Sondas de medição na ALC

Desde o LACNIC, buscamos conhecer com mais detalhes as características da interconexão de redes na região, afim de que as operadoras tenham informações úteis para criar suas estratégias de crescimento. Para isso, precisamos realizar medições de conectividade que cubram toda a região e sejam lançadas a partir de redes de terceiros, um desafio que requer a colaboração de múltiplos atores.

Na região procuramos implantar uma sonda com diversos softwares de medição da Internet, começando com uma  RIPE Atlas do RIPE NCC e  Internet Society Pulse da ISOC.

É importante levar em conta que as sondas são úteis tanto em escritórios, centros de dados quanto nas residências dos usuários finais. Para aproveitar ao máximo os recursos das plataformas de medição, é importante mantê-las sempre ligadas e conectadas à Internet.

RIPE Atlas

O RIPE Atlas é uma ferramenta aberta que conta com a participação da comunidade. Com cobertura suficiente na região, uma sonda do RIPE Atlas nos permitiria ter essa visão da Internet que queremos, além de fazer estudos por país ou sub-regiões. Para atingir essa cobertura, o ideal é instalar sondas no maior número de redes de um país.

ACESSE AQUI 

Murakami

Murakami é uma ferramenta que permite criar um serviço automatizado de medições da Internet, executado em um contêiner Docker. Um contêiner de medições do Murakami irá executar automaticamente os testes que suporta usando uma programação aleatória um número configurável de vezes por dia.

ACESSE AQUI

Como o LACNIC contribui para a medição da Internet?

O LACNIC apoia a medição da Internet por meio de webinars informativos e deployathones que divulgam as sondas disponíveis e ajudam na instalação de sondas software na região.

Por sua vez, promovemos e apoiamos a compra de dispositivos Raspberry Pi para instalar sondas RIPE atlas e pulse (ISOC).

Se você estiver interessado em organizar um webinar ou deployathon em seu país ou comunidade, entre em contato conosco pelo e-mail: atlaslac[at]lacnic[.]net

Somado a esses esforços, o LACNIC trabalha em colaboração com LAC-IX e LACNOG para conhecer as necessidades de medição dos IXP e operadoras de rede da região. Além disso, mantemos contato com o setor acadêmico, no qual procuramos o apoio de pesquisadores que façam medições, atuem como mentores nos deployathones, e colaborem com a implantação de sondas em geral.

Eventos anteriores

2021

Deployathon de sondas Atlas MX e BO

novembro 2021

2022

Deployathon sondas Atlas Panamá

junho 2022 

Webinar RIPE Atlas/IXP Country Jedi

julho 2022

Webinar Atlas Colômbia

setembro 2022 

Recording

Apresentação em Anuies TIC

outubro 2022

Deployathon Atlas LAC

novembro 2022

2023

Fortaleciendo el sistema de mediciones del Internet de Colombia

novembro del 2023

Recording

Deployathon RIPE Atlas y Pulse - ISOC Capítulo de Panamá

dezembro del 2023

Estudos e relatórios de medições de Internet realizados

Com base nas informações fornecidas pelas sondas de RIPE Atlas e de outros projetos, tanto o LACNIC quanto outros pesquisadores efetivaram vários estudos sobre as características e o comportamento do tráfego da Internet da região. A seguir, alguns desses estudos:

Com base em sondas RIPE Atlas

Visualização de um novo nó no serviço LACTLD anycast

Medições a servidores raiz LATAM

Medições à nuvem anycast de LACTLD

Uso de DNAME para reversão de recursos transferidos inter-RIR

Com base em medições de outras plataformas 

Conectividade na região da ALC

Referência a todos os relatórios feitos sobre a interconexão na região

Adopción DNSSEC

CHK_LACNIC