Chamada para interessados em hospedar instâncias de servidores raiz I do DNS

Como parte de seu programa +Raízes, LACNIC realiza uma chamada para as organizações da região da América Latina e o Caribe interessadas em hospedar instâncias de servidores raiz I do DNS. 

O objetivo principal de +Raízes é a instalação de cópias anycast dos servidores raiz nos países da região de LACNIC. Por meio da instalação desses servidores em pontos estratégicos da região como os IXP (Internet Exchange Points) e NAP (Network Access Points) pretende-se alcançar um acesso mais resiliente a um dos recursos críticos da Internet como é o DNS. Assim, conseguimos redundância e essa criticidade é reduzida, permitindo uma melhor resposta aos potenciais ataques de DDoS ou quaisquer falhas na infraestrutura que deixem inoperantes alguns servidores raiz.

O papel de LACNIC consiste em coordenar com as organizações host e provedoras dos servidores raiz, assim como promover as instalações das novas instâncias de servidores raiz. Em alguns casos, LACNIC poderá agir como patrocinador para a instalação de um servidor.

Requisitos 

Espaço em rack de 2U para hospedar um servidor físico que será especificado de acordo com o serviço a ser fornecido. Garantir uma largura de banda mínima de 10 Mbps.

As despesas da hospedagem do servidor, bem como a despesas da largura de banda para o funcionamento da instância do servidor raiz são por conta da organização

Endereçamento IP: a organização deverá fornecer:

  • Um endereço IPv4 e IPv6 público para uma interface de administração remota
  • Um endereço IPv4 e IPv6 público para uma interface de gerenciamento
  • Um endereço IPv4 e IPv6 (o endereço IPv4 pode ser privado) para a interface de operação para conectar-se com o vizinho BGP
  • Em alguns casos, pode ser necessário reservar um bloco /28 global para IPv4 e um /64 para IPv6

A organização deverá ter seu próprio sistema autônomo e recursos IP designados por LACNIC. Também deverá ter boa conectividade nacional e internacional para publicar os prefixos anycast. Deverá ser capaz de estabelecer uma sessão BGP com o servidor e publicar para outros peers os prefixos que recebe.

Como participar

Se você quiser hospedar uma cópia Anycast, preencha o seguinte formulário. É conveniente descrever brevemente o tipo de instituição e a conectividade que possui, a fim de poder avaliar os pedidos. 

Por mais informações

Programa +RAIZES: https://www.lacnic.net/raices

Contato: raices@lacnic.net

CHK_LACNIC