Resumo de atividades

O LACNIC 31 foi realizado de 6 a 10 de maio no Centro de Convenções do Hotel Barceló Bavaro Beach em Punta Cana, República Dominicana. Contou com mais de 600 participantes presenciais e 2900 participantes remotos. A seguir, um resumo das atividades desenvolvidas no evento.

Tutoriais técnicos no LACNIC 31

Um dos objetivos principais do evento é aproveitar o espaço para fortalecer habilidades técnicas. No LACNIC 31 houve 6 tutoriais: o IPv6 Avançado, Hands-on, Mude as regras da Internet, Gerenciamento de recursos, BGP-RPKI, o IPv6 para tomadores de decisões e Peering. A fim de não concentrar todos os tutoriais na segunda-feira, eles foram distribuídos durante a semana de 6 a 10 de maio.

Mais informações aqui

Terça-feira 7 de maio

Na terça-feira, o dia começou com a abertura do evento com a participação de Ariel Graizer, Presidente da LAC-IX, Ernesto Bojórquez, Presidente dP LACTLD, Nelson Guillén, presidente da INDOTEL e Wardner Maia, Presidente de LACNIC. Neste espaço, Ariel Graizer anunciou a criação da nova federação de associações de ISPs na região ALC ISPs que estará sediada na Casa da Internet da ALC. Wardner Maia também reforçou os avanços para implementar o IPv6 na região e conectar 33% dos cidadãos da América Latina e o Caribe que ainda não têm acesso ao mundo digital.

Como parte da comemoração do 50º aniversário do primeiro envio de um pacote de dados entre dois computadores, Radia Perlman, também conhecida como a mãe da Internet, foi convidada a falar sobre as transformações tanto positivas quanto negativas que a Internet gerou na sociedade. Assim mesmo, ela explicou os inícios da Internet e a criação de alguns protocolos como o STP (Spanning Tree Protocol).

A partir das 11h30 aconteceu o Fórum Público de Políticas com a participação dos moderadores Ariel Weher e Paola Pérez. Neste dia de trabalho, foram apresentadas 7 das 11 propostas disponíveis, entre elas merecem destaque a AUP (uso aceitável da lista de políticas), as transferências entre os RIRs e os sequestros de rotas BGP, entre outras.
O dia foi encerrado com a Assembleia Anual de LACNIC.

Confira resumo da terça-feira aqui.

Quarta-feira, 8 de maio

O dia da quarta-feira continuou com o Fórum Público de Políticas, em que foram apresentadas as 4 propostas de políticas restantes. Vale menção a proposta de registro e validação do contato de abuso que gerou muita discussão e comentários dos participantes.

A seguir, aconteceu a segunda edição do Fórum Técnico de LACNIC, em que mais de 24 trabalhos sobre diferentes assuntos, como segurança cibernética, peering BGP, CDN, Privacidade em DNS, a IoT, Implementação do IPv6, entre outros foram apresentados.  O dia encerrou com a apresentação dos vencedores do Desafio IPv6 que foram: a Universidade Autônoma de Querétaro e a Universidade Distrital Francisco José de Caldas / Rede de Pesquisas de Tecnologia Avançada (RITA).

O FIRST Symposium - organizado em conjunto com o LACNIC e co-anfitrião CERT.br - começou hoje, com uma sessão plenária para discutir questões relacionadas ao Gerenciamento de Incidentes de Segurança. O segundo e terceiro dia foram destinados à capacitação.

Confira resumo da quarta-feira aqui.

Quinta-feira 9 de maio

Na quinta-feira, o Fórum Técnico do LACNIC continuou com várias apresentações que abordavam questões como botnets, 464XLAT, segurança de roteamento, filtragem de rotas, entre outras.
Após o Fórum, foi realizada a apresentação do livro O Desenvolvimento da Comunidade de LACNIC, pesquisa realizada por Carolina Aguerre, com o apoio da ICANN, Internet Society e LACTLD. Este documento procura colocar o movimento dos atores da região que permitiu o surgimento de LACNIC e sua posterior consolidação.

Para encerrar o dia, foi desenvolvido o Painel de Fortalecendo a Infraestrutura da Internet da região, em que várias organizações que participaram dos programas de LACNIC que promovem a criação de infraestruturas técnicas e capacidades na região, contaram suas experiências em primeira pessoa.

Assista o resumo da quinta-feira aqui.

Sexta-feira 10 de maio

No último dia de atividades do LACNIC 31, foram desenvolvidos dois painéis de destaque.
O primeiro girou em torno das iniciativas de LACNIC para o desenvolvimento de habilidades digitais e técnicas da comunidade, nas que participantes das iniciativas Ayitic Goes Global, Programa FRIDA, Campus de LACNIC e LACNIC on The Move, compartilharam suas histórias de sucesso.

Por ocasião do 50º aniversário do primeiro envio do pacote pela Internet, realizou-se o painel Pioneiros da Internet, no qual Ida Holz, Lito Ibarra, Peter Harrison, Demi Getschko e Daniel Trujillo relataram suas experiências com o início da Internet.

Posteriormente, realizou-se o bloco de apresentações do LACNOG, o Fórum de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe, com quem LACNIC realizará seu próximo evento na Cidade de Panamá.
Assista o resumo da sexta-feira aqui.

Confira as apresentações e vídeos do evento aqui.

CHK_LACNIC