Acerca do NRO Number Council / ASO Address Council e seu processo eleitoral

Nesta seção você encontrará informações sobre:

  • Divulgação
  • Posições
  • Poderes e deveres
  • Mandatos e incompatibilidades
  • Reuniões
  • Eleições

Divulgação

Todas as informações relativas ao NRO Number Council / ASO Address Council podem ser encontradas nesta seção e na seção ASO/NRO.

Todas as comunicações relativas às eleições dos integrantes serão publicadas no nosso site e através das listas anuncios@lacnic.net (inscrever-se) e politicas@lacnic.net (inscrever-se)

Posições

Cada RIR seleciona três (3) indivíduos para atuar como membros do Conselho de Endereçamento. Um deles é nomeado pela Diretoria de cada RIR e os outros dois são eleitos através de uma chamada aberta para candidaturas.

O objetivo da chamada é escolher um integrante para que ocupe simultaneamente duas vagas (NRO Number Council / ASO Address Council), levando em conta os termos do Memorando de Entendimento assinado entre a ICANN e os RIR em outubro de 2004, o NRO Number Council também desempenha a função do ASO Address Council (ASO AC).

ASO

O ASO, corpo de assessoria e suporte de ICANN para assuntos relacionados a números e endereços, foi estabelecido formalmente em outubro de 1999 quando os diretores de APNIC, ARIN e RIPE NCC, os três Registros Regionais da Internet que existiam nesse momento, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU).  Os RIR propuseram a formação do ASO em 23 de julho de 1999 através de uma carta dirigida ao Presidente Interino de ICANN.
A criação desta organização introduziu a ICANN em um sistema de formulação de políticas globais sobre temas relacionados com o espaço de endereços da Internet que já existia e estava funcionando entre os RIR. A existência dos RIR é anterior à existência da ICANN.

NRO

A fim de fornecer um quadro visível para as atividades de cooperação conjuntas, em 24 de outubro de 2003 os RIR (APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC) formaram a NRO (Number Resource Organization ou Associação de Recursos de Numeração).

ASO / NRO:

Em 21 de outubro de 2004, a NRO e a ICANN assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece que a NRO assume o papel, as responsabilidades e as funções da ASO tal como definidas os Estatutos da ICANN. Após de seu reconhecimento oficial como RIR, em 27 de abril de 2005 AFRINIC tornou-se o quinto membro da NRO, e portanto, em parte do Memorando de Entendimento entre a ICANN e a NRO.

Poderes e deveres

NRO

Os objetivos principais do NRO são:

  • Proteger o espaço de endereços ainda não usado
  • Promover e proteger o processo de desenvolvimento de políticas aberto e participativo
  • Servir como mecanismo de coordenação dos Registros Regionais em questões de interesse comum
  • Atuar como um elo entre os RIR e a comunidade da Internet em geral

ASO

O Conselho de Endereçamento (Address Council) é responsável pelas funções administrativas do ASO.

Outro papel importante do Conselho de Endereçamento é a designação de membros da Diretoria (Board of Directors) da ICANN. O Conselho realiza esta eleição através de uma chamada aberta para nomeação de candidatos e um processo aberto de seleção.

Os membros do Conselho não representarão qualquer RIR, nem atuarão em representação de nenhum outro corpo ou organização. Os membros do Conselho são designados de forma individual e sua adesão não poderá ser delegada por ou para nenhum outro indivíduo ou organização.

Para acessar mais informações sobre o ASO e seu Conselho de Endereçamentos, por favor, leia o MoU.

Páginas relevantes relacionadas a esta sessão:

Mandatos e incompatibilidades 

Todos os anos LACNIC faz uma chamada aberta para nomeação de candidatos para preencher uma (1) vaga no Number Council do NRO (NRO NC) correspondente à região de LACNIC. O representante eleito tem um período de mandato de três (3) anos.

Qualquer indivíduo proveniente da região de LACNIC pode ser nomeado neste processo, com a exceção dos integrantes do staff de qualquer RIR, os integrantes da Diretoria de LACNIC e as pessoas da mesma nacionalidade de algum dos membros em exercício no ASO/AC eleitos pela comunidade de LACNIC.

Reuniões

LACNIC assume todas as despesas da viagem e hospedagem para os eventos em que a participação dos representantes é necessária, para que possam exercer suas funções em representação de LACNIC.

Os membros do Conselho de Endereçamento não receberão qualquer compensação ou reembolso de despesas por parte do ASO. Também não serão indenizados pelo ASO, nem o ASO terá cobertura de seguros relacionada à responsabilidade das ações dos membros do Conselho de Endereçamento.

As posições dentro do ASO são honorárias, portanto não recebem retribuição monetária pelo desempenho de suas funções.

Eleições

Quem podem ser candidatados e como?

  • Qualquer indivíduo proveniente da região de LACNIC pode ser nomeado neste processo, com a exceção dos integrantes do staff de qualquer RIR, os integrantes da Diretoria de LACNIC e as pessoas da mesma nacionalidade de algum dos membros em exercício no ASO/AC eleitos pela comunidade de LACNIC.
  • As auto-indicações são permitidas.
  • Os candidatos, para serem admitidos, deverão declarar conhecer o processo de desenvolvimento de políticas de LACNIC, o papel do ASO AC e as formas de participação da comunidade nesses processos.
  • Podem competir na eleição somente os candidatos que obtiveram, até a data estipulada, pelo menos (5) expressões de apoio.
  • As informações correspondentes aos candidatos nomeados (aceitação de nomeações, expressões de apoio e biografia de candidatos) serão publicadas no site de LACNIC.
  • Caso expire o prazo para a apresentação de candidatos, sem que nenhum candidato tenha enviado sua candidatura e cumprido com todos os requisitos, será anunciado um novo prazo de 15 dias para a apresentação de candidatos onde não será considerada a restrição relativa ao país de procedência dos candidatos.
  • No caso em que um membro do ASO AC seja eleito para ocupar uma vaga na Diretoria de LACNIC, este deverá renunciar a sua posição no ASO AC antes de assumir sua vaga na Diretoria.

Quem podem votar e como?

  • A votação será realizada em uma das instâncias do Fórum Público de Políticas durante o evento.
  • Poderão votar todas as pessoas que estiverem dentro da sala no momento em que a votação começa.
  • Cada eleitor poderá marcar 1 candidato da folha de votação. Cada marca corresponderá a um voto.
  • O voto será anônimo.
  • A apuração dos votos será feita por uma comissão de 3 pessoas nomeadas durante o Fórum Público. Os candidatos não poderão ser membro da Comissão de apuração de votos.
  • Uma vez finalizada a apuração, o candidato com mais votos será proclamado representante da região de LACNIC no NC.
  • Empate: Se houver um empate, será votado novamente, considerando para esta votação extra, apenas os candidatos que empataram.

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC