María del Carmen Denis Polanco

María del Carmen Denis Polanco é Mestre em Administração das Tecnologias da Informação pelo Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey. Especialista em Administração de Tecnologia e Bacharel em Ciência da Computação, ambos pela Universidade Autônoma de Yucatán (UADY). Ela possui um Diploma em Governança da Internet pelo CETyS da Universidade de San Andrés (UdeSA) e Programa Executivo em Governança Corporativa ministrado pela Deloitte, a Universidade Anáhuac e a Escola Bolsa Mexicana.

Carmen Denis é Diretora do Internet Exchange Services Yucatan, IXP do Sudeste do México. Atualmente é conselheira independente do Conselho Administrativo da Agência de Promoção de Investimentos em Telecomunicações (PROMTEL), membro da Diretoria do LACNIC e LAC-IX, membro do Comitê Assessor do Diploma em Governança da Internet (DiGI) pelo CETyS da UdeSA e membro do Internet Governance Forum (IGF) Multistakeholder Advisory Group (MAG).

María tem 28 anos de experiência em tecnologias para a interconexão de redes, gestão de TI, infraestrutura de TI e Internet. Entrou no mundo da Internet em 1994 como bolsista na rede universitária da Universidade Autônoma de Yucatán (UADY), onde trabalhou até abril de 2019. Na UADY foi responsável pela infraestrutura de TI e serviços de telemática, responsável pelo projeto institucional de melhoria da conectividade e Internet nos Campus Universitários da UADY, e coordenou o projeto de transição para o IPv6 e MANRS na UADY.

Hoje é membro emérita da ANUIES-TIC, onde é coordenadora da Comissão para a Colaboração no Ecossistema e Desenvolvimento da Internet nas Instituições de Ensino Superior (CEDIIES), onde colabora ativamente na divulgação de temas e tecnologias para o desenvolvimento da Internet como o IPv6 , IXP, RPKI, medição da Internet RIPE Atlas, MANRS, DNSSEC e Governança da Internet, em colaboração com organizações do México e da América Latina, tais como: a Internet Society, a Corporação da Internet para a Designação de Nomes e Números (ICANN), o Registro Regional da Internet na América Latina e o Caribe (LACNIC), NIC México (NICMX), Comunidade de Operadores de Rede da América Latina e o Caribe (LACNOG), Grupo de Operadores de Rede no México (MEXNOG), a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (ANUIES), a Associação Nacional de Provedores de Internet sem fio do México (WISP MX) e a Câmara Nacional da Indústria Eletrônica das Telecomunicações e Tecnologias da Informação região Sudeste (CANIETI Sudeste). Participou como palestrante e painelista em eventos do LACNIC, LACNOG e Internet Society. Foi coordenadora de bolsistas nos eventos presenciais do LACNIC. Em 2019 ganhou a iniciativa FRIDA como parte da equipe de gestão do Centro de Mulheres em Tecnologia (CMT). Em 2020 foi MANRS Fellow Training. Hoje é embaixadora do RIPE Atlas para a implantação de sondas no México, instrutora da plataforma Learning da ISOC e coordenadora do Programa IXSY Fellows para a formação de talentos que contribua para a construção de capacidades para o desenvolvimento do ecossistema da Internet em Yucatán.

 

CHK_LACNIC