1. NORMAS GERAIS

1.1. Documentação

Os Registros da Internet deverão usar os recursos da Internet alocados ou designados de uma forma eficiente. Para esse fim, os IR devem documentar a justificação de cada alocação ou designação.

Ante requerimento do LACNIC, estas informações devem ser fornecidas pelo IR correspondente LACNIC não fará alocações ou designações adicionais aos Registros da Internet que não tiverem corretamente documentado o uso dos recursos que já tenham sido alocados ou designados anteriormente. As alocações ou designações existentes também poderão ser revisadas nesses casos.

A documentação pode incluir:

  • Planos de Engenharia.
  • Plano de agregação e de subdivisão de redes (subnetting).
  • Descrição da topologia da rede.
  • Descrição de planos de roteamento da rede.
  • Comprovantes de investimentos (compra de equipamentos, etc.).
  • Outros documentos relevantes.

1.2. Princípios para uma boa administração/custódia

O princípio fundamental é a distribuição de recursos de numeração Internet únicos de acordo às necessidades técnicas operacionais das redes que fazem ou farão uso desses recursos de numeração. Permitindo crescimento e sustentabilidade da Internet.

Recursos de numeração Internet sob custódia do LACNIC devem distribuídos à organizações legalmente estabelecidas na sua região de cober tura [COBERTURA] e para atender majoritáriamente* redes e serviços em operação nessa região. Permitindo-se clientes externos desde que conectados diretamete a infra estrutura principal localizada dentro da região.

*Entende-se “principalmente” como mais de 50%.

Serviços de "anycast" com uso de recursos de numeração fora da região mencionada são aceitáveis desde que prestados por organização legalmente estabelecida na região de coberutra [COBERTURA] e mantenha-se pelo menos uma cópia do serviço em infra estruturas locais.

Ao obter qualquer tipo de recursos do LACNIC ou do NIR correspondente, no caso de ter recursos legados, estes não são mais considerados legados.

1.2.1.Distribuição racional

Os recursos de numeração Internet devem ser distribuídos garantindo unicidade e levando-se em consideração necesidadestécnicas operacionais das redes e infra estruturas que deles farão uso.

Considerações devem se feitas quanto as possíveis limitações dos espaços disponíveis para cada recurso de numeração no momento da distribuição.

1.2.2.Registro público de informações

É requerimento fundamental do sistema de distribuição de recursos de numeração Internet prover registro público de informações relacionadas aos recursos de numeração Internet distribuidos.

Visando principalmente garantir unicidade e prover informações sobre uso e de contato em caso de problemas operacionais ou de segurança. Bem como para estudos sobre utilização desses recursos.

1.2.3.Distribuição hiererárquica

A distribuição de recursos de numeração Internet de forma hierarquica visa a escalabilidade do sistema de roteamento dos endereços Internet, permitindo que endereços sejam agrupados e anunciados da forma mais resumida possível.

Os objetivos acima mencionados podem em algumas situações serem conflitantes entre si ou com interesses particulares das organizações solicitantes. Nestes casos é necessário realizar uma análise cuidadosa para cada situação em particular para poder alcançar um compromisso apropriado entre as partes envolvidas no conflito.

1.3. Pedido de recursos

Os pedidos de recursos ao LACNIC ou aos NIRs correspondentes serão feitos com os sistemas em vigor.

Qualquer pedido considerado incompleto será devolvido ao solicitante com as devidas indicações, para poder ser completado.

1.4. Segurança e Confidencialidade

LACNIC manterá sistemas e práticas que protejam e garantam a confidencialidade de toda documentação que lhe for entregue para a justificação de solicitações de recursos.

1.5. Igualdade no processamento de solicitações

LACNIC processará todas as solicitações na ordem estrita de chegada, sem importar fatores geográficos, demográficos, idiomáticos, etc.

Igualmente, sob nenhuma circunstância dará tratamento especial ou fará exceções ao padrão estabelecido para o processamento das solicitações. Para isso, contará com um sistema de numeração de solicitações que permita uma boa administração das mesmas.

1.6. Roteamento não garantido

Nem o LACNIC nem os NIR garantem a roteabilidade dos endereços alocados ou designados.

Os receptores de recursos são responsáveis por negociar essa roteabilidade com seus provedores de conectividade. LACNIC fornecerá, nos casos que for necessário, as orientações correspondentes.

No entanto, os recursos alocados ou designados devem ser anunciados (prazo máximo de 3, 12 e 6 meses para o IPv4, IPv6 e ASN, respectivamente), exceto nos casos em que a necessidade de não fazê-lo seja justificada.

Os RIR devem aplicar procedimentos operacionais que reduzam a possibilidade de fragmentação do espaço de endereços, para minimizar riscos de perda de roteabilidade.

1.7. ROA RPKI com ASN 0

LACNIC criará autorizações de origem (ROAs) específicas na infraestrutura do RPKI com AS 0 no campo Origin ASN e a lista de recursos de numeração da Internet não alocados ou não designados exclusivamente sob a administração do LACNIC na lista de prefixos de tais ROAs.

O número dos ROA acima mencionados e qualquer outro parâmetro técnico ficará a critério do LACNIC.

Somente LACNIC teria autoridade para criar ROAs RPKI para os recursos de numeração da Internet ainda não alocados nem designados ou para os recursos recuperados ou devolvidos, dos que o LACNIC é o guardião legítimo.

Uma vez que um recurso de numeração da Internet seja alocado ou designado, o LACNIC invalidará os ROAs que contenham esse recurso e emitirá novos quando o recurso não aparecer, conforme necessário.

1.8. Geolocalização

Além das informações disponíveis no WHOIS, será publicado um arquivo das designações feitas pelo LACNIC e as subdesignações feitas por seus membros, juntamente com as informações do país em que o prefixo se encontra designado. O arquivo pode ser baixado livremente pela comunidade. Este arquivo pode ser usado entre outras coisas para geolocalizar um IP.

O formato e lugar da publicação serão definidos pela equipe d LACNIC.

CHK_LACNIC