos de LACNIC, foi direcionado tanto aos membros de FIRST quanto a outros convidados, e teve como objetivo principal compartilhar informações sobre vulnerabilidades, incidentes, ferramentas e outras questões que afetam o funcionamento das equipes de segurança e resposta a incidentes.

Este fórum contou com uma participação presencial de cerca de 60 pessoas.

Para mais informações, acesse https://www.first.org/events/colloquia/sanjose2016/program

Tutorial Administração de Recursos da Internet
Instrutor: Rodrigo Zambrana, LACNIC.

Neste tutorial, direcionado aos representantes de organizações que já são membros associados de LACNIC, mostrou-se como usar o Sistema Administrativo de Recursos de LACNIC, como e por que registrar sub-designações de prefixos feitos para terceiros, usar o serviço Whois, manter atualizada a informação de contato de um bloco ou uma organização, a delegar a resolução inversa de um bloco e a certificação de recursos RPKI.

Tutorial DNSSEC
Instrutores: Johan Ihren, Netnod

Os diferentes aspectos de segurança relacionados com o DNS levaram à comunidade a desenvolver DNSSEC, um conjunto de extensões ao protocolo de base que permitem garantir as informações contidas no sistema de nomes de domínio.

Neste tutorial foram introduzidos os conceitos básicos de DNSSEC bem como realizados trabalhos práticos que permitiram aos alunos familiarizar-se com os aspectos operacionais da tecnologia.

Tutorial IPv6 avancado
Instrutores: Alejandro Acosta, LACNIC /Jordi Palet, Consulintel / Tomas Lynch, LACNOG/Ariel Weher, LACNOG.

Este tutorial foi destinado a participantes que têm experiência anterior com o protocolo IPv6 e queriam aprofundar seus conhecimentos na operação do mesmo. Os conteúdos incluíram questões como mecanismos de transição, IPv6 em redes xDSL, IPv6 em redes LTE e plano de endereçamento IPv6.

Tutorial Introdução a SDN (Software Defined Networks) & e NFV (Network Function Virtualization)
Instrutores: José Miguel Guzmán,Whitestack / Gianpietro Lavado, Whitestack / Marcelo Fernández, Consultor.

Durante este tutorial foram introduzidos dois conceptos chave no desenvolvimento de redes públicas ou privadas: de um lado as SDN, que referem a redes programáticas, capazes de fazer qualquer manipulação sobre os pacotes, e do outro lado o NFV que pretende virtualizar dispositivos de rede, de modo que corram desde um centro de dados. Foram tratadas questões como a arquitetura SDN, APIs, OpenFlow, Modelo ETSI, estratégias de migração, entre outros.

Tutorial "Mudar as regras da Internet é simples"
Instrutores: Gianina Pensky, LACNIC / Juan Peirano e  Alex Ojeda Mercado, Moderadores do Fórum Público de Políticas

Este tutorial explicou como proceder para modificar qualquer um dos requisitos para solicitar endereços IP, bem como o restante das políticas de administração dos recursos de numeração da Internet (endereços IPv4, IPv6 e ASN).

Convidamos você a se inscrever na lista de discussão de políticas para manter-se informado: https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Tutorial a Internet das Coisas (IoT)
Instrutores: Inés Robles, IETF / Álvaro Retana, CISCO /Gustavo Mercado, LACNOG

Este tutorial consistiu em uma introdução à Internet das Coisas (IoT), detalhe de tecnologias, protocolos usados, principais aplicativos e trabalho futuro.

Alguns dos conteúdos de destaque da agenda foram: a evolução da Internet para conectar tudo, o potencial de desenvolvimento e inovação, Interações P2P, M2M, M2P, as tecnologias relacionadas, casos de uso, sistemas operacionais disponíveis, entre outros.

Tutorial: Melhores práticas no roteamento BGP e RPKI
Instrutores: Gerardo Rada e Guillermo Cicileo, LACNIC  

Este tutorial foi dividido em duas partes. Durante a primeira sessão foram apresentados os conceitos fundamentais do protocolo BGP bem como as recomendações e melhores práticas atuais tanto em ambientes de carrier/ISP quanto em organizações usuário final.

Na segunda parte foram introduzidas algumas das tendências em segurança em roteamento, em particular validação de origem usando certificação de recursos.

O dia encerrou com um coquetel de boas-vindas no bar-restaurante Costa Rica Beer Factory ao que todos os participantes foram convidados para compartilhar um momento agradável com seus colegas da América Latina e do Caribe.

Convidamos vocês a acompanhar-nos amanhã às 9.00h (hora local da Costa Rica) na cerimônia de abertura (hora local de Bogotá). Também não podem deixar de visitar o estande de LACNIC onde durante a semana toda será fornecida informação acerca dos serviços e atividades de LACNIC. Amanhã terça-feira será informado acerca dos pedidos de recursos, do WARP de LACNIC e do IPv6.

CHK_LACNIC