Resumo diário

A quinta-feira 5 de maio começou  com três atividades paralelas: Reunião LACTLD, LAC-IX e o espaço de LACNIC.

Reunião LACTLD
De manhã Leonid Todorov falou acerca da evolução da participação do Estado nos ccTLD na Ásia- Pacífico.  Depois houve um painel de discussão de relacionamento ccTLD – Estado e Governo Nacional.

Após a pausa para o café,  Manuel Haces e Paul Wilson apresentaram o TPP  e seus efeitos sobre os intermediários da Internet.

Reunião LAC-IX
Esta reunião estabeleceu-se como um espaço de trabalho e troca de experiências entre os atores da região da América Latina e o Caribe ligados aos pontos de troca de tráfego. Através do conhecimento e intercâmbio entre os participantes procura-se reforçar a interconexão regional.

A reunião foi realizada na sala 6.

LACNIC
O espaço de LACNIC começou com as atualizações dos RIR (AFRINIC, ARIN, APNIC, RIPE NCC) o relatório do NRO , ASO e IANA. 

Oscar Robles, chair do NRO, realizou uma atualização das últimas novidades sobre a custódia da transição das funções da IANA. Por mais informações acesse: https://www.nro.net/

Uma vez feitas essas atualizações, Gianina Pensky fez uma atualização sobre as fases de esgotamento do IPv4.

"Em10 de junho de 2014 foi ativada a fase 2 do período de esgotamento, tendo atingido os dois últimos blocos /11 disponíveis no inventário do pool de endereços IPv4 de LACNIC" comentou Gianina.

O estado do bloco IPv4 correspondente a esta fase é detalhado abaixo:

Endereços IPv4 reservados para a Fase 2 (/11):  4.194.304
Endereços IPv4 designados deste bloco: 2.719.232
Endereços IPv4 disponíveis neste bloco:  1.475.072
Alocação do bloco /10 correspondente à fase 2:

ISP: 61.5%
Usuário final: 3.1%
Livre: 35.4%
Mais tarde, Laura Kaplan e Guillermo Cicileo apresentaram o relatório do projeto sobre a implementação do IPv6 financiado pelo  Banco de Desenvolvimento  da América Latina.  Esse trabalho apresenta uma pesquisa que abrange diversos aspectos: análise dos problemas gerados pelo esgotamento dos endereços IPv4, vantagens e metodologias da implementação do IPv6, comportamento dos diferentes agentes, questões econômicas e modelagem de alternativas, melhores práticas e casos de sucesso, entre outros.

Por mais informações acerca do projeto acesse: http://portalipv6.lacnic.net/caf-lacnic/

Finalmente, Carlos Martínez apresentou algumas estatísticas sobre transferências IPv4 a nível global.

Após o intervalo começou o Fórum Público de Políticas de LACNIC. Este é o espaço de debate onde são apresentadas, discutidas e aprovadas as  propostas sobre as regras ou políticas a serem aplicadas na região da América Latina e o Caribe em relação à administração dos recursos da Internet.

Neste espaço foram apresentadas as seguintes propostas de políticas:

LAC-2016-3 - Eliminação da classificação de status "multi-provedor ou não". Esta proposta passou de novo à lista de políticas.
LAC-2016-4 – Alterar designações diretas do IPv6 para usuários finais . Esta proposta atingiu consenso e passa ao processo de últimos comentários.
LAC-2016-5 - Alterar o tamanho de alocação inicial do IPv6. Esta proposta atingiu consenso e passa ao processo de últimos comentários.
LAC-2016-6 - Alteração do tamanho e sucessivas designações diretas do IPv6 para usuários finais.
Se você quiser ler mais cuidadosamente as políticas acesse: https://politicas.lacnic.net/politicas/list

Siga os debates e discussões na lista de políticas. Se ainda não fez, cadastre-se aqui https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Fórum de Interconexão
Depois do almoço deu início o Fórum de Interconexão regional realizado na sala 1 das 14 às18h moderado por Fabián Mejía.

O Fórum  de Interconexão Regional, FIR, visa reunir os operadores dos pontos de troca de tráfego e seus membros para promover a realização de acordos de peering, receber atualizações sobre os diferentes NAP da região, difundir os avanços tecnológicos relacionados com os NAP, e discutir a interconexão regional na área da América Latina e o Caribe.

Neste espaço foram ministradas varias apresentações. Se você quiser mais informações pode baixar as apresentações aqui http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic25-agenda-interconexion

Assim mesmo, na sala 3 foi realizado o FLIP6 e LACSEC com várias apresentações. Acesse aqui para conferir todos os detalhes.

http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic25-agenda-lacsec
http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic25-agenda-flip6#jueves
O dia terminou com o coquetel do Peering Forum, realizado no salão de protocolos do Hotel Palco. Este espaço fornece aos coordenadores dos operadores de rede e seus colegas na indústria a oportunidade de se reunir, trocar ideias e experiências, bem como discutir as futuras atividades de interconexão da Internet.

A quarta-feira 4 de maio começou  com três atividades paralelas : FLIP6, Reunião LACTLD e reunião CSIRT.

O Fórum Latino-americano do IPv6 (FLIP 6)
O Fórum Latino-americano do IPv6, FLIP6 visa promover e fomentar a adoção do Protocolo IPv6 na região da América latina e o Caribe. Esse fórum também promove a troca de experiências obtidas na implementação de serviços e aplicativos baseados no IPv6 na nossa região.

Azael Fernández, moderador do FLIP6, deu as boas-vindas para todos os participantes e apresentou alguns dos canais para participar nas discussões sobre o IPv6 como o portal IPv6, a conta do twitter @LACTF e a lista de discussão.

O Fórum contou com a participação de especialistas de destaque a nível internacional que falaram acerca da segurança, casos de negócios, redes corporativas, banda larga móvel, casos de sucesso e técnicas de transição em relação ao novo protocolo IPv6.

Entre eles podemos destacar a presença de Tom Coffeen. Evangelista do IPv6 da Infoblox  que falou acerca dos desafios operacionais em DHCPv6. Latif Ladid, Presidente do Fórum do IPv6 que ministrou uma palestra magistral sobre Redes 5G baseadas no IPv6 habilitadas por SDN-NFV, computação na nuvem e Internet das Coisas.

Assim mesmo, Jaime Olmos de la Cruz (Universidade Guadalajara) falou sobre a implementação das tecnologias SDN  através do IPv6.

Outras palestras de destaque no FLIP6 foram a de Eduardo Barasal (NIC.br)  com uma análise da implementação do IPv6 em OpenWrt, Jorge I. Blanco quem falou sobre a estratégia de roteamento escalável na transição e adoção do IPv6, Jordi Palet  quem fez uma comparação entre os diferentes mecanismos da transição      IPv6.

Por último Alejandro Acosta, LACNIC, apresentou o novo projeto de sistemas de podcast chamado Doctor Ipv6. Consiste em receber perguntas através de dr.ipv6@lacnic.net  acerca de qualquer questão relacionada com a implementação do IPv6.

No intervalo foi realizada a palestra sobre:  novos gTLD na América Latina – uma análise.

"Os registros dos novos gTLDs vão aumentar rapidamente nos próximos meses, principalmente depois dos jogos olímpicos, porque o domínio .rio vai aparecer em milhares de bilhões de dispositivos ao redor do mundo e pela primeira vez vão perceber que existem novos gTLDs." explicou Urs Erös.

Reunião LACTLD
Na oficina de políticas de LACTLD falaram sobre o papel dos ccTLD nos espaços nacionais de governança da Internet. Manuel Haces e Pablo Rodríguez fizeram uma atualização do grupo de trabalho de políticas.

Carlos Álvarez da ICANN falou sobre políticas contratuais para mitigar abusos no DNS.  Posteriormente foi realizado um painel sobre estratégias de cibersegurança e ações dos CCTLD.

Depois do almoço foi realizado um painel sobre governança da Internet e a seguir, outro sobre a situação da transição da IANA.

Reunião de Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança da LAC
Esta reunião se consolidou como um espaço de trabalho e troca de experiências entre os atores da região da América Latina e o Caribe relacionados com questões de segurança. Através do conhecimento e intercâmbio entre os participantes procura-se fortalecer a região na prevenção e mitigação do impacto dos incidentes de segurança informática.

A reunião de LAC CSIRTS finalizou com sucesso. Houve uma participação de aproximadamente 60 pessoas. Foram feitas apresentações sobre vários problemas de segurança.

M3AAWG foi apresentada a nossa comunidade e Cert.Br apresentou um documento lançado há 2 semanas sobre: "Recomendações parar melhorar o cenário dos ataques alocados de denegação de serviços DDoS.

Depois do almoço foi realizada a apresentação do grupo de ISP na ICANN por Antonio Harris.

A seguir, aconteceu o painel chamado "Inspirando o envolvimento de mulheres nas TIC" em que participaram Ayanna Samuels, Anna Torres da Wikimédia  e Inés Robles do IETF.

Anna Torres explicou e apresentou seu trabalho na Wikimédia. Assim mesmo, Ayanna Samuels salientou o impacto da equidade de gênero na área das TIC, bem como algumas das barreiras que dificultam esse trabalho.

No marco deste painel ela contou sua experiência e seu papel em um grupo do IETF chamado ROLL (Routing Over Low and Lossy Networks).

Graciela Martínez, Coordenadora do WARP de LACNIC apresentou o Warning Advice and Reporting Point de LACNIC. http://warp.lacnic.net/

Depois do intervalo da tarde, foi realizado o Fórum Público de Políticas. O Fórum Público de Políticas de LACNIC é o lugar em que são apresentadas, discutidas e aprovadas propostas sobre as regras ou políticas a serem aplicadas na região da América Latina e o Caribe em relação à administração dos recursos da Internet.

Desta vez, foi apresentado o processo de desenvolvimento de políticas, o relatório dos moderadores e algumas das propostas de políticas:

LAC-2016-1 – Resolução de conectividade IPv4 a IPv6 quando é suportado somente um dos protocolos. Autor: Juan José Hernandez Magro, Alestra. Pelos comentários recebidos na sala e na lista de políticas foi decidido que a proposta vai continuar na lista de discussão.
LAC-2016-2 - Reserva de endereços IPv4 para infraestrutura considerada crítica ou essencial para a operação da Internet na região. Finalmente a política foi abandonada.
A quarta-feira encerrou com um evento social no Clube Habana.  

Às 9:00h foi celebrada na Sala 1 do Palácio de Convenções de Havana a cerimônia de abertura de LACNIC25 com mais de 505 pessoas de 42 países da região e do mundo. Estiveram presentes nessa sessão inaugural:

Eng. Mayra Arevich Marín, Presidente Executivo ETECSA
Wardner Maia, Presidente Diretoria de LACNIC
Eduardo Santoyo, Presidente LACTLD
Ariel Graizer, Presidente LAC-IX
Mayra Arevich, Presidente de ETECSA sublinhou o trabalho desta organização que trabalha para construir e promover o desenvolvimento da Internet em Cuba.

Assim mesmo Eduardo Santoyo salientou todas as atividades que LACTLD vai realizar neste evento.

Wardner Maia deu as boas-vindas e aproveitou para destacar a evolução de LACNIC nos últimos treze anos desde o último evento celebrado em Cuba em 2003.

Posteriormente aconteceu a sessão geral LACNIC/ LAC-IX/LACTLD onde Oscar Robles, Ariel Graizer e Eduardo Santoyo apresentaram alguns dados e relatórios de suas organizações.

Oscar Robles salientou a evolução da membresia de LACNIC, a administração de recursos,  a implementação do IPv6 na região e as eleições desses últimos meses.

Assim mesmo salientou alguns fatos importantes nesses últimos meses como o estudo diagnóstico da implementação do IPv6 para o desenvolvimento da América Latina e o Caribe realizado em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina(CAF). Da mesma forma salientou a evolução das formações do último ano em que mais de 1500 pessoas foram capacitadas desde o Campus LACNIC.

Às 11.20h começou a sessão plenária conjunta sobre a evolução da Internet. Na mesma participaram Eduardo Santoyo e Ariel Graizer quem apresentaram os relatórios anuais de LAC-IX e LACTLD.

Às 11.15h começou o painel "Passado, presente e futuro da Internet na América Latina e o Caribe" com a moderação Jorge Villa. Os palestrantes dessa sessão foram:  Ariel Graizer, LAC-IX , Eduardo Santoyo, LACTLD, Ricardo Patara, NIC.br e Germán Valdez.

Ariel Graizer realizou um percorrido sobre os pontos de troca de tráfego nos últimos treze anos, desde o evento LACNIC5 celebrado em Cuba em 2003.

Eduardo Santoyo salientou o fortalecimento dos espaços de diálogo na região, amadurecimento da comunidade da região nos espaços globais.

Ricardo Patara, NIC.br, explicou uma evolução da designação  dos blocos designados pela IANA aos registros regionais  (ARIN, APNIC, AFRINIC, LACNIC e RIPE NCC) nestes treze últimos anos.

German Valdez explicou sobre a agenda de Tunísia, o desenvolvimento da governança da Internet na região e pediu que fossem criados e mantidos os espaços de diálogo e participação e desenvolvimento de capacidades e criação de políticas públicas.

Às 14h começou o painel sobre os planos dos governos da região sobre a implementação do IPv6 no qual participaram: Nayreth González, de AIG do Panamá, Rosa Zúñiga Quesada de MICITT da Costa Rica e César Díaz (LACNIC) como moderador.

Neste painel foram apresentadas algumas ações realizadas pelo governo do Panamá e Costa Rica. Nayreth González apresentou a Rede Nacional Multisserviços do governo do Panamá e o Comitê para a adoção do IPv6 no Panamá, entre outros.

Rosa Zuñiga contou alguns dos planos do governo da Costa Rica para promover a adoção do IPv6 e algumas das dificuldades achadas nesse processo. Também salientou o plano nacional de desenvolvimento das Telecomunicações, as capacitações técnicas para a implementação do IPv6 e a aproximação com os provedores de Serviços da Internet.

Finalmente, das 15.30 às 18.00 aconteceu a Assembleia de membros de LACNIC em que foram votadas algumas questões relevantes para a organização e seus associados.

Na segunda-feira 2 de maio de 2016, mais de  425 pessoas se aproximaram ao Palácio de Convenções de Havana para registrar-se no evento e participar dos sete tutoriais paralelos propostos.

Tutorial IPv6 Introdutório
Das 9.00h às 17.30h,  na Sala 4, foi realizada esta sessão em que Alejandro Acosta (LACNIC) e Ariel Weher (LACNOG) explicaram as diferentes tecnologias e técnicas de implementação do IPv6 . Entre os conteúdos destacam-se: o esgotamento do IPv4, os problemas de NAT,  os tipos de endereços IPv6, captura de pacotes, etc.

Tutorial IPv6 avançado
Instrutores: Alejandro D´Egidio, Telecentro

Este tutorial foi destinado para aqueles participantes com experiência anterior com o protocolo IPv6 e queriam aprofundar os seus conhecimentos na operação do mesmo. Os conteúdos incluíram questões como a definição de planos de endereçamento, roteamento interno e externo no IPv6, o IPv6 na última milha, designação de prefixos para usuários através de SLAAC, DHCPv6 e mecanismos de transição.

Tutorial Monitoramento e Peering
Instrutores: Pablo Cuello, ANTEL/Santiago Aggio, ARIU

Neste tutorial foram analisados os fundamentos, as relações de negócio, e os aspectos técnicos da Troca de Tráfego, Peering e CDN. Algumas questões específicas abordadas na oficina foram o como, com quem, onde fazer peering, que tipo de troca de tráfego usar, como analisar o tráfego da rede para tomar melhores decisões em relação à interconexão, onde registrar os sites e políticas de peering e boas práticas no que refere ao uso de BGP em peering.

Assim mesmo, foram analisados conceitos teóricos e ferramentas básicas para o monitoramento das redes e o tráfego dos enlaces de interconexão.

Tutorial Introdução às Tecnologias Fundamentais da Internet
Instrutoras: Mariela Rocha, ARIU/Nayreth Gonzalez, AIG/Michela Galante, RIPE NCC

Neste tutorial foram tratadas as questões fundamentais que as diferentes organizações precisam para começar a interconectar-se na Internet. Foram apresentados temas como DNS e DNSSEC, conceitos sobre roteamento e BGP, ferramentas de monitoramento,  gestão de um centro de operação de rede e o projeto RIPE Atlas.

Tutorial Administração de Recursos da Internet
Instrutores: Rodrigo Zambrana, LACNIC.

Neste tutorial, destinado a representantes de organizações associadas a LACNIC, ensinou-se a usar o Sistema Administrativo de Recursos de LACNIC, registrar sub-designações de prefixos feitos a terceiros, usar o serviço Whois, manter atualizadas as informações de contato de um bloco ou uma organização e delegar a resolução inversa de um bloco.

Tutorial a Internet das Coisas (IoT)
Instrutores: Inés Robles, Ericsson / Álvaro Retana, LACNOG

Este tutorial apresenta uma introdução à Internet das Coisas: detalhe das tecnologias, protocolos usados, principais aplicativos e o trabalho futuro.

Alguns dos conteúdos mais destacados da agenda foram: a evolução da Internet para conectar tudo, o potencial de desenvolvimento e inovação, as tecnologias relacionadas tais como Big Data, Analitics, Virtualização, Nuvem, Fog, entre outras.

Assim mesmo foram analisados casos de uso, sistemas operacionais disponíveis e asuntos de pesquisa e interoperabilidade semântica.

Tutorial " Mudar as regras da Internet é simples"
Instrutor: Gianina Pensky, LACNIC

Descrição: Trata-se de uma oportunidade para começar a ficar envolvido na comunidade regional da Internet e influenciar nas decisões que determinam o gerenciamento dos recursos de numeração da Internet. Discutiu-se sobre as propostas apresentadas no Fórum Público de Políticas em LACNIC 25 acerca dos diferentes canais de participação e de um caso de sucesso.

Se quiser conhecer mais sobre o processo de desenvolvimento de políticas acesse a: http://www.lacnic.net/web/lacnic/politicas

Finalmente, na Sala 4 foi celebrada uma sessão em que Ernesto Majó, Diretor Executivo Adjunto de LACNIC- e os moderadores do Fórum Público de Políticas, LACSEC e FLIP6 deram as boas-vindas e explicaram a dinâmica dos eventos de LACNIC aos mais de 120 novos participantes registrados.

O dia encerrou com o coquetel de boas-vindas às 19.30 horas no Hotel Meliá Habana ao que todos os participantes foram convidados para compartilhar um momento divertido com seus colegas da América Latina e o Caribe.

CHK_LACNIC