Chamada da Diretoria do LACNIC à comunidade para favorecer a implementação do IPv6

28 Novembro de 2019

Recentemente o RIPE-NCC anunciou que seu espaço de endereços IPv4 foi totalmente designado e faz uma chamada para acelerar a implementação do IPv6. Essa situação já tinha acontecido nas regiões do APNIC e ARIN há alguns anos. Desde o LACNIC viemos comunicando que na nossa região o esgotamento do espaço do IPv4 chegará em meados de 2020.

Desde 2005, o LACNIC realiza capacitações e treinamentos presenciais no IPv6 na região toda, e desde 2015 também oferece diferentes cursos on-line sobre o IPv6, o que nos permitiu capacitar mais de 23.700 profissionais nesses anos.

Em relação às outras regiões, a nossa possui o maior percentual de associados que já receberam espaço IPv6. Até à data mais de 95% dos nossos associados, além de ter espaço IPv4, já possuem designação de espaço IPv6. Além disso, temos a maior porcentagem de redes habilitadas para o tráfego IPv6, com cerca de 45% dos 9000 sistemas autônomos da região que estão anunciando o IPv6.

Apesar do exposto acima, a implementação eficaz de redes com tráfego IPv6 na nossa região é de cerca de 20%, inclusive por baixo dos níveis da implementação global, que se aproxima a 30%. 

A comunidade do LACNIC conseguiu antecipar o esgotamento do IPv4 em tempo hábil. Desde 2009 gera políticas (regras para a designação de recursos) para o melhor uso do espaço IPv4 restante, em que os novos participantes foram favorecidos e, ao mesmo tempo, também define políticas para facilitar a implementação do IPv6 na região. 

 Diante disso, em nome da Diretoria do LACNIC e em conformidade com o que foi publicado recentemente pelo RIPE-NCC, convidamos vocês a acelerarem a implementação do IPv6 nas redes da região.

Portanto, corresponde aos vários atores envolvidos tomarem medidas efetivas para a implementação do IPv6. Mesmo que os operadores de redes e os que prestam serviços de acesso à Internet (ISP) desempenham um papel fundamental na implementação, outros atores, como as redes acadêmicas, escritórios governamentais e empresas em geral, também participam ativamente.

LACNIC em 2017, 2018 e 2019 dedicou esforços para transmitir a relevância estratégica da implementação do IPv6, aproximando-se dos tomadores de decisões em operadores, reguladores, universidades e entidades governamentais responsáveis por políticas públicas do setor para favorecer o entendimento dessa implementação, e estamos convencidos de que será essencial manter esse diálogo com atores não técnicos nos próximos anos.  

Finalmente, convidamos a comunidade do LACNIC a trabalhar e promover o desenvolvimento de políticas que acelerem a implementação eficaz do IPv6 em detrimento de outras políticas que possam ser discutidas posteriormente.

CHK_LACNIC