Conheça os 3 membros da equipe CRISP da região de LACNIC

Tem sido proposto, como uma exigência, que a comunidade global de recursos de numeração deve produzir uma única proposta para apresentar perante o Grupo de Coordenação para a Transição da Supervisão das Funções da IANA (ICG) em resposta ao pedido de propostas publicado em 3 de setembro de 2014. Este processo já tem começado – a partir das discussões sobre essa questão nas regiões dos cinco RIR, irá surgir uma proposta única que deverá incorporar os comentários de todas as regiões e deverá ser enviada antes de 15 de janeiro de 2015.

Os Registros Regionais da Internet consideram que podem cumprir com tal fim dentro dos prazos estabelecidos através de uma adaptação do Procedimento para o Desenvolvimento de Políticas Globais. Esse trabalho deverá ser feito por uma equipe convocada especialmente para esse propósito, que deverá usar processos operacionais particularmente ágeis.

A equipe CRISP proposta estará formada por três membros de cada região – dois membros da comunidade e um membro do staff de cada RIR. Os dois membros designados pela comunidade de LACNIC são Esteban Lescano e Nico Scheper, enquanto que Andrés Piazza será o representante do staff de LACNIC.

ESTEBAN LESCANO

Desde março de 2007 até hoje: Sócio de LESCANO & ETCHEVERRY ABOGADOS, estudo de advogados  especializados em assessoramento jurídico e estratégico para prestadores de serviços de telecomunicações, tecnologias da informação e meios de comunicação social, contando entre seus clientes empresas locais e multinacionais, cooperativas, entidades públicas e organizações sem fins lucrativos vinculadas às telecomunicações e aos serviços de comunicação audiovisual na Argentina e em vários países da América Latina.

Representa seus clientes perante as diferentes câmaras empresariais do sector e perante entidades regulatórias. No âmbito acadêmico é professor por concurso, desde 2002, de direito à informação na faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA), sendo sua área de pesquisa a interconexão de redes IP e a liberdade de expressão na Internet. Tem participado de outras cadeiras relacionadas ao direito das telecomunicações e as tecnologias da informação na Universidade Austral e na Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, as duas em Buenos Aires.

Desde 2013 participa regularmente das reuniões organizadas por LACNIC e ICANN, tem participado da NETMUNDIAL bem como de outros fóruns e eventos relacionados com o desenvolvimento da Internet tanto a nível regional quanto internacional.

É palestrante em seminários e cursos relacionados com a indústria das TIC e das Telecomunicações.  Tem publicado trabalhos de pesquisa e artigos em jornais e revistas relacionados com a regulamentação das telecomunicações.

NICO SCHEPER

Nico Scheper, diretor de AMS-IX Caribbean, é profissional independente com quase 23 anos de experiência na área das telecomunicações. Nico é especialista em pontos de troca de tráfego da Internet, fibra ótica submarina, Internet, consultoria em gestão, gestão interina e gestão de projetos. Tem ampla experiência na área das telecomunicações e tem iniciado e gerido com sucesso diferentes iniciativas e projetos de desenvolvimento (públicos e privados), tanto na Europa quanto no Caribe. Ele tem grande experiência em cargos executivos e gerenciais desde os que têm gerido projetos e equipes internacionais, multiculturais e multidisciplinares de cinco a noventa e cinco membros de diferentes níveis educacionais e de maturidade, sendo, entre outras coisas, responsável pelos estados de resultados. Nico tem uma ampla experiência em análise de negócios, desenvolvimento de estudos de factibilidade, planos de negócios, política de regulamentação, desenvolvimento empresarial para organizações de regulamentação, operadores das telecomunicações móveis e fixas, operadores de cabos submarinos, provedores de serviços da Internet e pontos de troca de tráfego da Internet.

ANDRES PIAZZA

Ele é advogado e hoje é responsável das Relações Externas do LACNIC, o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe. Foi consultor internacional e professor universitário na disciplina de Direito das Novas Tecnologias, e em 2009 foi designado como primeiro presidente de LACRALO na comunidade da ICANN, cargo que ocupou até 2011 quando se juntou ao LACNIC.

No seu papel atual, Andrés participa de forma ativa nas discussões reguladoras dos órgãos do sistema das Nações Unidas, o Sistema Interamericano e outros fóruns públicos globais de alto nível, incluindo tratados internacionais, principalmente em questões das Telecomunicações e do debate da Governança da Internet regional e global.


 

CHK_LACNIC