Como participar

A participação da comunidade é um elemento chave para o desenvolvimento da Internet na região.

Há várias formas de ficar envolvido:

Desenvolvimento de políticas

LACNIC baseia suas operações em um modelo de autorregulação por meio do qual as regras (políticas) para a administração dos recursos da Internet são desenvolvidas pela comunidade regional em um processo participativo, público, transparente, aberto e baseado no consenso.

Mediante o processo de desenvolvimento de políticas (PDP) é validada a criação e modificação das políticas que o RIR aplica na sua região. Confira os detalhes do PDP.

Qualquer pessoa interessada pode fazer uma proposta de política para melhorar a designação de recursos atual. Você pode inserir uma nova proposta aqui

Você também pode consultar a lista de propostas que foram enviadas até o momento, tanto aquelas que chegaram a um consenso, quanto as que estão em discussão ou foram abandonadas.

Se você tiver alguma dúvida, pode consultar nossa seção de perguntas frequentes.


Eleições

LACNIC encoraja os membros da comunidade a participarem dos diferentes processos eleitorais que tem lugar anualmente. Alguns deles são de participação exclusiva para os associados de LACNIC, enquanto outros são abertos para toda a comunidade.

Conheça as eleições que estão em andamento e participe.


Eventos

Os eventos de LACNIC são espaços de encontro regional para o diálogo multissetorial, a formação técnica de alto nível e o debate sobre as questões que mais interessam  à comunidade da Internet. Se você estiver interessado, confira a agenda dos nossos próximos eventos e fique informado.


On the Move

Os eventos On the Move, de dois a três dias de duração, estão focados no compartilhamento de informações, experiências e melhores práticas sobre implementação do IPv6, promoção de pontos de troca de Internet IXP, questões de segurança informática, bem como nos aspectos chave da governança global da Internet. Encontre mais informações e datas para os próximos eventos On the Move aqui.


Patrocínios

Os eventos de LACNIC oferecem oportunidades de networking e visibilidade para as empresas. Se você estiver interessado em promover nossos eventos, conheça as categorias e benefícios que oferecemos.


Listas de discussão

As listas são um espaço de troca que visam alcançar acordos para o desenvolvimento da Internet, bem como promover e representar os interesses da região.
Além disso, através das listas, você receberá informações sobre atividades, chamadas para eleições e apresentações de projetos, cursos, entre outras informações relevantes.
Conheça as diferentes listas nas que você pode participar e cadastre-se aqui.


Boletim

LACNIC News é o boletim de notícias de LACNIC que publica mensalmente artigos e entrevistas sobre o IPv6, segurança cibernética, governança, projetos de cooperação e as principais novidades da Internet na região. Cadastre-se!


Redes sociais

Siga-nos nas redes e fique por dentro das últimas novidades.

Twitter
Facebook
Linkedin
Instagram
Youtube

CHK_LACNIC