Dia Internacional da Internet: LACNIC destaca crescimento da rede na região

Com uma penetração de 40%, a região da América Latina e o Caribe é uma das regiões do mundo que mais progride na redução da brecha digital.

Na celebração do Dia Internacional da Internet, o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe destaca o desenvolvimento sustentado e permanente das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs) na região, que reúne mais de 10% dos usuários da Internet no mundo, e reafirma seu compromisso de trabalho em prol de uma Internet estável, segura, aberta e participativa.

Neste dia especial, LACNIC insiste em que o melhor caminho para fortalecer e enfrentar os grandes desafios impostos pela Internet é aprofundar nas experiências interativas, coordenadas e de colaboração desenvolvidas ao longo destes anos com a comunidade da região.

O número de usuários da Internet na América Latina e o Caribe aumentou de 240 milhões para mais de 255 milhões nos últimos seis meses, representando um crescimento de 6%.

Hoje, quatro de cada dez latino-americanos têm acesso à Internet, um algarismo que esperamos que venha a aumentar nos próximos 30 meses até atingir uma penetração de 60%. Todas as organizações que trabalham no desenvolvimento da Sociedade da Informação terão de fazer um grande esforço para torná-lo possível.

A estimativa é de 100 milhões de novos usuários da Internet para o ano de 2015, totalizando 355 milhões de internautas na América Latina e o Caribe.

No ano passado, Costa Rica, Honduras, Panamá, Brasil, Chile e Haiti lideraram a lista de países com maior crescimento da Internet a partir da alocação dos blocos de endereçamento IPv6, ASNs e IPv4, segundo os registros de LACNIC.

Por sua vez, a classificação dos países com maior quantidade designação de IPv6, a nova tecnologia da Internet, posiciona o Brasil no primeiro lugar, seguido pela Argentina, Colômbia, México e Chile, nessa ordem, conforme os dados fornecidos pelo serviço técnico de LACNIC.

Na região, o país com maior tráfego IPv6 é o Peru, com 1,69% (o tráfego IPv6 no âmbito mundial é de 1,41%, segundo a Cisco).

CHK_LACNIC