Chamado a candidatos para ocupar duas (2) posições na Diretoria de LACNIC - 2019

Resultado oficial

A Comissão Eleitoral de LACNIC tem a honra de confirmar a Wardner Maia e a Javier Salazar para ocupar os cargos na Diretoria de LACNIC pelo período de 3 anos a partir do 1º de janeiro de 2020 até o 31 de dezembro de 2022.

Nossas mais cordiais e entusiasmadas boas-vindas aos novos integrantes da Diretoria e enorme agradecimento aos treze (13) candidatos que participaram. Sua iniciativa foi fundamental para este processo.

Atenciosamente,
Comissão Eleitoral de LACNIC

Publicação de resultados provisórios sujeito a observações:

Com base em uma iniciativa da Comissão Eleitoral do LACNIC, a Diretoria fez uma revisão das etapas atuais dos calendários eleitorais estatutários e aprovou a publicação dos resultados provisórios uma vez concluída a auditoria por parte dessa comissão.

Período de auditoria pela Comissão Eleitoral:  De 22 de outubro a 24 de outubro (às 18:00 UTC)

Esses resultados provisórios estarão sujeitos a reclamações recebidas no período estabelecido para isso:

Período para possíveis reclamações sobre a votação on-line:  De 25 a 28 de outubro (às 18:00 UTC)
Prazo para respostas às reclamações sobre votação on-line:  31 de outubro (às 18:00 UTC)

Esse ajuste na comunicação dos resultados é implementado a partir deste processo eleitoral e será mantido nos próximos processos eleitorais.

Esta iniciativa visa evitar que, durante o período de auditoria por parte dos eleitores, o resultado não oficial seja divulgado por canais externos a LACNIC.

Resultado

De acordo com o estabelecido nos estatutos de LACNIC e no calendário deste processo eleitoral, entre as datas de 15 e 22 de outubro de 2019, procedeu-se à votação online para a eleição de candidatos a ocupar dois cargos na Diretoria de LACNIC.

Finalizado o período de votação e sua correspondente auditoria por parte da Comissão Eleitoral, os candidatos eleitos são:

  1. Wardner Maia – Brasil
  2. Javier Salazar – México
Candidatos Votos recebidos %
Wardner Maia 1944 36,5
Javier Salazar Castañeda 944 17,7
Diana Villamizar 851 16,0
Adilson de Souza 310 5,8
Abstención / Abstention / Abstenção 215 4,0
Clovis Antonio Cecconello 200 3,8
Roberto Guido Zambrana Flores 194 3,6
Nelson Anastasi 168 3,2
Claudinei Silva Claudio 116 2,2
Wagner Medeiros dos Santos 116 2,2
Joelbi dos Santos Borges 94 1,8
Leonardo Pereira Silva 87 1,6
Marcos Adriano Castilhos 55 1,0
Marciano Grein Beninca 25 0,5
Quantidade de votantes: 1539 Total de votos: 5319 100

 

  1. Total de entidades habilitadas a votar: 8754
  2. Total de entidades que votaram: 1.539
  3. Porcentagem: 18%

Por consultas à comissão, por favor escrever a membresia@lacnic.net

Quem pode votar e como?

  1. Entidades associadas: Ativo A e Sócio Fundadora
  2. Sem saldo pendente em seu estado de conta na data do encerramento da lista de votantes
  3. A votação será online através do sistema de eleições de LACNIC - artigo 25
  4. A escala de votos vai desde o valor 1 até o 11 dependendo da categoria do associado (espaço de endereços que tenha alocado) - artigo 19
  5. Cada organização associada tem designado um representante institucional (o contato responsável pela entidade) na base de dados de LACNIC, quem receberá um e-mail com o link de votação de sua entidade.
  6. A veracidade e a atualização do nome e e-mail do contato responsável pela entidade, assim como das demais informações na base de dados de LACNIC, é de total responsabilidade de cada associado.

Dúvidas? membresia@lacnic.net

Perguntas ou comentários aos candidatos

Pergunta de Adilson de Souza para Wardner Maia

A Comissão Eleitoral de LACNIC apresenta os treze candidatos a este processo eleitoral

Candidatos (em ordem alfabética por nome) Postulantes
Nome completo (sem abreviações) Organização País de cidadania País de residência Biografia e Critérios de Idoneidade Desejáveis Nome completo Organização Motivo da nominação
Adilson de Souza Maxispeed Telecomunicações Ltda - EPP Brasil Brasil Respostas Auto-nomeação Maxispeed Telecomunicações Ltda - EPP A nominação se deve ao fato de ser bastante identicado com LACNIC e sua Comunidade, e também pelo fato de desejar contribuir signicativamente com a direção e administração do LACNIC.
Claudinei Silva Claudio Onlive Telecom Ltda Brasil Brasil Respostas Andre Silva de Oliveira Onlive Telecom Ltda Estou disposto a contribuir com toda a comunidade Lacnic de forma ativa, com ideias e ajudando no desenvolvimento de propostas que alavanque ainda mais os ideais desta comunidade, atuando juntamente com membros e trazendo para desenvolver as solucoes internamente, trabalharei tambem para divulgar ao conhecimento de todos a importancia de LACNIC junto a nossa comunidade. Fazer parte da Diretoria LACNIC e um degrau que trago como objetivo, alem da contribuicao que sou capaz de trocar junto aos outros membros terei tambem muito a aprender com os mesmos.
Clovis Antonio Cecconello Rio Grande Tecnologia e Comunicação Multimidia Ltda Brasil Brasil Respostas Auto-nomeação Rio Grande Tecnologia e Comunicação Multimidia Ltda  Contribuir com as Renovações Necessárias na Diretoria de LACNIC.
Diana Villamizar EdgeUno SAS Colômbia Colômbia Respostas Mehmet Akcin Telecorp Colombia S.A. (EdgeUno SAS) Diana é advogada e country manager de Edgeuno SAS Colômbia. Tem diversos antecedentes que LACNIC necessita, além de experiência diária a cargo de uma operação incrível. 
Javier Salazar Castañeda Tenable México México Respostas Edmundo Cazarez-Lopez  Network Information Center México S.C. (Nic México) Javier tem uma experiência muito forte em diferentes áreas da Internet e é alguém que permanece ativo e atualizado tanto na indústria quanto em questões governamentais, além de ter uma ótima qualidade humana.
Portanto, acredito que a experiência profissional de Javier é uma contribuição muito importante para a Diretoria do LACNIC.
Joelbi dos Santos Borges Ingnet Brasil Brasil Respostas Auto-nomeação Ingnet Experiência, oportunidade de crescimento e entendimento em novas áreas.
Leonardo Pereira Silva Navegar Provedor de Internet Brasil Brasil Respostas Auto-nomeação Navegar Provedor de Internet Será uma grande honra em fazer parte da diretoria do LACNIC
Marciano Grein Beninca Internet.com Brasil Brasil Respostas Auto-nomeação Internet.com Procurar mais recursos e fazer novos progressos
Marcos Adriano Castilhos Infomac Telecomunicações Ltda Brasil Brasil Respostas Auto-nomeação Infomac Telecomunicações Ltda Desejo de participar nas ações do LACNIC e ajudar a aprimorar os serviços de internet na América Latina
Nelson Anastasi Bit-Tec Tecnologia Ltda Brasil Brasil Respostas Auto-nomeação Bit-Tec Tecnologia Ltda Contribuir com a Comunidade.
Roberto Guido Zambrana Flores Gobierno Autónomo Municipal de La Paz Bolivia Bolivia Respostas Auto-nomeação Gobierno Autónomo Municipal de La Paz Contribuir de maneira mais estreita e eficaz com os objetivos do LACNIC, em prol de seus associados.
Devido a que o trabalho desenvolvido por mim, nos últimos três anos, tem vínculo e compromisso absolutos com o desenvolvimento da Internet na nossa região, e particularmente em termos da administração adequada dos recursos críticos.
Wagner Medeiros dos Santos Infowork Comércio e Serviços LTDA - ME Brasil Brasil Respostas Auto-nomeação Infowork Comércio e Serviços LTDA - ME Desejo de expandir a aplicação dos conhecimentos na área de gestão da tecnologia da informação.
Wardner Maia MD Brasil Brasil Brasil Respostas Peter Franz Woiblet Junior BCMG Internet Ltda  Maia possui uma trajetória profissional intimamente ligada ao desenvolvimento da internet em nossa região. Como visionário e um dos ISPs pioneiros dedicados às causas associativas, tem colaborado para a consolidação de um modelo onde a inclusão digital é responsabilidade distribuida entre muitos atores, grandes médios e pequenos. Acreditamos que seu conhecimento das distintas realidades da América Latina e o Caribe e sua dedicação nos temas de governança de internet farão mais uma vez a diferença para a comunidade de LACNIC.

Enviar perguntas ou comentários aos candidatos

Período para enviar perguntas ou comentários aos candidatos: De 19 de setembro a 11 de outubro

Acesse à lista de votantes desde processo aqui.

A lista de votantes indica as entidades habilitadas a votar.

Essa lista foi encerrada no dia 13 de setembro às 18 UTC e inclui todas as entidades de categorias Sócio Fundador e Ativo A (que não apresentavam saldo pendente em seu estado financeiro nessa data).

Proceso Electoral

De acordo com o artigo 20 do Estatuto de LACNIC (ver o artigo completo aqui):

  1. “LACNIC será dirigido e administrado por uma Diretoria composta por sete membros,”.

Os dois (2) candidatos eleitos ocuparão uma posição na Diretoria de LACNIC por um período de 3 (três) anos a partir de 1º de janeiro de 2020.

Importante:

A Diretoria recomenda que qualquer pessoa se abstenha de enviar propaganda eleitoral mediante mensagens massivas aos contatos obtidos da BD de LACNIC.

Assim mesmo, a Diretoria recorda que as listas de e-mails de LACNIC são para temas específicos razão pela qual estas listas não deverão ser utilizadas para o envio de propaganda eleitoral.

Incompatibilidades

Segundo o artigo 26 do estatuto (ver artigo completo aqui), a Diretoria de LACNIC possui, além de outros deveres, a seguinte atribuição:

• " Regulamentar os critérios objetivos e detalhados das causas de incompatibilidade dos membros eletivos de LACNIC, assim como aqueles casos limites ou duvidosos.".

Os convidamos a acessar o Regulamento de Incompatibilidades, Capacidades e Idoneidades aprovado em fevereiro de 2018 pela Diretoria (ver ata da Diretoria aqui).

Calendário

Abertura do período de recepção de candidaturas:  13 de agosto (às 18:00 UTC)
Encerramento do período de recepção de candidaturas:  13 de setembro (às 18:00 UTC)
Encerramento da lista de votantes (lista de organizações sem dívidas até à data):  13 de setembro (às 18:00 UTC)
Publicação da lista de votantes e da lista de candidatos (em ordem alfabética por nome):  19 de setembro
Período para enviar perguntas ou comentários aos candidatos:  De 19 de setembro a 11 de outubro
Período de reclamações sobre a lista de votantes e os candidatos:  De 20 de setembro a 24 de setembro (às 18:00 UTC)
Prazo para as respostas às reclamações sobre a lista de votantes e os candidatos:  30 de setembro (às 18:00 UTC)
Período de votação on-line:  De 15 de outubro (das 18:00 UTC) a 22 de outubro (até 18:00 UTC)
Período de auditoria pela Comissão Eleitoral:  De 22 de outubro a 24 de outubro (às 18:00 UTC)
Período para possíveis reclamações sobre a votação on-line:  De 25 a 28 de outubro (às 18:00 UTC)
Prazo para respostas às reclamações sobre votação on-line:  31 de outubro (às 18:00 UTC)
Publicação do resultado oficial:  28 de outubro (se não houver reclamações sobre a votação)

Quem pode ser nomeado e como?

  1. Cidadãos dos países ou territórios da região de cobertura de LACNIC que cumpram com o estipulado no artigo 20:

Para integrar a Diretoria existirão as seguintes incompatibilidades:

1. Não poderá haver mais de dois Diretores que sejam cidadãos de um mesmo país ou território da região. Caso o candidato a ocupar o cargo na Diretoria tenha mais de uma cidadania, serão consideradas todas elas a fim de avaliar uma possível incompatibilidade; se depois do momento da eleição algum membro viesse adquirir uma nova cidadania isso não será motivo de incompatibilidade;

2. Não poderá haver mais de um Diretor vinculado por motivos de trabalho ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização e/ou a uma Sociedade vinculada a essa, radicadas ou não no mesmo país; 

Considerando que, de acordo com o regulamento a diretoria não pode contar com mais de dois integrantes que sejam cidadãos de um mesmo país, nestas eleição não será possível nomear cidadãos da Argentina

  1. Através do contato responsável pela entidade de uma organização associada: Ativo A ou Sócio Fundadora.
  2. A organização que nomeia deve estar ao dia com o pagamento de sua associação.
  3. Postulados podem pertencer ou não à organização que envia a nomeação (auto nomeações estão permitidas).
  4. Cada organização pode nomear a somente um candidato por vaga.

Encerramento do período de recepção de candidaturas:  13 de setembro (às 18:00 UTC).

Mais informação sobre a Diretoria

Cargos

De acordo com o Estatuto Social de LACNIC, a Diretoria está formado por sete integrantes que compõem os seguintes cargos honorários:
Presidente, Vice-presidente, Secretário, Segundo Secretário, Tesoureiro, Segundo Tesoureiro e Vocal.

Atribuições e deveres 

A cada cargo corresponde un listado de tareas específicas que se encuentran en los siguientes capítulos:
VI (Do Presidente),
VII (Do Secretário),
VIII (Do Tesoureiro),
IX (Do Vice-presidente, Segundo Secretário, Segundo Tesoureiro e Vocal).

Mandatos e incompatibilidades (artigo 20):

  1. O mandato dos diretores durará três anos calendário
  2. Os Diretores podem ser reeleitos sempre que observados os critérios de elegibilidade dos mesmos
  3. Serão renovados parcialmente a cada ano em grupos de 2 ou 3 cargos (segundo corresponder)
  4. Não poderá haver mais de dois Diretores que sejam cidadãos de um mesmo país ou território da região
  5. Não poderá haver mais de um Diretor vinculado por motivos de trabalho ou assessoria a uma mesma Companhia ou Organização e/ou a uma Sociedade vinculada a essa, radicadas ou não no mesmo país
  6. A Diretoria irá designar os cargos que ocuparão a totalidade de seus membros
  7. O Diretor Executivo/CEO participará das reuniões da Diretoria com direitos equivalentes a um Diretor, mas sem voto 

Reuniões da Diretoria

A Diretoria de LACNIC se reúne periodicamente (aproximadamente 10 vezes ao ano) através de conferências telefônicas ou conferências web com uma duração aproximada de 2 horas.

Também realiza 3 reuniões presenciais ao ano, duas das quais sucedem durante os eventos principais de LACNIC, e a terceira geralmente entre novembro e dezembro na sede de LACNIC.

Artigo 23:

  1. A Diretoria se reunirá pelo menos uma vez a cada três meses, no dia e hora determinados em sua primeira reunião anual
  2. As reuniões serão válidas com a presença da maioria absoluta de seus membros designados

Código de Conduta

Assim como os funcionários de LACNIC, a Diretoria está regido por nosso Código de Conduta.

LACNIC está certificado por SGS:SGS

Top CHK_LACNIC