A região do LACNIC vai adicionar quatro novas cópias de servidores raiz

O Programa +RAÍZES selecionou as organizações Telesur (Suriname), Comteco (Cochabamba, Bolívia), TIGO (Cidade da Guatemala, Guatemala) e Transtelco (Monterrey, México) para instalar novas cópias do servidor raiz I este ano, no âmbito do acordo do LACNIC com o administrador global desse servidor raiz, a empresa Netnod.

Foram 27 as organizações da América Latina e o Caribe interessadas em hospedar uma cópia do servidor que se apresentaram à chamada feita por +Raízes. No início, foram selecionadas quatro organizações, embora os responsáveis pelo programa admitiram que é possível expandir o número de beneficiários mais adiante.

Para escolher as organizações, foram levados em consideração critérios em diferentes dimensões, como países que não têm cópias de servidores raiz I, que não têm cópias de outros servidores raiz, sites em que seja beneficiado um maior número de usuários com o serviço, entre outros. Esses critérios não são excludentes e é feito um equilíbrio entre uns e outros em concordância com os operadores de servidores raiz do DNS.

Depois de escolher as organizações onde as cópias serão hospedadas, o processo continuará com a assinatura dos acordos de confidencialidade para avançar na compra e possível importação dos servidores em cada país. Uma vez que o servidor estiver no destino, começará a etapa de instalação.

Este projeto faz parte do programa +Raízes do LACNIC que tem por objetivo principal à instalação de cópias anycast nos servidores raiz nos países da região. Desde o início do programa, mais de 30 cópias foram hospedadas na região com o apoio do LACNIC.

CHK_LACNIC