Quais as diferenças entre GeoFeeds e as informações de WHOIS?

LACNIC publica informação de registro para alocações e sub-alocações de IP através de diferentes meios: porta 43 de WHOIS, Bulkwhois, RDAP, arquivo de delegações, produto dbase/lacnic.db.gz da política LAC-2018-3, entre outros.

A partir desses lugares, é fornecida a informação para contato e informação sobre organizações que possuem endereços IP alocados, em todos os casos, a informação geográfica (endereço, cidade, país) proporcionada pelo LACNIC poderia corresponder com os dados da cidade e do país registrados no contrato de serviços que cada associado mantém com LACNIC ou com o endereço do cliente declarado pelo associado. Pode acontecer que estes dados não coincidam com o lugar onde os recursos de IP estão sendo efetivamente utilizados.

Como o acesso a esse registro é público e gratuito, algumas organizações fazem a geolocalização IP baseadas nessas informações, devido à natureza dos dados, essa prática tem poucos níveis de certeza e gera problemas para os clientes, ISPs, provedores de conteúdo, etc.

A GeoFeeds nasce como uma alternativa pública e gratuita onde as operadoras da região podem declarar explicitamente onde estão usando os endereços IP, podendo dividir os blocos recebidos e indicar a cada um a localização de onde está sendo utilizado, atingindo níveis de detalhe como: o país, a região e a cidade, tudo isso em uma ferramenta projetada para esse fim.

 

CHK_LACNIC