Co-Moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas 2025
Como enviar perguntas aos candidatos
O período para enviar perguntas aos candidatos será de 28 de março a 4 de abril às 18:00 UTC.
https://www.lacnic.net/5658/1/lacnic/
INFORMAÇÕES DO CANDIDATO
País de residência: Argentina
Nome da organização: GridTICs UTN / CONICET
Biografia:
Marcela Orbiscay é formada em Sistemas de Informação com especialização em Telemática, e em Administração Pública. Ela trabalha no CONICET – Mendoza e é membro do GridTICs UTN, onde pesquisa sobre o IPv6 e IoT. Faz parte da Comissão Diretiva da Internet Society Argentina e é co-chair da Oficina IETF Day em JAIIO-SADIO e co-chair da lista IoT do LACNIC. Ela também foi mentora no Programa de Mentoria do LACNIC e membro do comitê do programa do LACNOG. Participa de forma ativa no LACNIC e no LACNOG desde 2011, adquirindo experiência em governança da Internet e no processo de desenvolvimento de políticas.
Informações relevantes para o cargo:
Marcela atuou como comoderadora do PDP do LACNIC nos últimos dois anos, garantindo o cumprimento dos procedimentos e o gerenciamento adequado das propostas de políticas. Sua experiência em governança da Internet e seu comprometimento com o PDP lhe permitem continuar contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do processo.
INFORMAÇÕES DE QUEM CANDIDATA
Nome: Gustavo Mercado
Organização: AR-GUFR-LACNIC / GridTICs UTN FRM
Motivos da candidatura: A Bacharel Marcela Orbiscay demonstrou um alto nível de comprometimento e experiência em sua função como comoderadora do PDP do LACNIC nos últimos dois anos. Sua experiência em governança da Internet e no desenvolvimento e análise de propostas de políticas foi fundamental para o funcionamento do processo.
INFORMAÇÕES DO CANDIDATO
País de residência: Nicaragua
Nome da organização: IoTCiberSecLAC
Biografia:
Engenheiro de sistemas com histórico de destaque na proteção de dados e defesa da privacidade digital. É membro ativo da Internet Society, participou de programas internacionais como oficinas de capítulos, o Policy Fellows do LACNIC e a South School on Internet Governance da Argentina em sua versão virtual. É cofundador de IoT CiberSec LAC.
Informações relevantes para o cargo:
Oscar participou ativamente de iniciativas como o Policy Fellows do LACNIC, onde fortaleceu seu conhecimento sobre as políticas que regem o ecossistema digital na região. Sua experiência como Pesquisador Internacional do LACNIC e sua participação no Programa Policy Shapers refletem seu compromisso com a defesa dos direitos digitais e da governança da Internet.
INFORMAÇÕES DE QUEM CANDIDATA
Nome: Jenifer López de Gómez
Organização: NIC-Panamá / Universidad Tecnológica de Panamá
Motivos da candidatura: Oscar González é um profissional com sólida trajetória em governança da Internet, segurança cibernética e proteção de dados. Sua experiência no desenvolvimento de políticas digitais e seu compromisso com a defesa da privacidade o levaram a participar ativamente de iniciativas fundamentais para a região.
INFORMAÇÕES DO CANDIDATO
País de residência: Argentina
Organização: Título Personal
Biografia:
Tomás Lynch é engenheiro eletrônico pela UBA com mestrado em gerenciamento pela FIU. Tem mais de 25 anos de experiência na área das telecomunicações especializada na região da América Latina. Trabalhou principalmente como engenheiro de redes na ImpSat (hoje Cirion), Ericsson, Globenet, Claro e atualmente trabalha como Sênior Network Architect na Vultr. Ele participa regularmente das reuniões do LACNIC e foi membro do comitê de programa do LACNOG.
INFORMAÇÕES DE QUEM CANDIDATA
Nome: Ariel Weher
Organização: AR-AOGE-LACNIC
Motivos da candidatura: Me gusta como trabaja, cuando trabaja.