María del Carmen Denis Polanco

Ela é formada em Ciência da Computação pela Universidade Autônoma de Yucatán (UADY).  Possui especialização em Administração de Tecnologia pela UADY e mestrado em Administração de Tecnologias da Informação pelo Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey.

María tem 26 anos de experiência em tecnologias para a interconexão de redes, infraestrutura das TI e a Internet. Hoje é diretora do projeto do IXP Yucatán na Internet Exchange Services Yucatan A.C. e cofundadora e coordenadora do Centro de Mulheres em Tecnologia.

Ela se aventurou no mundo da Internet em 1994 sendo bolsista na rede universitária da Universidade Autônoma de Yucatán (UADY), onde atuou como responsável pela Infraestrutura das TI e serviços de telemática, fornecendo assessoria para o desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas de infraestrutura e equipamento de conectividade; bem como assessoria em construções baseadas em boas práticas de sistemas de cabeamento estruturado, sistemas de proteção elétrica e bancos de dados para os Campus Universitários da UADY. Foi responsável pelo projeto institucional de melhoria da conectividade e Internet nos Campi Universitários da UADY, coordenou o projeto de transição para IPv6 e MANRS na UADY, onde trabalhou até abril de 2019. 

Foi vocal do Comitê de Desenvolvimento da Rede (CDR) da Corporação Universitária para o Desenvolvimento da Internet (CUDI), colabora na organização sem fins lucrativos EpicQueen Mérida que visa envolver mais mulheres e meninas na tecnologia, participa em IT Women do LACNIC e participou como mentora em duas edições do programa STEM US - México Foundation.

Hoje, é vocal emérita da ANUIES-TIC e coordena a Comissão para a Colaboração do Desenvolvimento da Internet nas Instituições de Ensino Superior (CODIIES); colabora ativamente na disseminação de assuntos e tecnologias para o desenvolvimento da Internet como o IPv6, IXP, RPKI, RIPE Atlas, MANRS e DNSSEC em colaboração com organizações do México e da América Latina como a Internet Society, a Corporação da Internet para a Designação de Nomes e Números (ICANN), o Registro Regional da Internet na América Latina e o Caribe (LACNIC), NIC México (NICMX), Comunidade de Operadoras de Rede da América Latina e o Caribe (LACNOG), Grupo de Operadores de Rede no México (MEXNOG), Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (ANUIES) e a Universidade para o Desenvolvimento da Internet (CUDI).  Participou como palestrante e painelista nos eventos do LACNIC e LACNOG, e fez parte do grupo de trabalho para desenvolver aspectos operacionais da implementação do Código de Conduta do LACNIC. Em 2019 ganhou a iniciativa FRIDA como parte da equipe de gestão do Centro de Mulheres em Tecnologia (CMT). Foi MANRS Fellow 2020. Atualmente é coordenadora dos bolsistas dos eventos presenciais do LACNIC, embaixadora de RIPE Altas para a implementação em Universidades do México, voluntária para apoiar a coordenação do LACNOG, membro do Comitê de Avaliação do Desafio IPv6 do LACNIC.

 

CHK_LACNIC