O impacto dos servidores raiz do DNS na região

A instalação de cópias dos servidores raiz nos países da região melhorou substancialmente o tempo de acesso a eles desde a maioria dos países da América Latina e o Caribe, de acordo com o estudo "Uso de servidores raiz do DNS na América Latina" (em Espanhol).

A pesquisa, realizada pelo especialista chileno Hugo Salgado, sob a direção do LACNIC, entre junho e setembro deste ano, comparou medições de conexão à Internet nos países da região e realizou uma análise histórica do comportamento dos servidores raiz do DNS instalados desde 2013 ao impulso do Programa +RAIZES do LACNIC.

Segundo o relatório do especialista chileno, os resultados mostram uma clara evolução "rumo a uma melhor acessibilidade aos servidores raiz de forma contínua” nos últimos seis anos na América Latina e o Caribe. Isso resultou em uma maior estabilidade e resiliência da Internet na região, ao poder ter cópias de servidores raiz na maioria dos países e, finalmente, em uma melhor experiência do usuário na navegação pela Internet.

A pesquisa afirma que “os momentos de mudanças” e melhorias estão “relacionados à instalação de cópias dos servidores” F, K, L e I promovidos pelo Programa + RAIZES, “que fortalece essas iniciativas e os convida a continuar sua implementação”.

O estudo usou mais de mil sondas de medição do RIPLE Atlas, instaladas nos países da região para coletar informações sobre o comportamento das conexões à Internet. Esses equipamentos estão medindo e analisando informações da infraestrutura da Internet de forma constante em diferentes pontos importantes da rede, tais como os servidores raiz.

Por meio da análise dos tempos de acesso a cada root-server (a.root-servers.net, b.root-server.net, …, m.root-servers.net), é possível determinar quais são as letras com maior presença na região e, por sua vez, quais são os territórios desde onde há melhor acesso a cada letra, bem como os países nos quais há um déficit de cópias dos servidores raiz. A pesquisa de Salgado também mostra o aumento da implementação de cópias e a melhoria nos tempos de acesso juntamente com a evolução do programa +RAIZES.

Em termos gerais, a pesquisa conclui que 58% dos países da região têm pelo menos um servidor raiz acessível em menos de 50 milissegundos de tempo de viagem de ida e volta ao servidor (RTT, por sua sigla em inglês), “o que é um número aceitável nos tempos de resposta esperados para uma consulta DNS ".
O pesquisador espera que os números de resposta continuem melhorando com a instalação de novos espelhos internos da zona raiz do DNS.
Desde 2013, o LACNIC faz uma chamada todos os anos para incentivar a implementação de servidores raiz na região, promovendo sua instalação para melhorar a infraestrutura da Internet.
Leia o estudo completo aqui (em Espanhol).

CHK_LACNIC