Revisão da ASO

O QUE É A REVISÃO DA ASO?

A Organização de Suporte a Endereços (ASO) é uma organização de apoio aos membros da ICANN. O seu papel é rever e desenvolver recomendações em relação às políticas de endereçamento dos protocolos da Internet (IP) e aconselhar a Diretoria da ICANN.

De acordo com os estatutos da ICANN, todas as organizações de suporte devem realizar uma revisão periódica de sua operação. A Organização de Recursos de Numeração (NRO) é a responsável da realização dessa revisão da ASO, para a qual selecionou a ITEMS International, consultoria especializada na área de telecomunicações e Internet, que publicou em 8 de agosto de 2017 o relatório final com as conclusões da sua revisão.

Dentro dessas conclusões há 18 recomendações que a NRO aceitou. As primeiras 17 recomendações são bem definidas e práticas, e podem ser implementadas por meio de ações da secretaria da NRO ou do Conselho de Endereços da ASO (ASO AC), em relação aos procedimentos administrativos, documentação ou, em alguns casos, ajustes aos acordos estabelecidos pela ASO. Prevê-se que essas ações não suscitem controvérsias.

A recomendação n°18 afirma que "A NRO deveria iniciar uma consulta com as comunidades dos cinco RIR para determinar a estrutura futura da ASO." O Conselho Executivo da NRO decidiu aceitar esta última recomendação.

QUAL É O PROCESSO NA NOSSA COMUNIDADE?

O objetivo da consulta foi rever as implicâncias estruturais das questões identificadas por ITEMS na revisão da ASO, incluindo, mas não se limitando a:

  1. Qualquer atualização e ajuste identificados como necessários para os documentos associados à ASO.
  2. Qualquer esclarecimento e ajuste dos procedimentos identificados.
  3. Qualquer confusão informada sobre os papeis entre a ASO e a NRO, e seus componentes.
  4. Qualquer percepção de complexidade sobre as relações entre a NRO, a ASO e a ICANN.
  5. A relevância e despesas para os RIR das várias atividades de divulgação da ICANN.

Os aspectos listados a seguir estão fora do escopo desta consulta pública:

  1. O processo de desenvolvimento de políticas globais (GPDP).
  2. O papel do Conselho da ASO em relação ao GPDP.

A consulta consiste em sessões informativas, envolvimento de diferentes níveis e um mínimo de duas instâncias formais para receber as contribuições devidas da comunidade.

  1. Primeiro, a partir de 16 de abril foi fornecida uma lista de discussão para incentivar o debate sobre o papel e a função da ASO.
  2. Em 2 de maio, durante LACNIC 29, foi realizada uma sessão plenária informativa com um painel de palestrantes distintos. Video
  3. De 7 a 26 de maio, foi realizada uma consulta on-line com base nos resultados da consulta presencial durante o LACNIC 29.
LINKS RELACIONADOS
FINAL REPORT
CHK_LACNIC