María José Franco Lugo

Eu sou paraguaia, nascida em Assunção, capital do Paraguai; tenho 38 anos, sou Engenheira da Computação formada pela Universidade Nacional de Assunção, especialista em Defesa Cibernética e Segurança Cibernética Estratégica, e mestre em Engenharia de Software.

Tenho mais de 15 anos de experiência em TIC, tanto no setor privado quanto no público. Desempenhei funções como Especialista Sênior e Diretiva da condução nacional. Já trabalhei em: empresas de telecomunicações, desenvolvimento de software, preparação e gestão de programas e projetos TIC de âmbito nacional no Ministério da Educação e Ciência como Assessora Principal, no Ministério das Finanças como Consultora Sênior, no Centro Nacional de Informática e o Registro de Nomes de Domínio da Internet do Paraguai (.PY) como Diretora Geral e no Ponto de Troca de Tráfego da Internet do Paraguai (IX.py) como Coordenadora Geral Executiva.

Professora Técnica da Universidade Nacional de Assunção - Faculdade Politécnica, desde 2004, desempenhei funções como assistente e responsável pela cadeira das disciplinas: Linguagem de Programação I, Redes de Computadores, Desempenho e Segurança em Redes, Estrutura das Linguagens de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados III e Engenharia de Software II.

Participei do LACNIC como membro da Comissão Eleitoral de 2022 a 2025; do LACTLD como membro da Comissão Eleitoral em 2020 e Comissão Fiscal em 2022; de LAC-IX como membro representante do IX.py de 2019 a 2022.

CHK_LACNIC