Subvenções FRIDA 2014

Temos o prazer de anunciar os seis projetos vencedores da chamada a subvenções FRIDA 2014.

Foram recebidas 180 propostas que concorreram a fundos em duas grandes áreas não competitivas entre si: de um lado, projetos de pesquisa e do outro, projetos de desenvolvimento TIC. Os projetos vencedores serão executados por um período de doze meses a partir de novembro de 2014. Os projetos foram avaliados pelo comitê de especialistas formado pelas organizações sociais de FRIDA: Fernando Perini - IDRC, Shernon Osepa - ISOC e a consultora especialista externa Eng. Ida Holz. Nesta oportunidade serão entregues um total de US$ 120.000, US$ 20.000 para cada projeto.

Parabéns para os vencedores!

Encorajamos a região a participar na edição 2015 bem como estar atenta às atividades FRIDA irá realizar no próximo ano, a fim de continuar a contribuir para o fortalecimento da inovação em TIC para a região da América Latina e o Caribe.

Siga-nos pelo facebook, twitter e por nosso site www.programafrida.net
mailing list: infofrida@lacnic.net

Os projetos vencedores por categoria são:

Área: PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO TIC


Categoria: Criação e desenvolvimento de capacidades e conteúdos para o Desenvolvimento Humano Sustentável:

Projeto: "Redes de Ação Comunitária - Kit Reação". Associação Conexão para o Desenvolvimento - Sociedade Civil. El Salvador. Responsáveis: Carlos Valladares, Francisco Quezada.
Objetivo do Projeto: "Reação" é  um dispositivo eletrônico de código aberto que vai permitir às comunidades comunicar-se entre si e com as instituições de ajuda humanitária em caso de catástrofes naturais.
Ajuda a canalizar de forma eficiente as informações de alerta precoce e necessidades básicas das comunidades antes e durante emergências provocadas por acidentes ou catástrofes naturais, funcionando sob uma rede sem fio descentralizada, usando um protocolo de comunicação distribuído em tempo real que permite comunicar, consolidar e levar um registro histórico de indicadores qualitativos sobre a situação das comunidades. Vai ajudar a melhorar a capacidade das tomadas de decisões sobre onde canalizar a assistência dentro do território de um país nas primeiras 12 horas. O "Kit Reação" compreende a implementação do dispositivo tecnológico, e sua efetividade está fundamentada na participação da comunidade, governo e instituições de ajuda humanitária na capacitação precoce das comunidades urbanas ou rurais para o planejamento da resposta perante diferentes tipos de acidentes.


Categoria: Dispositivos, Infraestrutura e Tecnologias. Aceleração e expansão do acesso:

Projeto: "Aceleração e Expansão na Nicarágua da versão 4.0 do SIVIPCAN". Fundação Movicancer - Sociedade Civil. Nicarágua. Responsáveis: Orlando Martínez; Carlos Leal.
Objetivo do Projeto: O SIVIPCAN ou Sistema de Vigilância para a Prevenção do Câncer da Mulher, tem surgido para contribuir, não apenas para monitorar a mulher com lesões pré-cancerosas, mas também para avaliar o desempenho do programa de controle do câncer desde o primeiro nível de atendimento nas regiões sanitárias (SILAIS) onde estiver implementado. O software, baseado em tecnologia livre, usado como ferramenta de gestão, permite promover a efetividade (alcance dos objetivos) e, também a eficiência (poupança de custos). Essa experiência é relativamente nova na Nicarágua, e tem melhorado a forma de gerenciar o controle do câncer. Essa próxima etapa de expansão visa permitir o acesso on-line da aplicação local atual do Sivipcan para uma plataforma web que unifique as regiões sanitárias do país com a sede central do MINSA para a tomada oportuna de decisões e o planejamento baseado em evidências. Ampliação On-line da cobertura do Sistema de Informações e Seguimento de casos positivos de Pré-câncer do Colo do Útero e das Mamas através do Sivipcan. Homologar o conhecimento gerencial dos Recursos Humanos que gerenciam a aplicação do Sivipcan on-line. Estabelecer um Sistema Nacional de Monitoramento e Avaliação baseado no Sivipcan que fortaleça a gestão para a melhoria contínua do atendimento pró-saúde da Mulher.


Projeto: "Diagnóstico precoce de autismo através do rastreamento ocular". Fundação Emily Fenichel. Sociedade Civil. Argentina. Responsável: Dra. María Teresa Sindelar.
Objetivo do Projeto: Desenvolvimento de um software que permita o uso de computadores portáteis convencionais para realizar o rastreamento ocular (gaze tracking) e, poder estabelecer, em um contexto lúdico, as reações oculares das crianças de diferentes fotos e vídeos. O desenvolvimento vai usar plataformas open-source, royalty-free, pelo que pode ser distribuído e usado de forma gratuita sem infringir direitos autorais, patentes ou direitos de uso. O software também vai consolidar as informações em um banco de dados de uso comum do grupo de pesquisa, de modo que possam ser realizadas estatísticas, estabelecer facilmente estudos transversais e longitudinais de grupos de pacientes, georeferenciar as informações para conhecer sua distribuição.

Categoria: Internet Móvel para a inclusão social, o crescimento, a participação política e a cidadania ativa:
Projeto: "TeleMAP Domiciliário". Universidade de Antioquía - Setor Acadêmico. Colômbia. Responsável: Jorge Iván López Jaramillo.
Objetivo do Projeto: Desenhar um modelo de atendimento e caracterização de pacientes para um sistema de Teleassistência domiciliária para vítimas de Minas Antipessoais (MAP) e Munições sem Explodir (MUSE). Dos 32 departamentos que formam o território colombiano, 31 têm estado afetados pelas minas antipessoais; e desde 2005, se apresentam uma média de três vítimas diárias que morrem, são feridas e / ou mutiladas. Lamentavelmente, do total de afetados por acidentes de minas antipessoais, 97.7% encontra-se nas áreas rurais: isso faz com que surjam problemas adicionais em relação ao deslocamento das vítimas para as cidades em busca de um adequado atendimento médico. Cerca de 19% das vítimas morre no local do acidente, e quando conseguem sobreviver e receber atendimento médico oportuno, sofrem incapacidades permanentes, portanto, exigem mais do que uma cirurgia e um tratamento de reabilitação longo e interminável. Nesse cenário de desamparo e isolamento, o leque de serviços destinados a satisfazer as necessidades básicas da população é altamente afetado, aprofundando assim o fosso de exclusão e abandono social.


Área: PROJETOS DE PESQUISA

Categoria: Criação e desenvolvimento de capacidades e conteúdos para o Desenvolvimento Humano Sustentável:
Projeto: "Uso de videojogo Graphogame para nivelar competências pré-leitoras em estudantes vulneráveis do primeiro grau básico de La Araucanía, Chile". Fundacão Educacional AraucaniAprende. Sociedade Civil. Chile. Responsável: Carlos Dreves.
Objetivo do Projeto: Avaliar a efetividade do uso do videojogo Graphogame no processo de aprendizado leitor inicial como facilitador do aprendizado da leitura na sala de aula normal em crianças do primeiro grau básico em risco psicossocial de escolas vulneráveis na região de La Araucanía. Objetivos específicos: - Apoiar o aprendizado leitor em crianças do primeiro grau não leitoras e em condições de risco psicossocial pertencentes a setores vulneráveis da região de La Araucanía através de uma intervenção explícita em fônicos baseada no jogo do computador Graphogame. – Descrever o processo de transferência e uso do Graphogame, estabelecendo os aspectos que facilitam e dificultam seu uso nas áreas tecnológicas, humanas e organizacionais das escolas, que permitam seu uso a maior escala na região. – Analisar a efetividade do uso de Graphogame no processo de aprendizado leitor inicial em comparação com o trabalho de aula normal em escolas vulneráveis de La Araucanía.

Categoria: Internet para a promoção, garantia e exercício dos Direitos Humanos e Liberdades fundamentais:
Projeto: "Violência contra a mulher e o uso de tecnologias da informação e comunicação na Jamaica". Centre of Leadership and Governance. Setor Acadêmico. Responsáveis: Dhanaraj Thakur, Lloyd Waller.

CHK_LACNIC