Para fazer a configuração para resolução inversa é necessário inicialmente configurar um servidor DNS para responder por um domínio específico.
No caso de um bloco IPv4 de prefixo /24, por exemplo 192.0.2.0/24, há de se configurar um servidor para responder pelo domínio 2.0.192.in-addr.arpa.
Considerando um servidor DNS com software BIND (Berkeley Internet Name Domain), desenvolvido pela Internet Systems Consortiom (ISC), em um ambiente Unix a configuração consistiria das seguintes partes:
Criar um arquivo de configuração geral contendo as seguintes linhas (além de outras linhas de configuração necessárias para correta operação do servidor):
zone "2.0.192.in-addr.arpa"{
type master;
file "2.0.192.in-addr.arpa.db";
};
As linhas acima indicam a zona para a qual o servidor deverá responder com autoridade, o tipo de servidor (master ou slave) e o arquivo onde estarão as informações da zona em questão. O nome do arquivo pode ser qualquer; nesse exemplo utilizamos um que é baseado na zona que se está configurando.
Em seguida será necessário criar o arquivo que conterá as informações dessa zona. Esse arquivo deve ter o mesmo nome daquele indicado na configuração geral do servidor. Que nesse exemplo é 2.0.192.in-addr.arpa.db.
Basicamente o arquivo teria as seguintes informações:
2.0.192.in-addr.arpa. IN SOA ns.example.org root.example.org (
1 ; serial
3600 ; refresh
3600 ; retry
3600 ; expire
900) ; minimum
2.0.192.in-addr.arpa. IN NS ns.example.org.
1 IN PTR host1.example.org.
2 IN PTR host2.example.org.
As linhas acima indicam o nome da zona que se está configurando e seus RR (Resources Records), como por exemplo, o SOA (Start of Authority), que indica o servidor autoridade para essa zona. Em seguida as informações entre parênteses têm o objetivo de organizar a sincronização com servidores secundários (slaves). Em seguida há informação dos servidores DNS para a zona, que podem ser mais do que um. E finalmente as informações mais interessantes no caso da resolução inversa, que são aquelas indicando o nome associado a cada endereço IP do bloco. O Resource Record PTR indica um ponteiro entre o endereço e respectivo nome. Por exemplo, o endereço 192.0.2.1 tem associado o nome host1.example.org.