Resumos diários

Durante a manhã de quinta-feira, dia 9 de maio, se realizaram três atividades paralelas: a Assembléia de LACTLD, FLIP-6 e o Fórum de Interconexão Regional.

Como pontos fortes da manhã, debe-se sublinhar a reeleição de Frederico Neves (. BR) ao Diretório de LACTLD e o lançamento do acordo para fortalecer o sistema de roteamento da Internet entre o LACNIC AEPROVI, CISCO, ANDINA. O projeto conjunto visa contribuir ao fortalecimento da tecnologia e da segurança no sistema de roteamento da Internet (leia o comunicado de imprensa aqui).

Na tarde, destacamos os relatórios dos outros Registros Regionais de Internet (ARIN, APNIC e RIPE; AFRINIC apresentou na Quarta-feira) e o Primeiro Fórum de Peering na América Latina e no Caribe, que reuniu 12 empresas para negociar as questões relacionadas com a interconexão direta dos países da região.

O dia se encerrou com a Assembléia de associados de LACNIC e um BOF (Birds of a Feather), que são reuniões informais sobre temas especializados de interesse, neste caso sobre IPv6 e roteamento.

Na assembleia de associados foi considerado e aprovado o relatório anual, o balanço, inventário, contas de recursos e despesas, o relatório dos auditores externos e o relatório da comissão fiscal em 31 de dezembro 2012. Cássio Vecchiatti foi ratificado como membro da comissão fiscal. A assembleia rejeitou a nomeação de Moacyr Francischetti Correa então continua no cargo José Enrique Díaz Jolly na comissão eleitoral.

Os esperamos amanhã para a reunião LACNOG, a finalização do Foro Publico de Politicas e a Cerimônia de Encerramento. Este é o último resumo diário de atividades, mas em breve será divulgado um resumo completo do evento.

Não esqueça que você pode baixar todas as apresentações e ver vários vídeos de LACNIC 19 visitando os links apropriados no site do evento.

Durante a manhã de quarta-feira, dia 8 de maio, se realizaram três atividades paralelas:

Continuou o Fórum Público de Políticas, com os seguintes pontos destacados:

1. Foi anunciada a eleição de Jorge Villa (Cuba) como representante da comunidade para o ASO AC.

2. Sobre as propostas de políticas:

LAC-2012-08v3 Transferências de recursos IPv4 entre regiões (inter RIR) – Não houve consenso, voltou para a lista para mais debates.

LAC-2012-11 Requerimento de inscrição no RPKI para recursos adicionais – Foi retirada pelo autor.

Também foi aberta a Reunião de LAC-IX, onde 10 operadores compartiram experiências e novas iniciativas para o fortalecimento dos pontos de intercâmbio em nossa região.

Continuou a Reunião de LACTLD, cujo tema principal foi a segurança nos registros. Dito painel contou com representantes de .PE (Rolando Toledo), .MX (Oscar Robles), .DE (Jörg Schweiger), .US (Fernando España), .CO (Eduardo Santoyo), .BR (Frederico Neves). Também se desenvolveram apresentações sobre distintas experiências, e ferramentas relacionadas com incidentes e ameaças a nível de nomes de domínio. Organizações como ISOC, PCH, o "Programa de Ciberseguridad de la OEA" e LACNIC, também desenvolveram seus programas de trabalho relacionados com os registros.

Como ponto forte do dia debe-se sublinhar a  realização do acordo entre LACNIC e a "Organización de los Estados Americanos (OEA)" através da "Secretaría de Seguridad Multidimencional (SSM)" para fortalecer as iniciativas de ambas organizações no desenvolvimento da segurança cibernética nas Américas. Leia o comunicado da imprensa completo aquí.

Finalmente, durante as atividades realizadas na tarde de Lacnic 19, destacamos a apresentação da Keynote Radia Perlman no marco do Fórum de Segurança de Redes (LACSEC) que apresentou: "Internet: mitos, pasos en falso y misterios".  Radia Perlman é Fellow em Inter Labs, com a especialização em encaminhamento e protocolos de segurança. Sua filosofia básica sobre o desenho de redes é que as coisas "devem sempre funcionar" sem nenhum tipo de configuração. Muitas das tecnologias que desenhou são utilizadas na Internet a décadas. O vídeo de apresentação estará disponível em nossa lista Lacnic19 do youtube em breve.

O dia se encerrou com o evento social de LACNIC 19 no Jardim Botânico de Medellín.

Os esperamos amanhã para a continuação de FLIP-6, LACSEC, Fórum Público de Políticas, Fórum de Interconexión Regional, e durante a tarde, a Assembleia de Associados de LACNIC.

A manhã da terça-feira 07 de maio começou com três atividades paralelas:

Reunião LACTLD

Esta manhã começou a quinta oficina de Política deLACTLD com a participação de 20 registros membros de LACTLD e 35 participantes na primeira manhã de trabalho. Os participantes apresentaram a suas agendas de trabalho atuais entre os colegas da região na sessão de abertura. Rodrigo de la Parra e Everton Lucero de ICANN apresentaram os principais pontos de trabalho para a região da América Latina. Em seguida, os registros .ve e .gt compartilharam suas experiências e se apresentaram os aspectos de negócios e política relacionados com a implementação de DNSSEC (Richard Lamb, ICANN).

Encontro do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança de LAC

O encontro de CSIRTs, em sua quarta edição, atraiu mais de 25 participantes de vários países da região, em nome de diferentes organizações, incluindo grupos do governo, universidades e provedores de serviços de Internet. Foram discutidos temas de interesse dos CSIRT, incluindo o trabalho de segurança cibernética da OEA, as experiências de gerenciamento de spam no Brasil e recentes ataques de negação de serviço.

Fórum Latino-americano do IPV6, FLIP6.

O Fórum contou com a participação de destacados especialistas internacionais, que falaram sobre questões de segurança, casos de negócios, redes corporativas e de governo, banda larga móvel, estudos de caso e técnicas de transição em relação ao novo protocolo IPv6. O Fórum continuará na quinta-feira  de 9:00 a 10:30.

Na hora do almoço, foi desenvolvida a terceira edição dos espaços "Mulheres e TIC" que promovem o networking e o diálogo sobre a participação das mulheres na tecnologia. Radia Perlman,  keynote de LACSEC nesta quarta-feira em LACNIC 19, partilhou a sua experiência e as suas origens em um mundo em grande parte masculino. Valeria Betancourt, Diretora de Políticas de APC, apresentou iniciativas que visam promover a participação das mulheres na esfera digital e eliminar a violência de gênero on-line (ver: www.dominemoslatecnologia.com e http://www.genderit.org/). Finalmente Ana Palacios Cardona, Diretora de Medellín Digital, falou sobre a experiência de mulheres formadas nas aulas digitais. Cerca de 60 mulheres inscritas para o evento participaram nesta reunião.

Na tarde começou o Fórum Público de Política de LACNIC. Como pontos importantes nesta reunião:

1. Eleição de Nicolas Antoniello como Chair do Fórum por outros dois anos;

2. Proposta de política apresentada por Raúl Echeberría, CEO de LACNIC :

LAC-2012-13v2 - Alteração dos requisitos para candidatos ao ASO AC

Acessa o texto da proposta aqui: http://www.lacnic.net/documents/10834/31186/lac-2012-13-SPv2.pdf/53c27e73-46d5-4b21-955d-96ade3190ad1 . (A proposta chegou a um consenso).

Por fim, foi anunciada a sede LACNIC 20/LACNOG 2013: os esperamos desde o 27 de Outubro ao 1ro de novembro, 2013, em Curaçao!

Amanhã às 9:00 horas, não perca a segunda parte do Fórum de Políticas Públicas e as reuniões paralelas LACTLD e LAC-IX.

Esta segunda-feira, 6 de maio de 2013, às 14h de Medellín, se realizou a Abertura Geral do evento com a participação de mais de 400 pessoas de 34 países da região e do mundo. Estavam presentes nesta sessão inaugural: Diego Molano Vega, Ministro de Tecnologias da Informação e das Comunicações;   Oscar Messano, Presidente do Diretório de LACNIC;  Eduardo Santoyo, Presidente de LACTLD;  Genaro García, CEO de INTERNEXA; Raúl Echeberría, CEO de LACNIC; Carolina Aguerre, Diretora Geral LACTLD; Ana Isabel Palacios, Diretora de Medellín Digital; Aníbal Gaviria em representação do Alcalde de Medellín; María Isabel Mejía, Vice Ministra de TI.

O Ministro Molano Vega agradeceu o convite e deu as boas vindas "a cidade mais inovadora do mundo" e agregou: "voltem aos seus países e digam que algo está passando aquí em Colômbia", destacando o importante trabalho que está se realizando com o "Plan Vive Digital".

A continuação, se realizou o painel "A agenda de Gobernança de Internet para os próximos 5 anos" com a moderação de Eduardo Santoyo, Presidente de LACTLD e a participação de Raúl Echeberría, Diretor Executivo de Lacnic ; Valeria Betancourt, Diretora Programa de Políticas de Informação e Comunicação, APC; Karel Elizabeth Ochoa Reyes, Diretora Geral Adjunta de Assuntos Internacionais, Secretaria de Comunicações e Transporte (SCT) e Iván Sánchez, Comissionado de CRC (Comissão de Regularização de Comunicações). É possível acessar ao vídeo completo deste painel a partir de terça-feira, 7 de maio, durante  tarde, desde a lista Lacnic 19 no youtube (ver site do evento) e ao conteúdo da apresentação da agenda regional para a governança da Internet neste link: http://info25.org/es/internetgob.

Finalmente, de 16h30min às 18h se realizou o painel "Estratégia relacionamento da ICANN para a América Latina e o Caribe" com a moderação de Rodrigo de la Parra, VP de ICANN para América Latina e Caribe. Neste painel foi explicado como a Autoridade que  atribue os Nomes e Números de Internet globalmente assumiu o compromisso de aproximar-se e trabalhar diretamente com as regiões que participam da entidade. Especificamente em relação a nossa região, foi falado sobre o Plano Estratégico 2013-2016 de América Latina e Caribe e foi feita referências a abertura de um escritório regional na "Casa da Internet da América Latina e o Caribe", localizada em Montevidéu, Uruguai onde se encontram alojados: LACNIC, Internet Society (ISOC), Red Clara, LACTLD, AHCIET, LAC-IX, eCOMLAC. Participaram: Oscar Robles, Diretório de LACNIC; Vanda Scartezini, Membro do Comitê de Nomeação de ICANN; Fátima Cambronero, LACRALO; Andrés Piazza, LACNIC; Celia Lerman, GNSO de ICANN e Eduardo Santoyo, Presidente LACTLD.

O dia encerrou com o coquetel de bem-vinda às 19h onde todos os participantes foram convidados a compartilhar um momento agradável com seus amigos de América Latina e do Caribe no Museu de Arte Moderna de Medellín.

Os esperamos amanhã às 9h para três atividades paralelas: a reunião de LACTLD, a abertura do Fórum Latinoamericano de IPv6 (FLIP6) e a 4ta reunião de Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança de LAC.

Este domingo, 5 de maio de 2013, mais de 300 pessoas vieram para o primeiro dia de inscrição no Hotel Intercontinental para retirar os materiais e participar nos cinco tutoriais paralelos propostos. Agradecemos aos participantes de mais de 20 países da região e do mundo, que se juntaram a nós em Medellín, eleita a cidade mais inovadora do mundo em 2012. Convidamos você a ler as atualizações sobre as atividades durante o LACNIC 19, disponível diariamente no site do evento e impressa no registro, em Espanhol, Inglês e Português.

Os cinco tutoriais apresentados hoje às 14:00 horas (hora local em Medellín, a UTC -5:00 horas) e com a participação de mais de 200 pessoas, foram:

Tutorial IPv6 Básico apresentado por Jordi Palet (Espanha), Consulintel.

Tutorial Roteamento BGP e RPKI (primeira parte), apresentado por Alvaro Retana (Costa Rica), Cisco Systems e Carlos Martinez (Uruguai), LACNIC.

Tutorial DNSSEC (primeira parte), apresentado por Richard Lamb (EUA), ICANN e Gonzalo Romero (Colômbia), .Co Internet

Tutorial Gestão de Incidentes de Segurança em Provedores da Internet (primeira parte), apresentadas por Eduardo Carozo, ITC-Antel (Uruguai) e Giovanni Cruz, consultor independente (Colômbia).

Tutorial de Serviços de LACNIC (Serviço de Registro, RPKI, WHOIS, Resolução inversa), apresentado por Sergio Rojas (Paraguai), Gerardo Rada (Venezuela) e Carlos Martinez (Uruguai) de LACNIC.

O dia finalizou com a reunião para novos participantes  onde Ernesto Majó, Gerente de Comunicação,  cooperação e Relações Externas de LACNIC, deu as boas vindas aos novos participantes das reuniões anuais de LACNIC e explicou a dinâmica dos eventos para os mais de 90 novos participantes inscritos .

Os esperamos amanhã às 9:00 horas para o registro, a continuação de alguns dos tutoriais que começaram nesta jornada e dois novos tutoriais (IPv6 avançados e IPv6 para os tomadores de decisão). Desde a cerimônia de abertura às 14 horas e no resto do evento, haverá webcasting e tradução simultânea ao Inglês e Português. Também será possível seguir as atualizações do evento durante toda a semana através do Twitter com a hashtag #Lacnic19.

CHK_LACNIC