Eleições Co-Moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas

Resultado oficial

A Comissão Eleitoral do LACNIC confirma a Tomás Lynch como comoderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas por um período de 2 anos a partir da conclusão do próximo FPP.

Damos as boas-vindas a Tomás e agradecemos a David que participou como candidato. Sua iniciativa foi fundamental para esse processo.

Atenciosamente,

Comissão Eleitoral de LACNIC

Publicação de resultados provisórios sujeito a observações:

Estes resultados provisórios estarão sujeitos a reclamações recebidas no período de 22 a 23 de março de 2021 (às 18h UTC)
Data limite para responder as reclamações sobre a votação on-line: 24 a 26 de março (às 18h UTC)
Esta iniciativa visa evitar que, durante o período de auditoria por parte dos eleitores, o resultado não oficial seja divulgado por canais externos ao LACNIC.

Resultado

De acordo com o estabelecido no PDP e no calendário deste processo eleitoral, entre as datas 9 e 16 de março de 2021, foi realizada a votação on-line para a eleição de candidatos para ocupar a posição de comoderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas.
Finalizado o período de votação e sua correspondente auditoria por parte da Comissão Eleitoral, o candidato vencedor é:

Tomás Lynch, da Argentina.

Candidatos   Votos recibidos
Tomás Lynch 97
David Ernesto Mena Cañas 47
  1. Número de pessoas aptas a votar: 948
  2. Número de pessoas que votaram: 144
  3. Percentagem: 15,1%

Por consultas à comissão, entre em contato pelo e-mail: info-politicas@lacnic.net

Candidatos Postulantes
Nome completo Organização País de cidadania País de residência Biografia e Critérios de Idoneidade Desejáveis Nome completo Organização Motivo da nominação
David Ernesto Mena Cañas Digicel El Salvador El Salvador El Salvador Biografía David Ernesto Mena Cañas Digicel El Salvador Participar ativamente na comunidade de LACNIC e apoiar a manutenção dos recursos da Internet que permitam fornecer serviços de conectividade aos cidadãos da América Latina e principalmente de El Salvador, com o objetivo de fechar os fossos digitais nos nossos países.
Tomás Lynch LACNOG Argentina Estados Unidos Biografía  Martin A. Mazzia COOPERATIVA TELEFONICA Y OSPA DE TOSTADO LDA. AR-CTYO3-LACNIC Sou muito grato por tudo o que o Tomas tem contribuído, pelo que eu acredito que deve continuar colaborando com o processo de desenvolvimento de políticas do LACNIC do qual tem participado durante os últimos dois anos.

A eleição do comoderador do PDP será feita de acordo com as seguintes características:

Nomeações e apoios:

  1. Em 1° de fevereiro de 2021 às 18h UTC será feita a chamada para apresentação de candidatos. O candidato deverá atender a algum dos seguintes requisitos:
    1. Ser associado do LACNIC
    2. Ser nomeado por um associado do LACNIC*

*O candidato deverá ser apresentado pela pessoa designada pela sua organização como "contato de membresia" perante o LACNIC.

  1. Os funcionários do LACNIC não poderão nomear ou ser nomeados.
  2. São permitidas auto-nomeações.
  3. O prazo para apresentação de candidatos expira em 22 de fevereiro de 2021 às 18h UTC.
  4. No dia 2 de março, serão divulgados os nomes e dados biográficos dos candidatos concorrentes às eleições, juntamente com as manifestações de apoio aos diversos candidatos recebidos antes do encerramento de recepção de candidaturas.

 

Como enviar apoio aos candidatos

Para enviar apoio aos candidatos nomeados, enviar um e-mail para apoyo_mfp@lacnic.net incluindo as seguintes informações:

  1. Nome do candidato ao que você apoia:
  2. Nome da pessoa que expressa o apoio:
  3. Organização:
  4. E-mail:

Eleição

  1. Em 9 de março de 2021 às 18h UTC, a votação eletrônica será habilitada. Aqueles que são habilitados a votar receberão instruções a respeito antes desta data.
  2. Poderão votar todas as pessoas cadastradas na Lista Pública de Políticas antes da data de encerramento do caderno eleitoral (22 de fevereiro de 2021 às 18h UTC). Membros da equipe do LACNIC não poderão participar da votação.
  3. O voto será anônimo.
  4. Uma vez apurados todos os votos, a pessoa que obtiver o maior número de votos será designado comoderador do PDP do LACNIC por um período de 2 anos a partir do encerramento deste Fórum e até o encerramento do Fórum de 2023.
  5. Havendo empate no número de votos recebidos para a eleição do cargo, será votado novamente considerando para esta votação extra, apenas aqueles candidatos que participaram do empate.

Moderadores do PDP

Haverá dois moderadores do PDP do LACNIC. Ambos terão as mesmas funções.

Sobre os Moderadores do PDP

  1. Os moderadores do PDP não farão parte da equipe do LACNIC.
  2. Trabalho honorário.
  3. Deverão ser associados do LACNIC ou ter o apoio de um associado do LACNIC.
  4. Seu período de serviço será válido por 2 anos de forma intercalada e com possibilidade de renovação ilimitada.

Funções dos Moderadores do PDP

  1. Conduzir e preparar a discussão do PDP. A condução vai ser realizada por um dos moderadores, podendo-se intercalar ao longo do evento.
  2. Conduzir a Lista Pública de Políticas e o PDP em geral.
  3. Avaliar e sugerir pequenas mudanças nos textos propostos durante o PDP antes de sua chamada a consenso.
  4. Avaliar e sugerir consenso na discussão de políticas.
  5. Sugerir a conclusão da discussão de um tema em particular na Lista Pública de Políticas.
  6. Decidir se uma política é abandonada.
  7. Convocar a criação de Grupos de Trabalho na Lista Pública de Políticas.
  8. Receber comentários por parte da equipe do LACNIC referentes a diversos aspectos de uma proposta de política. Esses comentários podem incluir, entre outros, comentários sobre a edição do texto usado, sobre o custo da implementação de uma proposta, sobre aspetos legais e sobre a localização de uma proposta no documento de políticas de LACNIC.

Sobre a eleição dos Moderadores

  1. As chamadas para candidaturas serão realizadas na lista Pública de Políticas.
  2. Poderão participar na eleição todos os inscritos na lista Pública de Políticas.
  3. A eleição será feita logo antes do FPP.
  4. Será feita de maneira eletrônica usando mecanismos para limitar a um voto por pessoa inscrita na lista.
  5. O vencedor da eleição eletrônica terá que ser ratificado no FPP. Os moderadores em funções consultarão com os presentes se existe alguma objeção ao processo de eleição eletrônica. Se houver alguma objeção, os moderadores avaliarão se estas são suficientemente significativas. Se não houver objeções ou se os moderadores considerarem que estas não são significativas, procederão a ratificar o vencedor da eleição. Um moderador que participou como candidato na eleição, abster-se-á de participar como moderador durante o processo de ratificação.
  6. O moderador eleito assumirá o cargo imediatamente após o término do FPP em que foi ratificado.
  7. Se não houver vencedor ratificado, a Diretoria do LACNIC nomeará um moderador para cobrir a vaga até o FPP seguinte. Na seguinte oportunidade que uma eleição e ratificação puderem ser realizadas, o eleito cobrirá apenas o período restante.

Responsabilidades e deveres dos Moderadores

  1. Publicar na Lista Pública a agenda do próximo Fórum Público de Políticas programado, pelo menos 1 semana antes do início do Fórum. Indicar, entre outras coisas, as propostas de políticas que serão apresentadas e discutidas.
  2. Elaborar um relatório sobre o Fórum Público de Políticas que deve ser apresentado na Lista Pública no máximo 1 semana após o término do Fórum.
  3. Introduzir na Lista Pública uma chamada para a discussão de qualquer proposta que seja apresentada pela comunidade, e lembrar nesta chamada, que o prazo mínimo para sua discussão é de 8 semanas e, como máximo, o prazo necessário para que possa ser apresentada no Fórum Público de Políticas. Nenhuma proposta pode ser chamada a consenso se não foi apresentada e discutida em pelo menos um Fórum Público de Políticas.
  4. Decidir com o(s) autor(es) se, como resultado do debate, em qualquer momento durante esse prazo, é aconselhável rever a proposta, e se é necessário reiniciar o período de debate ou pode continuar se as mudanças forem pequenas e/ou se for previsto o consenso.
  5. Declarar, após esse prazo, em um máximo de 2 semanas, se o consenso foi atingido.
  6. Se o consenso não for atingido, decidir com o(s) autor(es), se deseja(m) continuar a discussão da referida proposta (seja com a mesma versão ou com uma nova), ou abandonar a proposta. Se a discussão for continuar, o prazo de debate de 8 semanas seria reiniciado.
  7. Publicar uma última chamada para comentários ("last call"), para qualquer proposta que atinja consenso, com uma duração de 4 semanas.
  8. No prazo máximo de 1 semana após a "última chamada", confirmar se o consenso é mantido (e nesse caso passa para a ratificação pela Diretoria do LACNIC) ou caso contrário, decidir com o autor se quer voltar a reiniciar o prazo de debate na Lista Pública de uma versão atualizada.
  9. Comunicar à comunidade, através da Lista de Políticas, os resultados da ratificação por parte da Diretoria de LACNIC, das políticas com consenso que não receberam observações durante o período de última chamada para comentários em um prazo máximo de 1 semana após da publicação da ata da reunião da Diretoria com a ratificação.

Calendário

  1. Chamada para apresentação de candidatos e expressões de apoio: 1° de fevereiro de 2021 às 18h UTC.
  2. Encerramento do caderno eleitoral e recepção de candidaturas: 22 de fevereiro de 2021 às 18h UTC.
  3. Publicação dos candidatos: 2 de março de 2021.
  4. Recepção de apoios e perguntas aos candidatos: 2 a 8 de março de 2021.
  5. Início da votação eletrônica: 9 de março de 2021 às 18h UTC.
  6. Encerramento da votação eletrônica: 16 de março de 2021 às 18h UTC.
  7. Publicação de resultados provisórios sujeito a observações: 22 de março de 2021.
  8. Publicação do resultado final:
    1. Se não houver observações/reclamações: 23 de março de 2021.
    2. Se houver observações/reclamações: 29 de março de 2021.
  1. Início da segunda rodada (em caso de empate): 25 de março de 2021 às 18h UTC.
  2. Encerramento da segunda rodada: 30 de março de 2021 às 18h UTC.
CHK_LACNIC