LACNIC atualizou o Código de Conduta da Comunidade

15 de dezembro de 2020

A Diretoria do LACNIC aprovou uma atualização do Código de Conduta da comunidade, uma iniciativa impulsionada em 2019 para garantir a inclusão, integração e segurança dos espaços de participação e intercâmbio da organização regional da Internet.

A versão atualizada do código incorpora elementos sugeridos pelo grupo de referentes da comunidade que trabalhou durante seis meses para identificar as melhorias. Este grupo, formado por Oscar Messano, Clara Collado, Alexandra Dans, Jorge Villa e Carmen Denis, elaborou sugestões concretas para facilitar o relacionamento entre membros da comunidade e fortalecer o processo de denúncia estabelecido pelo código.

A partir do resultado do trabalho deste grupo resolveu-se introduzir no código a figura de apoio do referente de confiança, bem como a criação de um guia e um formulário para apresentar denúncias.

Os referentes de confiança serão uma figura de apoio. Trata-se de pessoas do staff e da comunidade, designadas pela Diretoria do LACNIC, que estarão à disposição da comunidade para dar apoio e informação sobre o Código de Conduta. Seu dever consistirá em encaminhar eventuais denúncias ou atender situações ocorridas nos espaços de participação do LACNIC que requeiram de resposta imediata.

Tanto os referentes de confiança quanto os membros do Comitê de Ética do LACNIC tratarão todas as informações com total sigilo.

Por outro lado, o guia para a apresentação de denúncias estabelece uma série de passos sobre como apresentar uma queixa perante o Comitê de Ética, por violação ao Código de Conduta. O guia conta com um formulário para a apresentação de denúncias. Estes documentos resumem tudo o que precisamos saber antes de apresentar a denúncia.

Com esta atualização do Código de Conduta da Comunidade, o LACNIC reafirmou seu compromisso com a promoção de ambientes inclusivos e seguros para todos os membros de sua comunidade.

CHK_LACNIC