Ida Holz, primeira latino-americana escolhida para integrar o Salão da Fama da Internet

Comitê de especialistas da Internet Society propôs integrar à uruguaia na lista de pioneiros que colaboraram na criação  da tecnologia que mudou o mundo.

Montevidéu, 26 de junho de 2013- A cientista uruguaia Ida Holz (78) tem sido escolhida pela Internet Society (ISOC) para integrar o Salão da Fama da Internet (internethalloffame.org/), informou hoje essa organização.

O "Hall of Fame" da Internet é uma iniciativa que pretende lembrar os pioneiros e honrar as pessoas que têm sido importantes para o desenvolvimento e o crescimento da Internet.

Holz tem sido proposta para unir-se à lista dos 33 visionários da Internet, inovadores e líderes do mundo todo que já fazem parte do Salão da Fama da Internet por suas contribuições significativas ao desenvolvimento e avanço de uma Internet aberta e global. Entre os primeiros homenageados encontramos a Jimmy Wales, fundador da Wikipédia; Paul Baran, criador das redes de pacotes; Vinton Cerf e Robert Kah, criadores dos protocolos conhecidos como TCP/IP; e Lawrence G. Roberts, um dos pais da Internet.

Ida Holz é a única latino-americana da lista de nomeados. "Eu não acredito ser especialmente merecedora desse reconhecimento. Eu acho que eles queriam simbolizar em uma pessoa o reconhecimento pelo trabalho incansável que temos desenvolvido em conjunto, muitos na região, pelo avanço da Internet que implica o estreitamento da comunicação e cooperação entre as pessoas", disse Holz ao saber da nomeação.

Raúl Echeberría, diretor executivo do Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) e membro do comitê de especialistas encarregado de selecionar os nomeados do Hall of Fame da Internet, comentou acerca da nomeação de Holz: "Sem dúvida tem um lugar reservado entre os que têm desempenhado um papel determinante no impulso das TIC na América Latina nos últimos 30 anos".

Por sua contribuição ao desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe, Holz tinha recebido em 2009 o Prêmio Trajetória do Registro de Endereçamento da Internet da América Latina e o Caribe.

Sobre Ida Holz

Holz (78) é uma destacada engenheira que formou parte da primeira geração de universitários formados em Engenharia em Computação no Uruguai e tem sido pioneira na construção da rede humana que possibilitou depois o desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

Holz dirigiu, desde 1987, o Serviço Central de Informática da Universidade do Uruguai, desde onde tem liderado o desenvolvimento da Rede Acadêmica Uruguaia e sua posterior conexão à Internet no início da década de 90. A ilustre cientista tem desempenhado um papel de primeira linha no desenvolvimento e evolução das TIC no Uruguai.

Desde 2005 ocupa um cargo na Diretoria da Agência da Sociedade da Informação do Uruguai (AGESIC) desde onde tem desempenhado um papel muito importante no bem-sucedido Plano Ceibal, a versão uruguaia do programa "One laptop per child".

As contribuições mais importantes de Holz têm sido no plano regional. No início dos anos 90, integrou o grupo de pioneiros da Internet da região, cujos esforços colaborativos em procura de massa crítica e cooperação, permitiram o desenvolvimento das primeiras redes nacionais que serviram como base para o desenvolvimento do que hoje é a Internet na América Latina.

Também integrou os principais empreendimentos organizacionais da região. Foi uma protagonista da criação do Fórum Latino-americano de Redes, do Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), da Organização de ccTLDs da América Latina e o Caribe (LACTLD) e da Cooperação Latino-americana de Redes Avançadas (CLARA).

Acerca do LACNIC

LACNIC, o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe, é uma organização não governamental internacional estabelecida no Uruguai em 2002. É responsável pela designação e administração dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6), Números Autônomos e Resolução Inversa, entre outros recursos para a região da América Latina e o Caribe. É um dos cinco Registros Regionais da Internet no mundo.

Lacnic contribui para o desenvolvimento da Internet na região através de uma política ativa de cooperação, promovendo e defendendo os interesses da comunidade regional e colaborando na criação de condições para que a Internet seja um instrumento efetivo de inclusão social e desenvolvimento econômico para todos os países e cidadãos da América Latina e o Caribe.

Contato para a Mídia:

  • Ernesto Majó 094 565566
  • Alexandra Dans 095 831442
CHK_LACNIC