Foram premiadas cinco iniciativas por contribuir com o desenvolvimento da Sociedade da Informação na América Latina e o Caribe

Montevidéu, 11 de junho.- Cinco iniciativas que têm contribuído de forma significativa com o desenvolvimento da Sociedade da Informação na América Latina e o Caribe têm sido premiados hoje pelo Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA), segundo anunciado na Casa da Internet da América Latina e o Caribe.

Os projetos vencedores são do Brasil, Costa Rica, Uruguai e um regional e foram distinguidos com os Prêmios+ FRIDA 2014 (programafrida.net) por seu aporte nas áreas de:

  • Dispositivos, Infraestrutura e Tecnologias. Aceleração e expansão do acesso.
  • Criação e desenvolvimento de capacidades e conteúdos para o Desenvolvimento Humano Sustentável
  • Internet Móvel para a inclusão social, o crescimento, a participação política e a cidadania ativaesenvolvimento.
  • Internet para a promoção, garantia e exercício dos Direitos Humanos e Liberdades fundamentais.

O quinto Prêmio outorgado à proposta mais votada pelo público e, por sua vez, considerada a mais criativa pelo júri, foi para uma iniciativa da Argentina.

Também receberam "menção" pelo segundo lugar propostas do México, Venezuela e uma iniciativa regional.

Essa quinta edição dos Prêmios+ FRIDA 2014 reconheceu aquelas iniciativas que durante os últimos anos têm favorecido o uso, desenvolvimento e implementação das Tecnologias da Informação na América Latina e o Caribe.

Desde 2013, os candidatos ao Prêmio podem também concorrer por um apoio extra de até US$ 6000 por projeto para realizar novas atividades no marco do projeto candidatado. Esse fundo tem sido outorgado às iniciativas de Flor de Ceibo doUruguai e Tiflolibros da Argentina.

O prêmio FRIDA é entregue pelo Programa FRIDA (Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe), uma iniciativa do LACNIC (Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe), com o apoio do IDRC (Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento), da ISOC (Internet Society) e da Agência Sueca de Cooperação Internacional (SIDA).

Os vencedores receberão, além do dinheiro para seus projetos, assistência para viajar ao Fórum Latino-americano de Governança da Internet – LACIGF a ser realizado em San Salvador de 16 a 18 de julho e ao Fórum de Governança da Internet em Istambul de 2 a 5 de setembro de 2014.

VENCEDORES POR CATEGORIA

Dispositivos, Infraestrutura e Tecnologias. Aceleração e expansão do acesso.

EDUS (Expediente Digital Único em Saúde) – COSTA RICA. Iniciativa: Governo

http://programafrida.net/projects/projects/view/428

Criação e desenvolvimento de capacidades e conteúdos para o Desenvolvimento Humano Sustentável

BRASIL 4D – Informações e Serviços Governamentais através da DTV Pública Interativa para a População de Baixa Renda – BRASIL. Iniciativa: Governo

http://programafrida.net/projects/projects/view/466

Internet Móvel para a inclusão social, o crescimento, a participação política e a cidadania ativaesenvolvimento.

Linguoo – REGIONAL. Iniciativa: Setor Privado

http://programafrida.net/projects/projects/view/413

Internet para a promoção, garantia e exercício dos Direitos Humanos e Liberdades fundamentais.

Flor de Ceibo – URUGUAI. Iniciativa: Setor Acadêmico

http://programafrida.net/projects/projects/view/426

Iniciativa +VOTADA+CRIATIVA

Tiflolibros - Biblioteca digital para cegos - Rede de encontro e troca de pessoas  e intercambio de pessoas com Deficiência Visual – ARGENTINA. Iniciativa: Sociedade Civil

http://programafrida.net/projects/projects/view/440

Merece destaque também que houve menções por segundo lugar para: "LATIn – Iniciativa Latino-americana de Livros de Texto Abertos" (Regional. Setor Acadêmico); "Libre Internet para Todos" (México. Sociedade Civil) e "Centros de Atendimento Telefônico Remotos" (Venezuela. Iniciativa Privada).

CHK_LACNIC