Pergunta de Adilson de Souza para Wardner Maia:

A renovação dos quadros Diretores das entidades é sempre salutar e traz maior democracia, muitas vezes com grandes resultados. O que o sr. acha disso?? Porque muitas vezes se opta pelo continuísmo dos que já estão lá?

Resposta de Wardner Maia

Prezado Adilson,

Agradeço muito sua pergunta. Essa ferramenta é bastante interessante pois possibilita essa interação entre candidatos e eleitores.

Entendo que, o que de fato é salutar para qualquer democracia, não é o resultado de uma eleição em si, mantendo ou renovando diretores. Ter um processo democrático é, acima de tudo, possibilitar à comunidade os mecanismos para fazer com que essa escolha seja feita de forma consciente.

E, acredito que o sistema de votação do LACNIC que estamos utilizando, a publicidade que é dada às eleições, o calendário das mesmas e até mesmo essa fase das perguntas, permite à comunidade exercer esse poder elegendo as pessoas que entendem como mais apropriadas para dirigir a organização neste momento.

Esse processo é de fundamental importância pois, graças ao crescimento da relevância de LACNIC em nossa região, vemos um crescente interesse pelos cargos diretivos. Este ano por exemplo temos um recorde de 13 candidatos para duas vagas o que certamente engrandece o processo e a entidade em si.

Não posso deixar de mencionar o orgulho de ter, junto com meus pares de diretoria, de alguma forma colaborado para o aumento da relevância, visibilidade e transparência de LACNIC. Da mesma forma enfatizo o importante trabalho de ter colaborado para o aperfeiçoamento desse processo eleitoral, ora em curso.

A comunidade tem nesse momento a oportunidade de escolher entre manter, renovar, renovar parcialmente ou renovar totalmente. Qualquer escolha é válida desde que feita de forma consciente, analisando o perfil e histórico dos candidatos e até mesmo fazendo perguntas aos candidatos, como você muito bem fêz. O que acredito que não seja saudável é a inércia de manter por manter ou a irresponsabilidade de trocar por trocar.

Finalizando, gostaria de dizer que me postulo novamente ao cargo de diretoria por entender que posso continuar por mais um mandato trabalhando sempre no interesse da comunidade, como tenho feito em LACNIC, e como fiz em todas as entidades associativas nas quais participei.

CHK_LACNIC