Associação entre LACNIC e Google para fortalecer capacidades digitais na região

LACNIC anunciou hoje um acordo com o Google para trabalhar no fortalecimento dos mercados digitais nos países da América Central e o Caribe mediante o desenvolvimento de capacitações.

Em cada um dos três países onde a experiência será desenvolvida, LACNIC e o Google vão ministrar um curso técnico sobre interconexão de um dia e meio de duração e um treinamento de meio dia sobre empreendedorismo e marketing digital.

A experiência vai começar depois de meados do ano em três países da região: República Dominicana, Guatemala e Trinidade e Tobago.

O projeto visa fortalecer simultaneamente o ecossistema de empreendedorismo e a conectividade local, mais especificamente, o fluxo de tráfego. "Para incentivar o desenvolvimento de um mercado digital, é necessário trabalhar tanto no fortalecimento da Internet e da infraestrutura crítica, quanto no desenvolvimento de serviços digitais oferecidos", disse Laura Kaplan, gerente de desenvolvimento e cooperação de LACNIC.

"Para o Google, este programa complementa os esforços e investimentos que desenvolvemos na América Central e o Caribe para aproximar nossos serviços de seus usuários, o que inclui, entre outras coisas, a implementação de Pontos de Presença (POP) na Guatemala e outros locais possíveis na região. Juntamente com o LACNIC, trabalharemos nesses cursos que visam contribuir conhecimento e capacidades locais nesta área que continua crescendo e oferecendo oportunidades de emprego na região", disse Gabriel Recalde, Gerente de Políticas Públicas do Google para a América Central e o Caribe.

Os cursos serão ministrados por técnicos de LACNIC e do Google, e cada país contará com a colaboração de sócios locais do ecossistema da Internet.

O treinamento técnico consistirá em um curso de um dia e meio sobre interconexão para técnicos e profissionais de ISP e IXP/NAP locais. O trabalho será realizado com base na situação de cada país para identificar seus principais desafios, levando em conta o acesso e uso da Internet, mapeando os atores do ecossistema, como eles interagem entre si e quais são as principais barreiras para a troca de tráfego. Será dada ênfase especial aos benefícios do tráfego local e ao desenvolvimento de ferramentas para a tomada de decisões de atores locais, incluindo a análise de modelos de negócio e a construção de confiança. O curso incluirá capacitações no IPv6, BGP, RPKI, melhores práticas de roteamento, padrões abertos e servidores raiz.

Também em cada um dos países onde os cursos serão ministrados, haverá meio dia dedicado ao empreendedorismo e ao marketing digital. Esta oficina de meio dia buscará chegar aos empreendedores em tecnologia e às pequenas e médias empresas que ofereçam serviços digitais a nível local. As datas dos cursos e detalhes sobre como se inscrever serão anunciadas no segundo semestre de 2018 nos canais de comunicação de LACNIC.

 

CHK_LACNIC