Tutoriais

Segunda-feira, 7 de outubro 09.00 - 18.00

  A sessão terá tradução simultânea para inglês e português    
  IPv6 Avançado
Salón 5

Instrutores: Alejandro Acosta, Jordi Palet, Uesley Correa.
Idioma: espanhol
 
  Este tutorial avançado do IPv6 inclui 4 partes bem diferenciadas. Na primeira parte, serão apresentados os guias mais relevantes com exemplos práticos de planos de numeração para operadores.

Na segunda e terceira parte serão expostos os aspectos mais importantes para a implementação do IPv6 em redes a cabo (DOCSIS) e xDSL.

A quarta parte, que inclui "hands-on", irá rever os chamados mecanismos de transição "IPv6-only and IPv4-as-a-Service" (464XLAT, DS-Lite, lw4o6, MAP-E e MAP-T), que permitem que uma operadora (banda larga, celular) ou até mesmo uma rede corporativa, implementem uma rede de acesso (e/ou core), somente-IPv6, mas ao mesmo tempo, oferecendo serviço IPv4 nas LANs dos clientes. Também será revisto o modo de implementar um DataCenter com apenas IPv6 em seu interior, mantendo conectividade de dupla-pilha para a Internet (SIIT-DC).

Na parte “hands-on”, será implementado entre todos os participantes, um ISP somente-IPv6 com 464XLAT. Para isso será demonstrada a configuração e o uso de Jool para implementar o NAT64 (PLAT), bem como de Bind9 para o DNS64, que serão os recursos que o ISP necessita para prestar serviço aos clientes de sua rede. Os clientes serão os participantes, que deverão configurar em sua própria equipe, por meio de uma máquina virtual (a ser fornecida), Jool para o CLAT requerido pelo 464XLAT. Desta forma, o nosso "ISP" terá tantos clientes quanto participantes, cada um com seu próprio prefixo IPv6 e serão capazes de verificar como o IPv4 está disponível de forma transparente através do ISP somente-IPv6 no laptop de cada participante.
 
  Plan direccionamiento IPv6
Alejandro Acosta   
  Transición para IPv6en Pila Doble
Uesley Correa
  IPv6-only Deployment in Broadband and Cellular NetworksIPv4aaS (as-a-Service)
Jordi Palet
  RFC 8273: Unique Prefix per host
Jordi Palet
  Happy eyeballs V2 RFC 8305
Jordi Palet
  Videos: parte 1 - parte 2 - parte 3 - parte 4  

Segunda-feira, 7 de outubro 09.00 - 13.00

  Tutorial: Conheça as regras da Internet
Salón 7

Instrutores: Gianina Pensky, LACNIC
Idioma: español
 
 

O LACNIC é responsável pela designação dos recursos de numeração para a região da América Latina e o Caribe.  As regras em que o LACNIC se baseia para realizar este processo ficam registradas em um documento público.

Este tutorial procura trazer à comunidade o conhecimento básico sobre este documento que trata das regras que determinam como o LACNIC deve designar os recursos da Internet (IPv4, IPv6 e ASN). Também, busca mostrar como a comunidade pode participar desse processo.

Algumas das regras que estão neste documento e serão discutidas neste tutorial são: revogação de recursos e transferências. 

Contaremos com uma participação muito especial de convidados que foram parte do desenvolvimento deste documento desde a sua criação.

Por mais informações sobre o documento, acesse: https://www.lacnic.net/543/1/lacnic/

 
 

Gianina Pensky   

Segunda-feira, 7 de outubro 09.00 - 18.00 

  BGP/RPKI
Salón 6

Instrutores: Mariela Rocha, Nicolás Antoniello, Erika Vega, Guillermo Cicileo, Massimo Candela
Idioma: espanhol
 
  O protocolo BGP desempenha um papel crítico nas comunicações da Internet. Facilita a troca de informações sobre redes IP e a comunicação entre sistemas autônomos (AS). Portanto, é necessário conhecer tanto suas generalidades quanto suas vulnerabilidades, uma vez que sua operação no contexto global da Internet envolve aspectos complexos que, em tempos recentes, têm sido agravados pelo surgimento de certos eventos de segurança, como o sequestro de rotas e os 'route leaks'.
Este tutorial é dividido em várias partes: durante a sessão da manhã serão apresentados os conceitos fundamentais do protocolo BGP, bem como as recomendações e melhores práticas atuais tanto em ambientes de carrier/ISP, quanto em organizações end-user. Também serão realizadas atividades práticas com foco em cenários inter e intradomínio.
  • Configuração básica de roteamento.
  • Anúncios de rotas.
  • Criação de filtros.
Na sessão da tarde, serão introduzidas algumas das tendências de segurança no roteamento, em particular a validação de origem usando certificação de recursos (RPKI).
  • Sequestro de rotas e leaking.
  • Certificação de recursos (RPKI).
  • Prática de criação de ROAs.
Requisitos:
  • Laptop con VirtualBox 6.0.12 platform packages y VirtualBox 6.0.12 Oracle VM VirtualBox Extension Pack
  • Usuário administrador da plataforma Mi LACNIC, para a prática da segunda sessão.

VirtualBox Download: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

 
  BGPBorder Gateway Protocol
Mariela Rocha
  Nicolás Antoniello  
  Problemática actual -ROAs mal formados
Erika Vega
  RPKI: Validaciónde Origen enBGP
Guillermo Cicileo
  BGPalerterReal-time BGP monitoring
Massimo Candela

Segunda-feira, 7 de outubro 14.00 - 18.00 

  Tutorial prático: Altere as regras da Internet!
Salón 7

Instrutor: Gianina Pensky
Idioma: espanhol
 
  LACNIC é responsável pela designação e administração dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6), Números Autônomos e Resolução Inversa, entre outros recursos para a região da América Latina e o Caribe.
A comunidade da nossa região é quem determina as "regras/políticas" para que LACNIC administre estes recursos.
Os objetivos desta oficina são os seguintes:

explicar e trocar ideias sobre os tópicos atuais de discussão na nossa região;
capacitar os interessados para participar dessas decisões;
conseguir que todos os interessados participem efetivamente deste processo 
Orientado para todas as pessoas da comunidade interessadas.

Mais informações em: 
https://www.youtube.com/watch?v=m6Q7uB5Qy3M&feature=youtu.be

Convidamos você a assinar a lista de políticas para se manter informado: 
http://www.lacnic.net/lists/policy
 
  Gianina Pensky   

Quarta-feira, 9 de outubro 09.00 - 11.00 

  Administração de Recursos/Mi LACNIC
Salón 5

Instrutores: José Varela, Sergio Rojas.
Idioma: espanhol
  Este tutorial visa conhecer em profundidade o uso e as funcionalidades de MILACNIC.
Está pensado para representantes de organizações que já são membros associados e são possuidores de recursos IPv4 e/ou IPv6 designados diretamente por LACNIC.
Se o participante for um responsável técnico de uma organização membro de LACNIC, poderá usar o nome de usuário e senha de acesso ao Sistema Administrativo de Recursos de LACNIC.
Neste tutorial não haverá computadores disponíveis, portanto os participantes deverão levar uma notebook, tablets ou qualquer outro dispositivo com acesso à Internet.
Esclarecimento importante:
Dado que os NIR de LACNIC usam uma plataforma diferente, o material mostrado na apresentação não está disponível para membros de organizações no Brasil e no México.
 

Quarta-feira, 9 de outubro 14.00 - 18.00 

  Aprendendo a usar as ferramentas para operadores de redes do RIPE NCC
Salón 6

Instrutores: Michela Galante, Agustín Formoso, Alvaro Vives.
 
 

Com esse tutorial, você aprenderá a usar o RIPEstat e o RIPE Atlas para monitorar e fazer troubleshooting na sua rede. Através de uma dinâmica prática, serão feitos exercícios guiados e explicações sobre os serviços e ferramentas.
RIPEstat fornece informações sobre prefixos IP, Números de Sistema Autônomo (ASNs), e informações relacionadas para nomes e países, tudo em um só lugar.
RIPE Atlas é uma das plataformas de medições da Internet maior do mundo. A partir da sua rede de mais de 10.000 sondas, podem ser feitas medições ativas de conectividade (ping, traceroute e mais). Por mais informações, clique aqui

Completen el siguiente formulario si piensan asistir

 

Formulario

 
 

Michela Galante, Agustín Formoso, Alvaro Vives

Quinta-feira, 10 de outubro 10 14.00 - 18.00

  Essas sessões terão tradução simultânea para inglês e português    
  Peering
Plenaria (Salones 1-4)

Instructores: Guillermo Cicileo, Nicolás Antoniello, Santiago Aggio, Kendra Pignotti.
Idioma: espanhol
 
  Neste tutorial serão analisados os fundamentos, as relações de negócio e os aspectos técnicos da Troca de Tráfego, Peering e CDN.
Algumas das questões específicas que serão abordadas nesta oficina são: como, com quem, onde fazer peering, que tipo de troca de tráfego usar, como analisar o tráfego da rede para tomar melhores decisões em relação à interconexão, onde registrar os sites e políticas de peering e melhores práticas no uso do BGP em peering.
Os participantes deverão ter conhecimentos prévios sobre a operação do BGP.
 

Quinta-feira, 10 de outubro 10 14.00 - 18.00

  Tutorial: Wi-Fi e IPv6 com Cisco Mobility Express
Salón 5
Instructor:
Alejandro Camacho, Gustavo Medina
Idioma:
Espanhol
 
 

Descrição da atividade:

Seja sua empresa grande ou pequena, ela precisa de uma estratégia sem fio bem-sucedida para lidar com a proliferação de dispositivos móveis.  Com o aumento no uso de aplicativos centrados na mídia e no consumo de conteúdo de vídeo, seus usuários agora têm certas expectativas em relação a sua experiência nas redes Wi-Fi. 

Independentemente do local, um acesso Wi-Fi rápido e adaptável é essencial para alcançar novos clientes e manter as conexões com os clientes existentes.  Uma rede sem fio confiável deveria oferecer também:

  • Uma experiência de usuário excelente: Velocidade e desempenho constituem uma importante vantagem competitiva. Os usuários preferem redes que fornecem acesso confiável e a tecnologia mais recente, incluindo o 802.11ac Wave 2, o Wi-Fi mais rápido disponível.
  • Gestão simplificada: Os recursos da tecnologia das informações podem ser limitados. Uma rede sem fio deve ser fácil de configurar e manter, para que a equipe das TI possa se concentrar em outras iniciativas.
  • Recursos que agregam valor: Sua rede deve crescer junto com sua organização. As redes sem fio também devem adotar as melhores práticas do setor e fornecer informações detalhadas sobre os hábitos dos usuários. Isso inclui a implementação da última geração do protocolo da Internet, o IPv6.

Agenda:

14.00 a 16.00

  • Arquitectura de seguridad para redes IPv6
  • Instructor: Gustavo Medina, CCIE
  • Descripción de la actividad: En esta presentación describiremos los elementos de seguridad necesarios para construir redes IPv6 seguras.

16.30 a 18.00

  • Apresentação da Cisco Mobility Express
  • A vantagem da Cisco Mobility Express
  • Características e benefícios da Cisco Mobility Express
  • Detalhes da Cisco Mobility Express
  • Pontos de acesso compatíveis com a Cisco Mobility Express
  • Demonstração prática da implementação da Cisco Mobility Express 

Para a demonstração prática são necessários alguns conhecimentos básicos do CCNA. É imprescindível saber configurar os switches e seus portos.

 

Sexta-feira, 11 de outubro 10 14.00 - 13.00

  Tutorial: Conheça as melhores práticas de Segurança para Sistemas Autônomos
Salón 5

Instrutores: Eduardo Barasal Morales, Tiago Jun Nakamura, Antonio Marcos Moreiras
 
  Hoje em dia existem muitas ameaças de segurança que prejudicam o bom  funcionamento dos provedores de Internet. Basta estar conectado a Internet que em questão de segundos o provedor já começará a receber ataques como DDoS, sequestro de blocos IP, vazamento de rotas, invasões, roubo de dados, entre outros.
Por isso é importante os administradores de redes estarem prevenidos. Algumas boas  práticas de segurança são relativamente simples e de baixo custo de se aplicar e já ajudam a proteger seus equipamentos, sua rede e outras empresas.
Neste tutorial vamos explorar os incidentes de segurança mais recorrentes. Também demonstraremos como um Sistema Autônomo pode se proteger através de técnicas de hardening de equipamentos e boas práticas de segurança (presentes no documento do MANRS). A atividade contará com explicações teóricas sobre o assunto intercaladas com  experiências práticas no laboratório do EVE-ng (plataforma de emulação de redes). É importante trazer seu notebook.
 

 

  • ConectividadConectivity

  • ConectividadConectivity

  • DiamanteDiamond

  • DiamanteDiamond

  • OroGold

  • PlataSilver

  • PlataSilver

  • PlataSilver

  • PlataSilver

  • PlataSilver

  • BronceBronze

  • BronceBronze

  • BronceBronze

  • BronceBronze

  • Peering Forum

  • Peering Forum

  • Peering Forum

  • Peering Forum

  • Peering Forum

  • Peering Forum

  • Stand

  • Stand

  • Stand

  • Stand

  • Stand

  • Stand

  • Media Partner

  • Back up link

  • IT Women

CHK_LACNIC