AFRINIC, APNIC e LACNIC obtêm uma doação de AUD $1.5 milhões da agencia SIDA para promover a inovação na Internet nas economias em desenvolvimento

Suécia apoia as iniciativas de subvenções e prêmios da Seed Alliance na África, Ásia Pacífico, América Latina e o Caribe

O novo programa africano de pequenas subvenções, Fire África, receberá apoio especial

Fórum de Governança da Internet, Baku, Azerbaijão, 6 de novembro de 2012

Seed Alliance anunciou hoje uma doação de AUD 1.5 milhões da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida) destinada a apoiar projetos de inovação na Internet em economias em desenvolvimento.

A doação será paga em um prazo de três anos e irá ampliar os programas existentes de prêmios e pequenas subvenções implementados pelos membros da aliança - FIRE administrado pelo AFRINIC, FRIDA administrado pelo LACNIC e ISIF Asia administrado pelo APNIC. A expansão do programa terá foco na promoção do acesso, abertura, inclusão e direitos na Internet, bem como de esforços colaborativos desenhados para promover a criação de capacidades e a construção de vínculos entre os sócios.

"Apoiar a Seed Alliance nos permite ajudar às pessoas que vivem na pobreza a participarem ativamente no desenvolvimento da Internet para seu próprio benefício e de suas comunidades", salientou Jens Karberg, diretor de programas da Sida e responsável pelo desenvolvimento das TIC.

Investir no desenvolvimento, na forma de pequenas subvenções e prêmios pode ser uma forma muito eficaz de estimular a inovação e adoção de tecnologia a nível local. As subvenções e prêmios encorajam as pessoas a desenvolver e pôr em prática ideias inteligentes em resposta às necessidades locais. Ao promover a rápida disseminação de ideias bem-sucedidas, as subvenções e prêmios geram também uma reação em cadeia positiva de adoção e adaptação, com a qual, por sua vez, são obtidos maiores benefícios.

"Temos vários exemplos de desenvolvimentos da Internet de alto perfil, como por exemplo, a proliferação das redes sem fio comunitárias em áreas afastadas", disse
Paul Wilson, Diretor Geral do APNIC. "Pelo contrário, há mais oportunidades do que nunca para que as comunidades se beneficiem das novas tecnologias, embora ainda muitas vezes as novas ideias e as pessoas geradoras das mesmas precisam de apoio".
A doação da Sida proporciona apoio adicional para o programa FIRE na África. "A África é uma região em que a penetração tecnológica é cada vez maior", acrescentou Adiel Akplogan, CEO do AFRINIC. "Para que este crescimento seja sustentável devemos promover a inovação para que a tecnologia possa ser usada para abordar e resolver os problemas que as pessoas enfrentam todos os dias. A doação da Sida para a Seed Alliance permite diminuir os riscos geralmente associados ao investimento direto em pesquisa e inovação direcionadas ao desenvolvimento".

Raúl Echeberría, CEO do LACNIC, também expressou sentimentos semelhantes. "Contar com a contribuição e o apoio da Sida melhora a capacidade do Programa FRIDA de contribuir ao desenvolvimento e inovação nas TIC da América Latina e o Caribe. Estamos muito satisfeitos de fazer parte da Seed Alliance".

Entre os exemplos de projetos financiados pelos sócios da Seed Alliance encontramos os seguintes:

  • Sistema de informação sanitária para emergências nas Filipinas. Sistema de informação para emergências que utiliza tecnologia SMS e Google Maps durante desastres naturais e períodos de insuficiência da infraestrutura para coletar e disseminar informações críticas. O modelo tem sido usado com sucesso em várias situações de emergência entre 2010 e 2011.
  • Acesso sem fio a serviços de informação para comunidades indígenas em áreas rurais remotas da Colômbia. Este projeto piloto incluiu o desenho e a implementação de uma rede sem fio aberta e de baixo custo em uma área rural remota da Colômbia, incluídos a capacitação, o conteúdo e os serviços para apoiar as atividades sociais e culturais da população indígena existente.
  • Sistema de telessaúde no Paquistão. Esse banco de dados aproveita a grande penetração dos dispositivos móveis no Paquistão para permitir que as Trabalhadoras da Saúde compartilhem informações usando tecnologia SMS, controlem a incidência das doenças e determinem o tratamento apropriado com o apoio de especialistas.
  • Experimentos à distância para apoiar o aprendizado on-line na Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil. Ter acesso aos laboratórios para realizar experimentos é fundamental para os estudantes de ciências e biologia, porém, nas instituições de ensino brasileiras não há laboratórios disponíveis. Aproveitando a iniciativa do governo brasileiro de equipar as escolas e universidades com centros de computação e acesso por banda larga, esse projeto permite aos estudantes realizarem experimentos e participarem nas sessões de laboratório remotas, melhorando significativamente a qualidade de sua educação.

Além das atividades que estão sendo levadas a cabo hoje em cada região, a doação da Sida vai permitir aos programas regionais:

  • Ampliar os relatórios e o monitoramento para alcançar uma melhor compreensão do financiamento e ferramentas de capacitação disponíveis.
  • Prover maior apoio a potenciais candidatos localizados em comunidades isoladas ao preparar projetos e propostas.
  • Fornecer bolsas para aqueles que já receberam subvenções e prêmios para ajudá-los a aprofundar seus projetos, criar capacidades e atingir a sustentabilidade.
  • Continuar organizando eventos dentro das reuniões do Fórum de Governança da Internet (FGI) para permitir que os vencedores dos prêmios apresentem seus projetos, compartilhem suas experiências e participem de discussões sobre o futuro da Internet.
  • Fortalecer o novo programa FIRE África com base nas lições aprendidas no programa FRIDA e no ISIF Asia.

Os potenciais candidatos para subvenções ou prêmios podem apresentar suas candidaturas através de suas iniciativas locais:

FIRE na África: http://www.fireafrica.org/
FRIDA na América Latina e o Caribe: http://programafrida.net/
ISIF Asia na Ásia Pacífico: http://isif.asia/

[Notas aos Editores]

Acerca da Seed Alliance

AFRINIC, APNIC, LACNIC e o Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC) do Canadá têm colaborado desde 2010 para apoiar a inovação na Internet orientada ao desenvolvimento. Em março de 2012 esta colaboração foi formalizada na Seed Alliance graças a uma generosa doação do IDRC, às contribuições dos três Registros Regionais da Internet membros da iniciativa (AFRINIC, APNIC e LACNIC), à Internet Society e à generosidade de patrocinadores locais, entre eles a Organização DotAsia.

Seed Alliance está formada por três programas de subvenções e prêmios regionais:

  • FIRE (Fund for Internet Research and Education), administrado pelo AFRINIC,
  • ISIF Asia (Information Society Innovation Fund for Asia), administrado pelo APNIC, e
  • FRIDA (Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe), administrado pelo LACNIC.

FIRE, FRIDA e ISIF Asia procuram contribuir ao desenvolvimento da Sociedade da Informação em suas respectivas regiões financiando projetos (através de pequenas subvenções) e reconhecendo e premiando visões inovadoras no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (mediante prêmios). As variações regionais desses mecanismos de financiamento permitem que cada programa se adapte às expectativas e requisitos locais.

Para mais informações sobre a Seed Alliance, entre em contato com seed-alliance@apnic.net

Contatos de Imprensa

FIRE
Vymala Thuron, Gerente de Marketing e Relações Públicas
vymala@afrinic.net

FRIDA
Lara Robledo, Responsável da Cooperação Institucional do LACNIC
lara@lacnic.net

ISIF Asia
Sylvia Cadena, Responsável do Projeto ISIF Asia
sylvia@apnic.net

CHK_LACNIC