LACNIC se junta ao LAC-IX como sócio

2 de dezembro 2020

O Registro de Endereços da Internet da América Latina e o Caribe (LACNIC) anuncia que se junta como sócio à Associação de Pontos de Troca de Tráfego da América Latina e o Caribe (LAC-IX). Esta aliança vai permitir continuar fortalecendo os pontos de troca de tráfego na região.

LACNIC e LAC-IX vêm trabalhando em conjunto com a Internet Society há anos para promover e apoiar os novos IXP da região.  De fato, no LACNIC 29, as três organizações assinaram um acordo de cooperação para trabalhar conjuntamente e de forma coordenada nas atividades de promoção do desenvolvimento e boas práticas nos pontos de troca de tráfego da América Latina e o Caribe.
Como parte deste acordo, LACNIC tem apoiado o desenvolvimento dos novos IXP por meio de atividades conjuntas de capacitações, oficinas técnicas e outras ferramentas de formação e intercâmbio de conhecimento.

“Nos unimos como sócios para fortalecer o relacionamento”, disse Guillermo Cicileo, Líder de Pesquisa e Desenvolvimento em infraestrutura da Internet do LACNIC.

Por sua vez, Ariel Graizer, Presidente de LAC-IX, expressou que “estamos orgulhosos de que uma organização da relevância do LACNIC esteja se juntando à nossa comunidade. Isso nos motiva a continuar trabalhando juntos para fortalecer os IXP como parte da infraestrutura crítica da Internet na região”.

Este novo passo do LACNIC em fortalecer sua aliança com os IXP lhe permitirá estar em contato mais próximo com os técnicos, participar internamente das reuniões do LAC IX, compreender melhor as necessidades dos IXPs e poder colaborar na implementação de serviços a fim de continuar melhorando a infraestrutura da Internet na região.

Neste ano, o LACNIC ofereceu capacitações noIX.DO na República Dominicana,IXP.GT na Guatemala e emIXSY Yucatán, México. Para cada um deles foram realizadas quatro capacitações BGP em IXP, RPKI em IXP, IPv6 em IXP e DNS/DNSSEC em IXP ministrados por Carlos Martínez, Alejandro Acosta e Guillermo Cicileo.

CHK_LACNIC