Processo eleitoral para eleger 2 integrantes para formarem parte da Comissão Eleitoral do LACNIC

Perguntas e comentários aos candidatos:

Pergunta de Mark Damon para Vivian Valverde Arguello

Pergunta:

De que forma pretende agir em favor do pequenos isp que não tem condições de ter um CDN para competir com os grandes que oferecem planos maiores por terem tal tecnologia, afinal lacnic tem que se desprender de apenas IPs e focar em ajudar a comunidade de isps. 

Resposta:

Muito obrigado pela sua pergunta, desde uma possível posição na Comissão Eleitoral as minhas atividades consistem em monitorar e certificar os processos eleitorais para os órgãos já estabelecidos no estatuto do LACNIC, tais como a Diretoria e as Comissões. Para atender a questões técnicas, isso pode ser feito como uma opção, através da participação nas listas de discussão, por exemplo, a Lista de Políticas do LACNIC, da qual eu convido você a participar, já que mediante este tipo de fóruns é possível propor políticas que possam fortalecer as condições das diferentes organizações pertencentes à comunidade do LACNIC.

Pergunta de Tiago Valtrick para Javier Orlando Rodriguez Bermudez

Pergunta:

Em sua apresentação você fala sobre o desejo de implementar o IPv6 em seu país, e sobre ser uma liderança nesse objetivo. Acredito que este seja um objetivo comum de toda a América Latina. Quais suas propostas no objetivo de impulsionar a adoção do IPv6 entre os membros do LACNIC de um modo geral, e para qual prazo você estima algum impacto efetivo destas ações caso seja eleito e as ações sejam implementadas?

Resposta:

Para poder cumprir com o objetivo de promover a implementação do protocolo IPv6 no meu país, devo partir da experiência relacionada na Cidade de Bogotá; como Líder de Projetos de alto impacto para o Distrito, os que foram apresentados e depois impulsionados desde a Alcaldía Mayor de Bogotá (Prefeitura). Esses projetos mencionados que deixaram marca são a implementação do Código Homologado de Identificação Predial - CHIP e a IDECA, esta última teve um trabalho forte com o Conselho da Cidade e ficou como uma obrigação da entidade Departamento Administrativo de Cadastro Distrital entregar um avanço do assunto a cada seis meses para o Conselho da Cidade.

Para esse novo desafio, devo começar apresentando o projeto em nível do Alto Conselho Distrital TIC da Alcaldía Mayor de Bogotá, como o primeiro objetivo; o Projeto de "Implementação do protocolo IPv6" deve ser incorporado às Estratégias TIC do Distrito para o período 2020-2021. Para isso essa estratégia deve ser alavancada na necessidade de dar cumprimento à normativa nacional Resolução 2710 do Ministério das Informações e das Telecomunicações da Colômbia MinTIC.

Paralelamente, como líder responsável na Empresa de Acueducto y Alcantarillado de Bogotá em 2020, realizar a Fase II da implementação do protocolo IPv6, a fim de dar exemplo e nos tornar a Entidade Líder do processo em nível Distrital.

Por último, acompanhar as demais entidades do Distrito com as experiências obtidas e melhores práticas usadas, conseguindo promover e consolidar o projeto no nível da Cidade de Bogotá, capital da República.

Sendo a capital do país uma referência nacional obrigada, expandir o conhecimento e a estratégia em outras cidades e entidades para atender ao objetivo estabelecido.

CHK_LACNIC