Acordos e Convênios de Cooperação

 

Desde o início, o LACNIC promoveu uma política de cooperação ativa que lhe permitiu consolidar-se como organização e cumprir plenamente sua missão básica de administrar os recursos de numeração da Internet para a América Latina e o Caribe.

Ao mesmo tempo, a implementação de acordos e atividades de cooperação de diversos tipos têm contribuído para o desenvolvimento de organizações regionais (institucionalidade), bem como para o fortalecimento da infraestrutura regional, determinando que o LACNIC desempenhe um papel central no desenvolvimento e crescimento da comunidade e da Internet na região.

Acordo de Cooperação CLARA - LACNIC
Data: 20/06/03

Acordo de colaboração com a Cooperação Latino-americana de Redes Avançadas (CLARA), organização regional sem fins lucrativos formada pelas redes acadêmicas dos países da região. Por meio deste acordo, o LACNIC se compromete a fornecer apoio administrativo e logístico a CLARA, permitindo sua consolidação e otimizando o uso dos recursos da comunidade da Internet da região. CLARA foi a primeira organização a aderir ao que hoje chamamos de “Casa da Internet da América Latina e o Caribe”.

Documento: Acesse aqui

Acordo de Cooperação ECOMLAC - LACNIC
Data: 02/10/03

ECOM-LAC é a federação de entidades de comércio eletrônico da região e um dos seis associados fundadores do LACNIC. Por meio deste convênio e de suas atualizações correspondentes, o LACNIC fornece apoio administrativo para o funcionamento institucional da organização. ECOMLAC é uma das primeiras organizações a aderir a “Casa da Internet da América Latina e o Caribe”

Documento: Acesse aqui

Acordo Universidade ORT - LACNIC
Data: 01/12/03

Por meio deste acordo de cooperação com a Universidade ORT do Uruguai, estudantes de graduação e pós-graduação em cursos de Engenharia de Software foram capacitados para realizar pesquisas sobre aspectos técnicos da Internet.

Acordo Faculdade de Engenharia / Universidade da República (UdelaR) - LACNIC
Data: 25/11/04

Este acordo com a Faculdade de Engenharia da Universidade da República do Uruguai (UdelaR) faz parte dos esforços iniciais de cooperação com universidades locais com os que o LACNIC procurou promover o envolvimento de estudantes e profissionais das carreiras de Engenharia de Redes nos processos de discussão técnica da Internet da região, ao mesmo tempo que impulsionou o desenvolvimento de competências e conhecimentos dos profissionais.

Documento: Acesse aqui

Acordo RIPE NCC - LACNIC
Data: 02/07/05

A colaboração entre as organizações técnicas é uma característica muito importante e particular da Internet, e motivo fundamental para seu sucesso global. Assim, desde o início, o LACNIC contou com o apoio dos RIR antecessores que lhe compartilharam seus conhecimentos e experiências, facilitando o cumprimento dos requisitos e obrigações técnicas e operacionais que o novo registro exigia para atender à comunidade da América Latina e o Caribe. Este acordo específico com o RIPE-NCC permitiu que o código desenvolvido pelo RIPE NCC fosse disponibilizado para seu uso por parte do LACNIC na implementação do RPKI.

Documento: Acesse aqui

Acordo complementar LACTLD - LACNIC
Data: 17/5/2006

As comunidades fundadoras do LACTLD e LACNIC estão intimamente ligadas, tornando natural o apoio e a colaboração entre ambas as organizações. Embora neste acordo estejam estabelecidas as condições para o apoio administrativo do LACNIC, incluindo em algum momento o espaço físico para seu pessoal. LACTLD foi uma das primeiras organizações a aderir ao que hoje chamamos de “Casa da Internet da América Latina e o Caribe”.

Documento: Acesse aqui

Actualización: Acesse aqui

Acordo LACNIC- LACTLD (Papel das entidades manager)
Data: 07/12/16

A colaboração com o LACTLD é regular e permanente, refletida na organização conjunta de workshops, eventos e outras atividades de interesse para as respetivas comunidades.

Este acordo estabelece o papel das entidades “manager” do projeto de nuvem Anycast do LACTLD, no que o LACNIC participa como uma das três entidades que cumprem esse papel.

Documento: Acesse aqui

Acordo LACNIC- LACTLD nuvem Anycast
Data: 27/06/18

Por meio deste acordo, o LACNIC integra sua zona DNS à rede Anycast do LACTLD, melhorando assim a estabilidade e resiliência dos serviços DNS reversos dos recursos IP da região.

Documento: Acesse aqui

Acordo de serviço LACNIC-ISOC
Data: 01/01/11

Por meio deste acordo, foi formalizada a incorporação do escritório regional da Internet Society à Casa da Internet da América Latina e o Caribe.

Documento: Acesse aqui

Acordo LAC IX-LACNIC
Data: 05/10/11

Este acordo formaliza a colaboração do LACNIC com LAC-IX, uma nova organização técnica regional focada na operação de pontos de troca de tráfego da Internet (PIT ou IX, em inglês). Assim, LAC-IX também aderiu à Casa da Internet.

Documento: Acesse aqui

MOU LACNIC - OEA/SSM (CICTE)
Data: 05/01/13

Por meio deste Memorando de Entendimento, o LACNIC e a Secretaria de Segurança Multidimensional (SSM) da Organização dos Estados Americanos (OEA) estabeleceram um quadro de cooperação geral e o reconhecimento mútuo dos papéis e contribuições que cada um realiza na área de segurança e estabilidade da Internet na América Latina e o Caribe.

Documento: Acesse aqui

Convênio de colaboração com Antel (Uruguai)
Data: 17/1/2014

Convênio geral de colaboração sobre questões de interesse mútuo: implementação do IPv6, DNSSEC e roteamento seguro.

Documento: Acesse aqui

MOU LACNIC- RIPE NCC (Cópias anycast)
Data: 18/06/14

O RIPE NCC colabora com LACNIC desde o início do processo de estabelecimento como registro regional para a América Latina e o Caribe. Mediante este MoU é formalmente estabelecida a cooperação em questões de interesse mútuo para os dois RIR. Entre outras, permitiu a implementação de cópias anycast do servidor raiz 'K', do qual o RIPE NCC é operador, na infraestrutura de entidades da nossa região.

Documento: Acesse aqui

Acordo de cooperação LACNIC- COMTELCA
Data: 28/10/14

A Comissão das Telecomunicações da América Central, COMTELCA, é uma organização regional composta pelas entidades reguladoras das telecomunicações da região. O LACNIC participa regularmente de suas reuniões e grupos de trabalho técnicos, contribuindo para uma melhor compreensão do papel que o LACNIC desempenha, bem como dos princípios técnicos da Internet. Este acordo permitiu, entre outras, a realização de inúmeras atividades de formação para profissionais da região, sejam eles funcionários do governo ou dos diversos operadores de redes da região.

Documento: Acesse aqui

Acordo LACNIC- NetNod - Root server I
Data: 24/07/15

Como parte do projeto +Raízes, o LACNIC buscou a instalação de novas instâncias de Servidores Raiz de DNS na região. É o caso do acordo com NetNod, operador do servidor raiz ‘I’, que possibilitou a implantação de suas cópias anycast.

Documento: Acesse aqui

MOU entre LACNIC- ISOC - LAC-IX
Data: 01/05/18

Por meio deste memorando de entendimento entre o LACNIC, a Internet Society e LAC-IX (Associação de Operadores de Pontos de Troca de Tráfego da Internet na América Latina e o Caribe), são estabelecidas a vontade e as ações para cooperar na realização de atividades em prol da comunidade da Internet da região.

Documento: Acesse aqui

Emenda ao MOU LACNIC- ISOC - LAC-IX
Data: 12/08/21

Esta emenda esclarece as atividades e funções das entidades participantes.

Documento: Acesse aqui

Acordo LACNIC - LACNOG
Data: 10/12/18

O Grupo de Operadores de Redes da América Latina e o Caribe (LACNOG) foi fundado em 2010 com o objetivo de promover a troca técnica e de experiências entre os operadores de redes da Internet da região. Desde o início, o LACNIC apoiou esta iniciativa e por isso o segundo evento de cada ano que o LACNIC realiza é organizado em conjunto com o LACNOG.

Documento: Acesse aqui

Acordo de contribuição com ASIET
Data: 15/12/20

Este acordo estabelece as condições para a instalação do escritório regional de ASIET na Casa da Internet da América Latina e o Caribe. Este define as condições e os serviços necessários requeridos, incluindo um espaço adequado para o seu pessoal regional.

Documento: Acesse aqui

Acordo LACNIC- ICANN
Data: 01/05/21

Em 2013 a ICANN estabelece seu escritório regional na Casa da Internet da América Latina e o Caribe.

Documento: Acesse aqui

MOU LACNIC- University of Southern California (USC/ISI's B-Root team)
Data: 21/12/22

Como parte de sua estratégia para fortalecer a infraestrutura regional da Internet, o LACNIC assinou um memorando de acordo com o B root Team do Instituto de Ciências da Informação da Universidade do Sul da Califórnia (USC/ISI) para a renumeração do servidor raiz “B” e a implementação de instâncias anycast (cópias) na região.

Documento: Acesse aqui

CHK_LACNIC