Solicitar IP e ASN (FAQ)

Como faço para solicitar recursos de numeração da Internet?

Para solicitar um recurso ao LACNIC, siga estas instruções:

  1. Primeiro acesse o link lacnic.net/solicitar-ip e verifique se atende aos requisitos.

  2. Depois, clique em http://solicitudes.lacnic.net/, e autentique-se, usando seu nome de usuário e senha pessoal. Se você ainda não tem nome de usuário, deverá criá-lo em https://milacnic.lacnic.net/lacnic/user/new

  3. Uma vez autenticado, selecione a Organização para a qual você deseja solicitar um recurso e clique no botão "Selecionar".

  4. Se for a primeira vez que você faz uma solicitação, deverá preencher o formulário postado na seção "Nova organização".

  5. No campo Tipo de Organização, selecione ISP se a sua Organização for um provedor de serviços da Internet. Se a sua Organização for usar os recursos solicitados para sua própria infraestrutura, e não para serem subalocados a terceiros, como Bancos, Entidades Governamentais, Universidades, deverá selecionar UE, ou seja, Usuário final, (Usuário final, por suas siglas em inglês).

Após preenchido o formulário, clique no botão Nova Organização para salvar seus dados. Na tela seguinte, selecione o tipo de solicitação que você deseja fazer: IPv4, IPv6 ou ASN, e preencha o formulário com os dados solicitados.

Nos campos onde aparecem balões de ajuda, você poderá obter informações sobre os dados que devem ser inseridos.

Uma vez preenchido o formulário, clique no botão "Inserir solicitação".

Nos próximos minutos, você receberá um e-mail confirmando que sua solicitação foi processada com sucesso. Nas próximas 48 horas, sua solicitação será analisada e, em seguida, um dos nossos analistas de recursos da Internet entrará em contato com você.

Quais os recursos de Internet alocados pelo LACNIC?

Qualquer organização estabelecida na área de cobertura pode solicitar os seguintes recursos da Internet:

  1. Blocos IPv4;

  2. BlocosIPv6

  3. ASN (Autonomous System Number).

Quais os critérios para receber blocos IP do LACNIC?

O critério usado para receber blocos IP do LACNIC é o seguinte:

Há duas opções: você pode solicitar recursos como Usuário final se os endereços IP vão ser usados em sua própria infraestrutura e se não estiverem sub-designados para seus clientes ou pode solicitá-los como ISP casos forneçam serviços de Internet e planejem subalocar endereços IP para seus clientes. As políticas e custos de adesão para esses dois casos são diferentes. 

Você pode encontrar mais informações sobre os requisitos para receber recursos em nosso site Pedido de IP.

Fiz uma solicitação de ASN para minha organização, a qual já foi aprovada e o ASN alocado, no entanto, ainda não recebi o bloco IP. O que devo fazer?

A solicitação ASN não inclui um bloco IP. São duas solicitações diferentes que devem ser feitas utilizando os formulários correspondentes.

Se a organização precisar de um ASN e um bloco IP, deverá então enviar duas solicitações por separado: uma para o ASN e outra para o bloco IP

Minha organização está iniciando operações como provedor, e não possui ainda endereços IP. Ela poderia candidatar o LACNIC?

LACNIC possui uma política para alocação imediata que visa atender organizações que fizeram investimentos para iniciar suas operações como provedoras de serviço ou conectividade à Internet e que ainda não possuem blocos de IP para isso.

Para mais detalhes da política em questão, clique no seguinte link: "2.3.3.3. Alocações diretas a provedores de serviço da Internet," detalhado no Manual de Políticas.

Minha solicitação de bloco IP já foi aprovada e o acordo de Serviço de Registro foi assinado e encaminhado para o LACNIC, mas ainda não recebemos o bloco IP. O que está faltando?

Após aprovada a solicitação, assine o acordo de Serviço de Registro com o LACNIC e pague a taxa de registro correspondente à categoria da organização. Por tanto, além do acordo, você deve verificar se essa taxa foi paga. Para mais informações sobre o pagamento, entre em contato com: facturacion [at] lacnic [.] net

Após a aprovação do bloco IP ou da alocação do ASN, efetivamos o pagamento da taxa de registro, mas não recebemos a aprovação. O que está faltando?

Após aprovada a solicitação, é necessário assinar um acordo de Serviço de Registro com o LACNIC e pagar a taxa de registro correspondente à categoria da organização. Verifique se esse acordo foi assinado em duas cópias e se foi encaminhado via e-mail ao escritório do LACNIC.

CHK_LACNIC