Resumo diário

A quinta-feira 30 de outubro começou no salão Constitución com diferentes apresentações de LACNOG, o Fórum de Operadores de redes da América Latina e o Caribe.

 As apresentações da manhã foram as seguintes:

Colisões de nomes - Gustavo Lozano, ICANN        
HSM de baixo custo para assinaturas de DNSSEC - Javier Bustos et al, NIC Chile Research Labs          
 Implementação da validação de DNSSEC em um ISP - O caso VTR - Pablo Jiménez, VTR Globalcom S.A.        
Otimização do CORE de REACCIUN para a continuidade e qualidade do serviço - Gregorio Manzano, CENIT            
Apresentação BCOPs - Luis Balbinot/Pedro Torres, BCOP LACNOG 

Depois do almoço, foram realizadas as apresentações de LACNOG

Relatório sobre a qualidade dos vídeos no Youtube - Alejandro Guzmán, Google  
Seamless MPLS - Gianpietro Lavado, Cisco          
CPE virtual (vCPE) - Juan P. Rodriguez, Alcatel-Lucent 
Casos de uso de eVPN – Luis Palma, Alcatel-Lucent          
Repensando o MPLS no datacenter – Álvaro Retana, CISCO            
Mapeamento de endereços e portos (MAP), Hernán Contreras G.; Cisco

Para fechar a tarde, às 16:15h foram realizadas atualizações dos RIR, o NRO, a IANA e a ASO AC, e por último, Carlos Martínez e Diego Mena apresentaram um relatório de atividades e serviços de LACNIC.

A quarta-feira 29 de outubro começou com as seguintes atividades paralelas:

Reunião LAC-IX

LAC- IX, a reunião dos Pontos de Troca de Tráfego da Internet que promove o networking na região da América Latina e o Caribe, foi realizada das 9:00 às 12:30h (hora local do Chile) no salão Atacama. Alguns de seus objetivos são aumentar o tráfego da Internet na região e o apoio do Governo nas políticas, estatísticas relacionadas à troca de tráfego na Internet.

Fórum Público de Políticas de LACNIC

Neste fórum, moderado por Carlos Plasencia, foram realizadas importantes apresentações acerca da atualização do processo de desenvolvimento de políticas. A primeira com o ID LAC-2014-2, que trata sobre a modificacão do texto de requisitos para alocar ASN, foi proposta por Jorge Lam e visa esclarecer e simplificar o processo através do qual LACNIC designa os ASN. Essa política atingiu o consenso com uma maioria significante, pelo que vai entrar no processo de últimos comentários para ser depois ratificada ou não pela diretoria de LACNIC.

A segunda política com o ID LAC-2014-3 que pretende atualizar o Processo de Desenvolvimento e cujo autor é Ricardo Patara, trata sobre a definição de responsabilidades e prazos para esse processo. Deve-se apresentar uma nova versão para remover o que refere ao processo de apelações e voltar à lista para novos comentários.

A seguir, Carlos Martínez da equipe de LACNIC fez uma apresentação sobre as lacunas nas políticas identificadas por LACNIC, com a finalidade de motivar à comunidade para apresentar novas propostas que eliminem vácuos e que aprimorem o Manuel das Polítivcas.

Após o fórum teve lugar a sessão de consulta sobre a transição da supervisão das funções da IANA, moderada pelos três representantes da comunidade: Jorge Villa, Rafael Ibarra e Esteban Lescano.  Para mais informações sobre o processo acesse: http://www.lacnic.net/web/lacnic/iana-transicion

À tarde, aconteceu a inauguração de LANOG no salão Constitución. LACNOG, o Grupo de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe, é um fórum de discussão, aprendizado e colaboração sobre questões diretamente relacionadas à operação de redes. Entre os apresentadores estiveram:

Alejandro Prince- Estudo do desenvolvimento e impacto dos IXP em países da região LAC.

Agustin Formoso - Projeto  Simón - Determinando a conectividade da América Latina e o Caribe através de medidas de latência.

Ariel Sebastián – Análise e diferenças nas publicações BGP entre trânsitos e IXP.

Mauricio Agudelo- Expansão da infraestrutura regional para a interconexão de tráfego da Internet na América Latina.

Agustín  Speziale- Gestão de pedidos de instituições governamentais sobre a inabilitação do acesso a conteúdo em um ISP.

Carlos Martínez- Geolocalização: estado atual, problemas e algumas alternativas para o futuro.

 Lacier Dias- Boas práticas para um ASN saudável - Lacier Dias, RENPAC  

Doug Madory - 512K: Primeiros impactos

Julimar Lunguinho Mendes -Relatório do PTT.br sobre a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

A quarta-feira terminou com um evento social no Castelo Hidalgo.

O Hotel Crowne Plaza do Chile hospedou hoje, 28 de outubro às 9:00h (hora local de Santiago de Chile), a cerimônia de abertura de LACNIC 22- LACNOG14 que contou com mais de  350 participantes da região.

No âmbito dessa atividade, a mesma contou com a presença de Pedro Huichalaf- Subsecretário das Telecomunicações do Chile, Ennio Vivaldi - Reitor da Universidade do Chile, Oscar Messano- Presidente de LACNIC, Ricardo Patara- Chair de LACNOG e Patrocio Poblete – Diretor de NIC Chile.

O subsecretário das Telecomunicações salientou a relevância do apoio das organizações governamentais na implementação do protocolo IPv6 na região.

Depois da cerimônia de abertura, foi assinado o acordo de cooperação entre LACNIC e a Comissão Técnica Regional das Telecomunicações da América Central (COMTELCA). Este acordo permite o desenvolvimento de ações conjuntas relacionadas com a cooperação institucional e acadêmica nas áreas de pesquisa e serviços para a comunidade que contribuam com a abordagem associada à educação digital para o uso de tecnologias da informação, implementação do IPv6, promoção de Pontos de Troca da Internet IXP e maior participação da região em questões de Governança.

Nota de imprensa:

Posteriormente Ernesto Majó apresentou o relatório geral de LACNIC que tratava de varias questões como a transição da supervisão das funções da IANA, o esgotamento do IPv4 na região e o crescimento do número de associados de LACNIC.

Às 10:30h foi realizado o painel introdutório sobre a transição da supervisão das funções da IANA com a moderação de Ernesto Majó de LACNIC e a presença de importantes autoridades como Pablo Hinojosa- APNIC, John Curran- ARIN, Harmut Glaser – ASOC AC, Gonzalo Navarro- ICANN, Rodrigo de la Parra- ICANN e Pedro Ivo Silva.

Neste painel foi recapitulado o processo de Consulta Regional sobre a transição da custódia das funções da IANA na região e em outras regiões, bem como o processo geral de coordenação entre os diferentes atores da Comunidade da Internet; finalizando com a descrição da última instância do mesmo no IGC.

Rodrigo de la Parra- Vice-presidente para a América Latina e o Caribe da ICANN agradeceu a LACNIC por promover no evento, esta instancia tão importante para a região. Assim mesmo convidou todos os participantes a fazerem comentários e participarem do processo.

Harmut Glaser salientou a importância de atender uma série de princípios no processo de consulta da supervisão das funções da IANA.

John Curran- CEO de ARIN explicou como será realizado o processo de consulta pelo Grupo de Trabalho CRISP (Consolidated RIR IANA Stewardship Proposal Team) e como estarão implicados os RIR para promover a participação em cada uma das comunidades.

Por mais informações sobre o processo e o grupo de trabalho CRISP acesse: https://www.nro.net/nro-and-internet-governance/iana-oversight/consolidated-rir-iana-stewardship-proposal-team-crisp-team

A seguir, realizou-se o painel chamado "Fortalecimento da infraestrutura da Internet regional", em que foram tratados assuntos como o roteamento, BGP-RPKI, DNSSEC, cabos submarinos e pontos de troca de tráfego em que participaram representantes da ICANN, AEPROVI, NIC.CL, LAC IX e Dyn Research. 

À tarde foi levada a cabo a Conferência ION que convidou engenheiros de redes e especialistas da indústria para discutir sobre as tecnologias emergentes, incluindo o IPv6 e DNSSEC. ION permite que os operadores de redes fiquem na vanguarda e assim poder compreender e implementar tecnologias emergentes da Internet, sendo uma oportunidade única para discutir o futuro da Internet com as pessoas que ajudam a criá-lo.

Entre os palestrantes podemos salientar a Álvaro Retana (CISCO), Chris Grundeman (Internet Society), Arturo Servin, Carlos Martínez (LACNIC), Jan Zorz (Internet Society), Rodrigo Arenas (NIC Chile) e Max Larson Henry.

Nesta segunda-feira 27 de outubro de 2014, cerca de 280 pessoas se aproximaram ao evento no primeiro dia de registro, realizado na Universidade Católica do Chile, para retirar seus materiais e participar dos cinco tutoriais paralelos propostos.  Agradecemos aos participantes de mais de 28 países da região que se somaram a nós em Santiago de Chile.

Convidamos vocês a lerem estas atualizações sobre as atividades realizadas durante LACNIC22-LACNOG14, disponíveis diariamente no site do evento (eventos.lacnic.net/lacnic22).

FIRST (Fórum Global de Resposta a Incidentes e equipes de segurança)
Este primeiro FIRST Simpósio e Colóquio Técnico, ministrado tanto para membros FIRST quanto para outros convidados, foi levado a cabo das 9:00 às 18:00h. Seu objetivo principal foi compartilhar informações sobre vulnerabilidades, incidentes, ferramentas e outras questões que afetam a operação de resposta a incidentes e as equipes de segurança.

Para mais informações acesse http://www.first.org/events/colloquia/santiago2014/program

Os seis tutoriais técnicos, apresentados hoje às 9:00h e que contaram com a participação de mais de 200 pessoas foram:

Tutorial Introdução Geral ao IPv6
Alejandro Acosta e Jan Zorz fizeram uma breve introdução à implementação do IPv6 na Aula Magna.

Tutorial IPv6 no acesso fixo e móvel
Instrutores: Santiago Aggio, Ariel Weher

Neste tutorial foram explicadas as diferentes tecnologias e técnicas de implementação do IPv6 que os provedores de acesso usam na última milha, tanto nos acessos fixos quanto móveis. Assim mesmo, foram tratadas outras questões como Dual Stack vs. NAT vs. túneis, diferentes métodos de designação do IPv6 e implementação no acesso fixo e móvel, entre outros.

Tutorial DNSSEC
Instrutores: Mauricio Vergara, Eduardo Mercader, Gonzalo Romero

Neste tutorial, acontecido no Auditório 2, foram introduzidos os conceitos básicos de DNSSEC; também foram realizadas atividades práticas a fim de que os alunos se familiarizem com os aspectos operacionais da tecnologia.

Tutorial Administração de Recursos da Internet
Instrutores: Gianina Pensky

Neste tutorial, destinado a representantes de organizações que já são membros de LACNIC, os instrutores ensinaram a usar o Sistema Administrativo de Recursos de LACNIC, registrar sub-designações de prefixos feitos a terceiros, usar o serviço Whois, manter atualizadas as informações de contato de um bloco ou de uma organização e delegar a resolução inversa de um bloco.

Tutorial Roteamento BGP, RPKI, Anycast
Este tutorial foi dividido em duas partes: durante a primeira sessão foram apresentados os conceitos básicos do protocolo BGP bem como os aspectos operacionais básicos em ambientes de carrier; na segunda parte foram introduzidas algumas das últimas tendências em segurança no roteamento, particularmente a validação de origem usando certificação de recursos (RPKI).

Fórum LAC IETF
Neste tutorial foram descritos vários aspectos do IETF, a fim de explicar aos novos participantes como funciona o IETF. Considerando que a maior parte do trabalho no IETF é realizado nas listas de discussão dos diferentes grupos de trabalho, tentou-se motivar os participantes a se envolverem nas listas relativas às suas áreas de especialização.

O dia foi encerrado na Aula Magna em uma sessão em que Ernesto Majó –CEO Interino de LACNIC- deu as boas-vindas e explicou a dinâmica dos eventos de LACNIC aos mais de 80 novos participantes registrados.

Streaming
Conectividad
Conectividad Temporal
Peering Forum
Media
CHK_LACNIC