O pool de números do Sistema Autônomo (AS) de 2 bytes está perto de se esgotar

Em setembro de 2013, a IANA designou o último bloco completo de números de AS de 2 bytes (1024) que lhe restavam. APNIC e Ripe NCC receberam 512 números cada um.  Do total de 65.536 números de AS do pool de 2 bytes, ficam apenas 496.   

De acordo com uma política coordenada globalmente e implementada em janeiro de 2007, os cinco Registros Regionais da Internet (RIR) começaram a distribuir números de AS de 4 bytes a pedido.   Em janeiro de 2009 começou a vigorar uma nova política global que apontava que a ANA e os RIR não deviam fazer qualquer distinção entre os números de AS de 2 e 4 bytes, e que esses números deviam ser designados a partir de um pool comum. Hoje, os RIR têm designado conjuntamente milhares de números de AS de 4 bytes, não obstante isso, persistem os relatórios de problemas com sua implementação massiva.

A NRO vem trabalhando em conjunto com a ICANN na transição de números de AS de 2 bytes para 4 bytes desde 2007 e tem recomendado publicamente aos operadores de rede que atualizem seus roteadores e seu software de gestão de redes para estar preparados para uma maior distribuição de números de AS de 4 bytes. No entanto, os RIR estão percevendo que ainda existem roteadores em serviço que não suportam o uso de números de AS de 4 bytes, levando alguns clientes a voltar para os RIR para trocar seus números de AS de 4 bytes por outros de 2 bytes.

A medida que o pool de números de AS de 2 bytes se esgota a nível global, as redes vão ter que usar números de AS de 4 bytes para identificar as diferentes redes autônomas que formam o núcleo do sistema de roteamento da Internet.  Hoje temos chegado a um ponto crítico em que todos os operadores de rede devem preparar suas redes para que suportem números de AS de 4 bytes ou irão comprometer o crescimento bem-sucedido da Internet.

CHK_LACNIC