10. POLÍTICA DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS DE INTERNET PARA PESQUISAS E USO EXPERIMENTAL
Anotações importantes:
A versão oficial do Manual de Políticas é o documento PDF hospedado nesta página. A versão web é uma ferramenta para facilitar a consulta das seções do Manual de forma mais dinâmica.
Em caso de conflito entre a versão web e a versão em PDF do Manual, prevalecerá o Manual em PDF.
O presente documento e / ou informação foi redigido em idioma espanhol, em virtude de essa língua ser a língua oficial no Uruguai, país onde LACNIC está estabelecido e cujas regulamentações deve cumprir. Da mesma forma, os documentos e/ou informações não oficiais também são redigidos em espanhol, em virtude de essa língua ser a mais usada entre a maioria dos assessores e funcionários de LACNIC para trabalhar e se comunicar. Não obstante isso, fazemos nossos melhores esforços para que a tradução dos mesmos seja confiável e constitua um guia para nossos associados não falantes de espanhol, no entanto, pode que existam discrepâncias entre a tradução e o documento e/ou informações originais escritos em espanhol. Em qualquer caso, sempre prevalecerá o texto original redigido em espanhol.
LACNIC realizará alocações experimentais com o objetivo de fomentar a pesquisa e desenvolvimento na região. Estas alocações envolvem os todos recursos do LACNIC (IPv4, IPv6, ASN).
LACNIC poderá encorajar a utilização de recursos privados, sempre que possível, tanto para IPv4 (RFC 1918) como para ASN (64512 - 65535).
Para receber uma alocação inicial, o experimento deve cumprir com uma das seguintes condições:
- Estar baseado em uma RFC da IETF com categoria experimental.
- Ser considerado por parte do LACNIC e por especialistas externos no assunto como favorável ao desenvolvimento da região e da tecnologia de forma geral.
Para poder obter uma alocação experimental, o solicitante deverá:
- Enviar inicialmente toda informação sobre o experimento que o LACNIC e os especialistas externos no tema considerem necessária de forma a avaliar a solicitação. O LACNIC publicará a informação referente a solicitação numa página web pública (a ser definida pelo LACNIC), e anunciará a existência de uma solicitação através da uma lista de correio aberta (a ser definida pelo LACNIC). O LACNIC aguardará um prazo de 30 dias antes de realizar a alocação para receber comentários da comunidade.
- Utilizar os recursos alocados somente para os fins detalhados na informação remetida ao LACNIC.
- Não utilizar a alocação para fins comerciais.
- Os resultados do experimento devem estar em uma página web acessível publicamente (sem controles de acesso). Existirá um link para esta página a partir da página do LACNIC.
- Apresentar um relatório anual para o LACNIC sobre o avanço do experimento. Os relatórios poderão ser difundidos pelo LACNIC em seus fóruns, listas de correio, website e qualquer outra forma de difusão que entenda como pertinente, respeitando a fonte do mesmo.
- Registrar informações de re-alocações na base de dados whois do LACNIC.
- Manter em dia a resolução inversa dos blocos alocados.
- O não cumprimento destas condições pode impactar na renovação da alocação correspondente.
O tamanho mínimo da alocação estará restringido pelas políticas de micro-alocação (tanto para IPv4 como para IPv6).
Considerando que não exista um tamanho máximo de alocação, o LACNIC deverá designar recursos de forma a assegurar sua operação normal.
Um estudo inicial pelo LACNIC determinará o recurso a ser designado.
A alocação experimental terá uma duração de um ano renovável sucessivamente por igual período, sem um máximo estipulado. Para a renovação se considerará o relatório anual apresentado.
No momento da renovação será possível solicitar recursos adicionais. A avaliação se realizará considerando o cumprimento dos pontos detalhados anteriormente, junto com a documentação adicional apresentada pelo solicitante.
O LACNIC publicará a informação referente a solicitação dos recursos adicionais em uma
página web pública (a ser definida pelo LACNIC), e anunciará a existência desta solicitação através de uma lista de correio aberta (a ser definida pelo LACNIC). O LACNIC aguardará um prazo de 15 dias antes de realizar a alocação adicional para receber comentários da comunidade.
?