Atualização de LACNIC sobre a situação de recursos numéricos de entidades venezuelanas em Processo de Revogação

3 Março de 2017

Devido ao interesse que este caso tem gerado na nossa comunidade, informamos que hoje, 3 de março, recebimos o pagamento correspondente as dívidas das organizações envolvidas. Em consequência, isso interrompeu o processo revogatório para ditos recursos, tal como estabelece o procedimento.

A equipe de LACNIC tem a obrigação de aplicar o procedimento de acordo as políticas definidas pela comunidade, independentemente das entidades envolvidas. No entanto, dada a transcedência dos recursos envolvidos, a Diretoria de LACNIC foi informada oportunamente e se manteve atualizada do desenvolvimento desta situação. Assim que, durante sua reunião de fevereiro aprovou a aplicação de medidas excepcionais para manter a estabilidade de Internet da região a qual atendem esses recursos.

Se bem a resolução se realizou seguindo estritamente o procedimiento estabelecido, é evidente a necessidade de dispor de políticas claras que permitam identificar este tipo de situações no futuro y resolvê-las de maneira uniforme.

Confiamos em que trabalhando com a comunidade e seguindo o processo de desenvolvimento de políticas de LACNIC poderemos desenvolver uma política adequada para identificar e atender esses casos.

Agradecemos as organizações envolvidas por seu entendimento e resposta oportuna, já que o desenvolvimento e estabilidade de Internet requer trabalho e compromisso de todos os atores.

CHK_LACNIC