Anúncio de Prefixos IPv6

A publicação de prefixos IPv6 é a implementação de uma série de técnicas e protocolos de roteamento, juntamente com o estabelecimento de conexões e sessões BGP com os diferentes Upstream Providers para troca de informações de roteamento da Internet. Quando falamos de informações de roteamento da Internet, estamos nos referindo a Números de Sistemas Autônomos e prefixos IPv6. A publicação de prefixos IP acaba sendo um processo técnico de implantação de uma arquitetura de roteamento de borda, que deve ser planejado, projetado, configurado, implantado e operado de forma organizada, eficiente e segura.

A publicação de prefixos IPv6 permite que a operadora ISP tenha presença ativa na Internet IPv6, permitindo:

 

que a operadora ISP publique na Internet seus prefixos IPv6 e seu Número de Sistema Autônomo. Não só é feito um anúncio, mas permite que os diferentes sistemas autónomos da Internet tenham as informações de roteamento necessárias para chegar ao sistema autónomo da operadora ISP. Tecnicamente, o tráfego Downstream da Internet para o Sistema Autônomo da operadora ISP se dá graças ao anúncio de seus prefixos.

 

que a operadora ISP obtenha as informações de roteamento IPv6 para os diferentes sistemas autônomos da Internet IPv6. Estas informações de roteamento podem ser: a) total (Full Routing BGP), b) parcial (somente uma parte de todos os prefixos IPv6 da Internet) e c) limitada apenas ao Default Gateway IPv6.

O que uma operadora ISP precisa para publicar seus prefixos IPv6?

 

Dispor de seu Número do Sistema Autônomo (ASN) correspondente.

 

Dispor de seu(s) prefixo(s) IPv6 correspondente (s) que precisa(m) ser publicado(s).

Para os passos a) e b), a operadora ISP deve ter administrado ou gerenciado o projeto de pedido de recursos de numeração ao LACNIC. Lembre-se de que o LACNIC concederá a cada operadora ISP pelo menos um prefixo /32, e a cada usuário final um prefixo /48.

 

Dispor de uma Conexão de Tráfego IPv6 Nativo de um Upstream Provider.

 

Dispor da arquitetura de Hardware de roteador ou roteadores de borda para a implementação.

 

Dispor da equipe técnica e/ou de engenharia para planejar, projetar, configurar, programar, testar, certificar e operar o roteamento de borda para fazer os anúncios.

Recomendações e boas práticas

CHK_LACNIC