Adriana Ibarra

México

Advogada especializada em propriedade intelectual e mídia eletrônica. Estudou Direito e mestrado em Direito Comercial Internacional no Tecnológico de Monterrey, Campus Monterrey, no México. Fez cursos relacionados à Propriedade Intelectual, Mídia Eletrônica e Internet da Organização Mundial da Propriedade Intelectual e do Centro Berkman para Internet e Sociedade, no Programa de Direito da Internet da Harvard Law School, no México. Foi certificada como consultora e árbitro em litígios de propriedade intelectual e comércio internacional pelo Tribunal Internacional de Conciliação e Arbitragem do Mercosul/ALCA.

Participa de organizações envolvidas com a Internet e, em especial, com a região da América Latina e do Caribe, incluindo o ICANN, o LACNIC, o LACTLD e o NIC México, há mais de 12 anos. Atuou como especialista em fóruns da Câmara dos Deputados e de diversas autoridades mexicanas em matéria de propriedade intelectual e mídia eletrônica. Foi coordenadora da área de Propriedade Intelectual e Tecnologias da Informação do Sistema Tecnológico de Monterrey, assessora e membro do Comitê Consultivo do NIC México. Lecionou na Universidade Tec Milenio; atuou como coordenadora da área de Propriedade Intelectual e Tecnologias da Informação em um escritório de advocacia, enquanto ocupava este cargo a sua equipe foi reconhecida como a melhor equipe de propriedade intelectual do México pela revista World Finance, Legal Awards de 2010.

Adriana foi palestrante e autora de diversos congressos e publicações nacionais e internacionais organizados por IMPI, INDAUTOR, FIADI, NIC México e por várias universidades, também foi autora de outras publicações como: Mondag, Latin Lawyer, Ejecutivos de Finanzas, Tax Notes International, IDC Seguridad Jurídico Fiscal, AMECE, LatinoamerICANN, o jornal El Norte, e responsável pela Seção de Propriedade Intelectual, Negócios e Investimentos, "Inquérito México" do Bureau Internacional de Documentação Fiscal, 2009 e 2010, "Digest of Commercial Laws of the World, Mexico: Trademarks Practice & Forms", Oceana Publications, Inc. 2003 e 2010. Coautora de "Factura Electrónica, Guía Practica de Implementación", Edição Especial, TELMEX e Diverza Información y Análisis, S.A. de C.V., 2006. Também foi coautora de "Mexico Tax, Law and Business Briefing: 2005, Mexico's Tax Law Finally Catches Up to Business Overhauling E-filing and E-Invoicing", WorldTrade Executive, Inc., 2005. Coautora de "Compilación de Documentos derivados del Foro: Avances en la Legislación en Materia de Comercio Electrónico" e oficinas organizadas pela Comissão de Comércio e Fomento Industrial da Honorável Câmara dos Deputados. Network Information Center Mexico, 2002. Coautora, "Manual y Políticas de Derechos de Autor para el Sistema Tecnológico de Monterrey", "Manual y Políticas de Signos Distintivos para el Sistema Tecnológico de Monterrey" e "Manual y Políticas de Invenciones para el Sistema Tecnológico de Monterrey", Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, 2003. Coautora, entre outros.

É membro da Ordem dos Advogados do México, da Ordem dos Advogados do Estado da Geórgia, nos EUA, consultora de Direito Estrangeiro e da Ordem dos Advogados dos EUA nas Seções ou Comitês de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação.

Adriana faz parte da Comissão Fiscal do LACNIC desde 2003. Atualmente, trabalha no escritório Vázquez Ibarra, LLC e estuda na Faculdade de Direito da Universidade Mercer.

 

CHK_LACNIC