Embaixadores P+D

Webinar: Chamada de Embaixadores de P&D de LACNIC

Introdução

O programa Embaixadores P+D busca estruturar, por meio de um programa formal, a colaboração de referentes tecnológicos da comunidade com o LACNIC e com os objetivos estratégicos que queremos alcançar no desenvolvimento da infraestrutura da Internet da América Latina e o Caribe.

Mediante uma chamada aberta, o programa seleciona profissionais interessados em produzir trabalhos de P+D alinhados às atividades de desenvolvimento de infraestrutura que o LACNIC realiza.

Em contrapartida, o LACNIC oferecerá um conjunto de benefícios que incluem a possibilidade de apresentar os resultados no evento LACNIC 43, o desenvolvimento de uma marca pessoal e um orçamento para as tarefas do Embaixador.

Objetivos

Este programa tem um duplo objetivo:

  • Reforçar os laços de colaboração com referentes tecnológicos da comunidade regional, detectar novas lideranças e aproximá-los à comunidade do LACNIC
  • Fortalecer as capacidades tecnológicas da comunidade regional para uma Internet aberta e estável

Além disso, o programa busca promover o surgimento de novos referentes em diferentes países e continuar desenvolvendo o vínculo do LACNIC com as comunidades locais.

Entre as capacidades tecnológicas que o LACNIC procura potencializar com este programa estão:

  • Implantação de servidores anycast de DNS do LACNIC ou zonas raiz do DNS (+RAIZES)
  • Implantação de plataformas de medição em um conjunto de ASN locais ou organização de deployathones que atendam a uma comunidade
  • Implantação de coletores BGP em IXP ou outras redes de interesse
  • Implantação de tecnologias críticas para o LACNIC: o IPv6, validação RPKI, criação de ROA pelas operadoras, adoção de DNS/DNSSEC, etc.
  • Fortalecimento de capacidades técnicas locais: organização de workshops, tutoriais, reuniões e outras atividades locais nos que as mensagens estratégicas do LACNIC possam ser divulgadas.
  • Promover atividades de pesquisa regional: divulgação das nossas atividades de pesquisa e incentivo para complementar/melhorar essas pesquisas

O Programa Embaixadores de P+D inclui os seguintes benefícios para os participantes:

  • Espaço na agenda do evento anual do LACNIC em 2025 para poder apresentar o andamento do projeto implementado como Embaixador P+D.
  • Gestão e pagamento de hospedagem, viagens e diárias para poder participar do evento anual do LACNIC em 2025. (Inclui inscrição ao evento)
  • Desenvolvimento de uma “marca pessoal” para os Embaixadores (personal Brand)
  • Visibilidade do trabalho realizado como embaixador através dos canais institucionais do LACNIC (redes sociais, entrevistas, Blog do LACNIC...)
  • Até US$ 2000 em financiamento disponível para contratação de desenvolvimento de software, instalações, trabalho de terceiros. Este orçamento deverá ser aprovado mediante apresentação do plano de trabalho.
  • Acompanhamento por parte da Área de P+D no planejamento de suas atividades e na sua implementação.
  • Apoio para a realização de apresentações e divulgação do trabalho.
  • Acesso gratuito a dois cursos avançados no Campus do LACNIC.
  • Instância de formação sobre os objetivos, funções e oportunidades de apoio do LACNIC.
  1. Os interessados deverão enviar uma proposta de plano de trabalho para um ano (junho de 2024 a junho de 2025). Neste plano de trabalho deverão detalhar as atividades que pretendem organizar durante a vigência do Programa, juntamente com um cronograma e um orçamento de execução que não pode exceder os 2000 dólares americanos. As atividades deverão estar alinhadas com os objetivos do Programa e constituir um conjunto de desenvolvimento de capacidades tecnológicas como as mencionadas no ponto Capacidades tecnológicas a ser implementadas.
  2. Deverão acompanhar o plano de trabalho com um CV e destacar especialmente os antecedentes relacionados com as atividades previstas no plano de trabalho. Deverão também detalhar quais recursos possuem para executar o plano proposto e a capacidade de articular com as suas comunidades locais as ações necessárias para concretizar as atividades propostas. 
  3. O plano de trabalho será enviado em formato PDF ao e-mail: embajadores@lacnic.net. Acesse aqui o PDF com as informações para se candidatar.

O programa é destinado a pessoas e não a entidades.

Este programa é aberto para qualquer pessoa da comunidade do LACNIC com conhecimento técnico sobre os temas mencionados acima, interessada em fortalecer uma Internet resiliente, segura e estável na região.

Os candidatos deverão morar e desenvolver suas atividades em territórios que façam parte da área de abrangência do LACNIC.

Os candidatos deverão ter disponibilidade para concluir seu plano de trabalho no prazo de um ano, no período de junho a junho. Deverão também contar com os recursos para executar o plano proposto e a capacidade de articular nas suas comunidades locais as ações necessárias para concretizar as atividades propostas.

A seleção das candidaturas será feita com base nos planos apresentados, avaliando tanto as atividades propostas como a formação dos candidatos, os recursos de que dispõem e a capacidade de articulação com a comunidade local.

Será também levada em consideração a viabilidade de desenvolvimento do plano de trabalho dentro do prazo de vigência do Programa.

A seleção será feita pela equipe do LACNIC da Área de Pesquisa e Desenvolvimento. Serão selecionados 3 (três) Embaixadores de P+D no período em vigor.

Durante a duração do Programa, o candidato selecionado deverá cumprir as seguintes obrigações:

  1. Participação nas reuniões gerais organizadas pelo LACNIC no âmbito do Programa.
  2. Participação nas reuniões de acompanhamento com a área de P+D. Serão organizadas pelo menos 3 reuniões.
  3. Participação em capacitações organizadas pelo LACNIC no âmbito do Programa.
  4. Preparação do plano de trabalho técnico proposto no momento da candidatura.

Modificações podem ser aceitas, desde que não impliquem em mudanças substanciais no plano proposto e/ou nos resultados esperados, e que sejam acordadas conjuntamente com a área P+D do LACNIC.

  1. Apresentação de resultados intermédios do trabalho em cada uma das sessões de acompanhamento.
  2. Apresentação dos resultados finais do trabalho desenvolvido em formato escrito, publicável antes do evento de maio de 2025.

Calendário

  • Recepção de candidaturas: de 27 de fevereiro a 15 de abril de 2024 às 23h59 (UTC-3)
  • Webinar informativo: 28 de fevereiro de 2024
  • Avaliação de candidaturas e consultas com os candidatos: de 15 de abril a 15 de maio de 2024
  • Anúncio dos candidatos selecionados:  17 de maio de 2024
  • Início da execução do Programa: 1° de junho de 2024
  • Envio de resultados preliminares: 1° de abril de 2025
  • Participação e viagem ao LACNIC 43: 5 a 9 de maio de 2025
  • Finalização do Programa: 1° de junho de 2025

Contato

Por consultas, comunique-se pelo e-mail: embajadores@lacnic.net

Envie um documento em formato PDF com:

  • Plano de trabalho, com o formato descrito abaixo
  • CV atualizado, destacando especialmente os antecedentes relacionados com as atividades previstas no plano de trabalho.

Formato do plano de trabalho

CHK_LACNIC