LACNIC e LACRALO assinam acordo para promover o desenvolvimento da Internet na região

24 Maio de 2017

O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe, LACNIC, assinou hoje no LACNIC 27 um acordo de cooperação com a Organização Regional At-Large da América Latina e o Caribe (LACRALO) para trabalhar de forma conjunta nos programas de desenvolvimento de infraestrutura e serviços da Internet na região promovidos pelas duas organizações.

"Com LACRALO compartilhamos os mesmos interesses de construir uma melhor Internet por meio da promoção dos padrões técnicos da Internet na região", afirmou o CEO de LACNIC, Oscar Robles após a celebração do acordo.

LACNIC e LACRALO vão procurar complementar, enriquecer e promover as atividades que têm em comum. Este acordo permitirá "combinar os esforços de ambas organizações a fim de fortalecer e consolidar a governança da Internet e os conhecimentos técnicos na região", acrescentou Robles.

Por sua vez, Humberto Carrasco, Chair de LACRALO, salientou que "este é um acordo natural entre duas instituições da América Latina e o Caribe".   Compartilhamos interesses comuns. Acreditamos que há muito a fazer para o desenvolvimento da Internet na região.  Do nosso ponto de vista, estamos convencidos de que vai trazer múltiplos benefícios se pensarmos nos interesses dos usuários finais".  

O acordo supõe a cooperação entre LACNIC e LACRALO para promover padrões da Internet, bem como o desenvolvimento de infraestrutura e serviços a fim de fomentar o desenvolvimento da Internet na região da América Latina e o Caribe.  

Também está previsto facilitar eventos de desenvolvimento de capacidades e, ocasionalmente, realizar atividades relacionadas de interesse mútuo, entre elas projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados com os recursos de numeração da Internet.

Estas organizações preveem trabalhar conjuntamente para fortalecer a participação regional no ecossistema mundial da Internet através de programas de divulgação e de bolsas sobre questões relacionadas aos recursos de numeração da Internet. 

CHK_LACNIC