Biografias staff

Ernesto Majó 

Ernesto Majó é Diretor Executivo Adjunto do LACNIC, sendo referência para a equipe interna e articulador nas relações institucionais da organização, bem como representante regular em fóruns e processos de governança da Internet e espaços da indústria.

Ernesto ocupou cargos de crescente liderança, contribuindo assim para o desenvolvimento e consolidação da entidade, ao mesmo tempo em que promovia o fortalecimento e desenvolvimento permanente de sua comunidade. Entre junho de 2014 e fevereiro de 2015 foi Diretor Executivo Interino, tendo entrado em 2003 como o primeiro Coordenador do Programa FRIDA.

Entre outras coisas, foi responsável pela gestão do relacionamento e comunicação com os diferentes stakeholders, a articulação de projetos de cooperação institucional e seu financiamento, o desenvolvimento de alianças e o programa de capacitação externa. 

Antes de trabalhar no LACNIC, Ernesto ocupou vários cargos de responsabilidade na direção e operação de organizações de transferência tecnológica e pesquisa da área agrícola uruguaia. Também foi consultor para a FAO (Food and Agricultural Organization) e o IADB (Inter-American Development Bank).

Carlos Martínez 

Carlos Martinez-Cagnazzo é o Gerente da Área Técnica do LACNIC, o Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe. 

Ele esteve envolvido na promoção do IPv6 e na adoção do DNSSEC, bem como na implementação e implantação da Certificação de Recursos (RPKI). Participou ativamente de diferentes fóruns regionais e globais de tecnologia, padronização e governança da Internet.

Anteriormente no LACNIC, Carlos colaborou na expansão de programas de capacitação como +RAICES e na promoção de Pontos de Troca de Tráfego (IXP). 

Suas áreas de interesse incluem as medições na Internet com ênfase nos benefícios dos pontos de troca de tráfego (IXP); a segurança nos elementos fundamentais da Internet, como o roteamento e a segurança no sistema de nomes de domínio; bem como a mitigação de ataques DDoS e a implementação do DNSSEC.

Carlos é engenheiro elétrico e iniciou sua carreira profissional no planejamento e operação de redes IP. De 2005 a 2010 trabalhou exclusivamente na área da segurança informática, em particular ajudando a criar o primeiro grupo de resposta a incidentes de segurança informática (CSIRT, por suas siglas em inglês) de seu país. Carlos também foi professor de Segurança Informática e Redes de Computadores em diferentes universidades do Uruguai.

Alejandro Acosta 

Alejandro Acosta é coordenador de I+D no LACNIC, bem como membro de diferentes organizações relacionadas com a Internet. Ele tem três especializações na área das tecnologias pelas Universidades de Michigan e Maryland. 

Antes foi Chair de LAC-TF (IPv6 Task Force), Gerente de IT e Suporte para British Telecom (BT), e membro da Comissão Eleitoral do LACNIC. Também coordenou a reunião anual do FLIP-6 e o Fórum da América Latina do IPv6. Além disso, foi professor de TCP/IP e Open Source na Universidade Nueva Esparta por mais de 10 anos. 

Alessia Zucchetti 

Hoje atua como Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Cooperação no LACNIC. Durante os últimos 8 anos, ela trabalhou em pesquisa, cooperação internacional e capacitação em nível regional e internacional nas áreas de tecnologias digitais e governança digital, o ecossistema da Internet e políticas relacionadas.

Antes de sua posição anterior, trabalhou na Fundação Ceibal (Uruguai) em projetos e pesquisas em Educação e tecnologias digitais, na Direção Geral Connect da Comissão Europeia (Bélgica) em política digital e inovação em TIC e no Europe Direct Center de Forlì (parte da rede de informação e comunicação da Comissão Europeia a nível regional) na Itália. Da mesma forma, integrou grupos de trabalho e colaborou com diferentes organizações em nível internacional como o T20 (G20), UNESCO, BID, HundrED (Finlândia), CAF, Global Campus of Human Rights, entre outras. 

Tem mestrado em Mídia de Massa e Política pela Universidade de Bolonha (Itália) e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade da República (Uruguai).

Alfredo Verderosa

Alfredo Verderosa é Gerente de Serviços do LACNIC desde 2015.

É Administrador de Empresas formado pela Universidade da República do Uruguai. Também, concluiu o mestrado em Administração com ênfase em Marketing na universidade ORT e o Programa de Alta Direção (PAD) pelo instituto IEEM. 

Ele tem mais de 20 anos de experiência liderando equipes na região da América Latina e o Caribe em organizações multinacionais com foco em gestão comercial, financeira, atendimento ao cliente e logística de serviços.

César Díaz 

César Díaz atua como Líder de Assuntos das Telecomunicações, representando o LACNIC em fóruns globais e regionais de Telecomunicações e Governança da Internet na América Latina e o Caribe. 

Foi responsável pela Secretaria Técnica do Fórum de Governança da Internet da América Latina e o Caribe (LACIGF).

Foi membro do Comitê de Programa do Fórum Técnico do LACNIC, onde avaliava a apresentação de trabalhos de pesquisa sobre temas associados à segurança cibernética, interconexão de redes e implementação do IPv6. 

Encarregado da relatoria sobre interoperabilidade, infraestrutura, conectividade, numeração, serviços e aplicativos, incluindo a Internet e a conectividade internacional, sobre assuntos da Internet do Comitê Consultivo Permanente 1 (CCP1) da Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), Organização dos Estados Americanos (OEA).

Díaz é um promotor de ações conjuntas vinculadas à cooperação institucional e acadêmica nas áreas de pesquisa e serviços comunitários, que contribuem para a abordagem associada à educação digital para o uso de TIC, implementação do IPv6, promoção de Pontos de Troca da Internet (IXP) e maior participação nas questões de governança na América Latina e o Caribe. 

Graciela Martínez

Engenheira em Computação pela Faculdade de Engenharia - UdelaR e Diploma em Telecomunicações e Redes pela ORT Uruguai.

Graciela Martinez é Líder do LACNIC CSIRT, cuja missão é realizar a coordenação necessária para fortalecer a resposta aos incidentes de segurança vinculados aos recursos da Internet na América Latina e o Caribe.

Além disso, coordena o desenvolvimento de conferências e capacitações em segurança IT, a fim de disseminar o conhecimento técnico para a gestão de incidentes de segurança e fortalecer os laços de confiança entre a comunidade regional e outras comunidades técnicas internacionais.

Graciela tem mais de 25 anos de experiência em TI, dos quais mais de 15 dedicou a atividades relacionadas à segurança de computadores e sua disseminação tanto na comunidade CSIRT da ALC, quanto em outras comunidades internacionais de segurança da Internet. 

Guillermo Cicileo

Guillermo Cicileo é o Líder de Pesquisa e Desenvolvimento em Infraestrutura da Internet do LACNIC. Ele é membro da Diretoria do LACNOG e coordena a Task Force de Capacitação. Também faz parte do comitê de agenda do Fórum Técnico do LACNIC. 

Até 2015 atuou como Coordenador Geral da RIU, rede das universidades nacionais da Argentina.

Participou ativamente da criação da RedCLARA (Cooperação Latino-Americana em Redes Avançadas), sendo membro da Comissão Técnica inicial do projeto.

Tem sido parte dos inícios da Internet na Argentina, participando tanto desde organizações acadêmicas quanto ISP. Colaborou com as principais organizações que promovem o desenvolvimento da Internet e participou das reuniões de operadores do LACNOG e das principais atividades e fóruns da Internet na região.

A sua atividade profissional está ligada às redes científicas e acadêmicas em nível nacional e internacional, atuando nestas áreas durante mais de 15 anos. Como parte de sua carreira, dirigiu a primeira conexão da Argentina à Internet e Redes Avançadas, bem como a incorporação do país à RedCLARA.

Guillermo Pereyra 

Guillermo Pereyra é atualmente Analista de Segurança no CSIRT do LACNIC, cuja missão é realizar as funções de coordenação necessárias para o fortalecimento das capacidades de resposta a incidentes de segurança vinculados aos recursos da Internet na América Latina e o Caribe.

É estudante da carreira de Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia do Uruguai, com foco nas telecomunicações. Tem mais de seis anos de experiência em resposta a incidentes no ISP nacional do Uruguai.

Laura Kaplan

Laura Kaplan faz parte do staff do LACNIC desde 2012. Hoje atua como Gerente de Desenvolvimento e Cooperação, área responsável por liderar as ações para o crescimento e consolidação da comunidade técnica da região. Suas responsabilidades incluem a coordenação integral dos dois eventos anuais do LACNIC, a coordenação do Centro de Formação Técnica e CAMPUS on-line (campus.lacnic.net), o Processo de Desenvolvimento de Políticas e o desenvolvimento de projetos de cooperação e pesquisa como FRIDA, validador FORT, Programa de Mentoria, entre outros.

Antes do LACNIC, ela atuou como Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do CIPPEC, o think tank de políticas públicas mais reconhecido da Argentina. Ela é formada em Ciência Política e Governo pela Universidade Torcuato Di Tella, e realizou programas de capacitação profissional na Escola de Negócios da Universidade Austral - IAE Business School (Programa de Treinamento Executivo) e o programa de Liderança na Universidade Columbia, Women in Leadership Program.

Mariela Rocha

Mariela Rocha é Engenheira em Sistemas da Informação pela Universidade Tecnológica Nacional da Argentina.

Foi diretora de Redes de Interconexão Universitária Associação Civil, organização que reúne todas as Universidades Nacionais da Argentina. Fez parte do comitê de avaliação do Fórum da América Latina do IPv6. Ela atuou entre 2006 e 2011 como Chair do Fórum da América Latina do IPv6 e da IPv6 Task Force da América Latina e o Caribe.

Ministrou várias capacitações sobre o IPv6 para Universidades da Argentina, Provedores de Serviços e outras organizações públicas e privadas. Também atuou como palestrante sobre esse assunto na região em diferentes eventos, como na Escola de Governança da Internet, LACNIC/LACNOG, IPv6 tours, entre outros.

É coautora do livro "IPv6 para Todos", projeto da Internet Society, Capítulo Argentina, cujo material foi publicado em vários idiomas e distribuído na América Latina e outras regiões do mundo. Da mesma forma é coautora do livro ?O IPv6 para operadores de Rede?, também com a Internet Society, Capítulo Argentina.

Começou a trabalhar com o IPv6 em 2003, participando de oficinas e capacitações da FIU (Florida International University), quando trabalhava na Rede Teleinformática Acadêmica (RETINA), onde ajudou a consolidar a implementação do IPv6 na rede nacional.

Miguel Ignacio Estrada

Miguel Ignacio Estrada é Gerente de Relações Estratégicas do LACNIC desde maio de 2021. É graduado em Sistemas de Informação pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. 

Anteriormente, foi Gerente de Comunicação do ccTLD .AR (NIC Argentina) e ocupou diversos cargos em empresas como a IBM, HP e Petrobras. 

É membro do Fórum de Governança da América Latina e Caribe (GoIGF) e foi membro do Grupo Consultivo Multissetorial (MAG) do Fórum Global de Governança da Internet (IGF) das Nações Unidas. Ele também foi membro do Comitê de Agenda do IGF Argentina.

Paula Oteguy

Paula Oteguy atua como Coordenadora de Relacionamento Multisectorial do LACNIC.

É formada em Relações Internacionais pela Universidade da República do Uruguai. Também possui diversos estudos relacionados à Governança da Internet. 

Paula acompanha e promove o desenvolvimento do Programa Líderes 2.0 do LACNIC, principal iniciativa do Registro que apoia os coordenadores de iniciativas IGF (NRI) nacionais, regionais, sub-regionais e juvenis.

Kevon Swift 

Kevon é um profissional multifacetado e multilíngue especializado no engajamento de partes interessadas, com quatorze anos de experiência em questões de política digital e governança da Internet. 

Como Líder de Assuntos de Segurança Pública do LACNIC, ele supervisiona questões de segurança pública, bem como o desenvolvimento da Internet no Caribe. Promove compromissos com governos, organizações internacionais, agências de aplicação da lei e outras partes interessadas. 

Kevon foi responsável pelo estabelecimento do LACNIC On the Move (LOTM), a campanha de conscientização pública sobre recursos de numeração da Internet e governança da Internet na América Central e o Caribe; e do Programa LÍDERES, uma iniciativa de bolsas e mentoria para promover a pesquisa sobre a governança da Internet na América Latina e o Caribe.

CHK_LACNIC