Concurso de criação de ROAs

Quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Hora UTC  14:00 - 15:55

Convocado por:  WG de Roteamento, WG de Capacitação e WG de NOG do LACNOG, com o apoio da ISOC, LACNIC e LAC-IX.

Quando e onde: durante toda a semana do evento com algumas sessões de acompanhamento, como o tutorial de “Interconexão e Segurança no roteamento” (segunda-feira às 18h UTC), e a sessão da quinta-feira, 14 de outubro (das 14h às 15h55 UTC)

O que é necessário: credenciais de acesso ao sistema MI LACNIC ou ao sistema de gerenciamento de recursos dos NIR: NIC.br e NIC.mx que permitam que você acesse para criar seus ROA.

Descrição da atividade:

A fim de impulsionar a adoção do RPKI para fortalecer ainda mais o sistema de roteamento na nossa região, organizamos um concurso para incentivar operadoras de rede e outras organizações a criarem ROA (Route Origin Authorization) para suas redes.

Durante a semana do evento LACNIC 36 LACNOG 2021, esperamos impulsionar a criação de ROA por parte das organizações participantes. Haverá prêmios para quem conseguir proteger o maior percentual de seus prefixos com o RPKI.  Vamos aproveitar o tutorial de “Interconexão e Segurança no roteamento” e a sessão da quinta-feira para ensinar a criar seus ROA, seu uso e operação no esquema de validação global. 

Passos para participar do concurso:

  1. Inscreva-se ao concurso preenchendo o seguinte formulário: Link de inscrição.

    Nota: A inscrição poderá ser feita por qualquer operador de rede ou organização que tiver recursos de endereçamento IPv4 e IPv6 designados pelo LACNIC, NIC.BR e NIC.MX.

  1. Validar os endereços que foram designados à sua organização e como você os está anunciando. Estas serão as informações-base para assinar os seus recursos e criar seus ROA.

  2. Participar do tutorial “Interconexão e Segurança no roteamento” ou da sessão da quinta-feira, 14 de outubro, onde estaremos apoiando na criação de ROAs e esclarecendo suas dúvidas.

    Nota: Lembre-se de ter à mão seus dados de acesso ao sistema MI LACNIC ou ao sistema de gerenciamento de recursos dos NIR: NIC.br e NIC.mx que lhe permitam criar seus ROA.

  1. Assine seus recursos! Aproveite as sessões para tirar suas dúvidas e começar com a tarefa de criar seus ROA.

  2. Participe da cerimônia de encerramento. As cinco pessoas/organizações com a maior percentagem de ROAs adicionados nesses cinco dias receberão prêmios, os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do evento.

Se quiser saber mais sobre o desenvolvimento dessa atividade, escreva para: evega@nog.lat.

Desafio Kahoot

Quinta-feira, 14 de outubro de 2021
15:55 (UTC)

Patrocinado por:

  • Premium

    NETFLIX
  • Premium

    Amazon
  • Premium

    Team Cymru
  • Premium

    IPv4 Mall
  • Premium

  • Premium

    IPXO (Heficied)
  • Premium

    Scala Data Centers
  • Básico

    IPv4 Global - Hilco
  • BásicoBasic

    IP Broker
  • BásicoBasic

    AMS-IX
  • BásicoBasic

    CentralNic Registry
CHK_LACNIC