Perguntas frequentes, Resolução inversa do DNS

Por que preciso registrar servidores DNS para os blocos designados a minha organização??

A delegação DNS para os blocos IP tem como objetivo permitir a resolução inversa, ou seja, obter o nome associado a um endereço IP que está sendo usado por algum computador.

Como registrar ou trocar os servidores DNS para resolução inversa de um bloco IP?

Além de gerenciar os recursos de numeração da Internet para a região da América Latina e o Caribe, o LACNIC é responsável pela delegação de resolução inversa em nível global. Para delegar a resolução inversa do bloco, acesse https://query.milacnic.lacnic.net/home e autentique-se usando o ID de usuário do contato administrativo que corresponde à sua organização.

Após o login, você precisa ir para a seção “IP/ASN” (que está localizada na seção esquerda do menu). Identifique o bloco IPv4 ou IPv6 que você deseja delegar. Leve em conta que deverá selecionar o bloco “pai” que tem designado, do qual se desprende o bloco que deseja delegar. Se quiser delegar todo o bloco, neste caso o 201.219.252/22, clique no botão «Delegar (rDNS)». Aí poderá ver os intervalos que você pode delegar. Na tela seguinte, você deverá indicar especificamente o intervalo que deseja delegar e inserir seus servidores encarregados da resolução deste bloco. Leve em conta que cada classe C que compõe este bloco /22, ou seja, os 4 blocos /24 neste caso, deverão ser configurados corretamente no seu servidor.

Se você quiser delegar um bloco de tamanho menor, por exemplo, o primeiro /24 que corresponde a este /22, deverá executar o mesmo processo, mas na tela prévia a inserir o nome dos servidores responsáveis, você deverá especificar o intervalo /24 para o qual quer ingressar a delegação.

Para trocar os nomes dos servidores de resoluções inversas já delegadas, na seção «Delegar (rDNS)» clique no lápis com a inscrição “Editar”. Leve em conta que os servidores deverão ser inseridos com seus nomes de host (não com seus endereços IP).

Confira o instrutivo sobre esta questão no link abaixo: https://lacnic.zendesk.com/hc/es/articles/231543267-Delegar-DNS-reverso-rDNS-para-Bloque-IP-parte-1-

Recebo mensagens sobre «Lame Delegation». Que significam?

«Lame Delegation» significa uma delegação DNS com problemas. Isso acontece quando o servidor DNS cadastrado no banco de dados não possui informações corretas sobre o bloco IP. Também, quando o servidor DNS não é acessível pelo sistema de monitoramento do LACNIC e isso causa erros nas resoluções inversas. Você precisará verificar as configurações do seu servidor DNS.

Como verificar o estado dos servidores DNS responsáveis pela resolução inversa?

O Whois do LACNIC informa o estado da delegação DNS dos blocos IP e quais servidores estão configurados para responder a essa designação. Estas informações estão nos campos «nserver», «nsstat» e «nslastaa» das respostas do servidor WHOIS, ao procurar um bloco IP.

O campo «nserver» indica o servidor DNS que deve responder à delegação. O campo «nsstat» indica o estado da delegação e o «nslastaa» indica a data em que uma situação bem-sucedida foi observada pela última vez neste servidor. Para verificar que seu servidor responde com as informações corretas, pode fazer um teste com o aplicativo «dig» e obter um «NOERROR» como resposta. Caso você obtenha um «NXDOMAIN» ou «SERVFAIL» seu servidor DNS tem um erro de configuração.

dig soa @nserver delegacion.in-addr.arpa

dig soa @NS.LACNIC.NET 80.7.200.in-addr.arpa

Mais informações aqui

Por que o sistema dá erro quando tento registrar meus servidores DNS?

Isso pode ocorrer quando os servidores DNS listados no sistema ainda não estão configurados corretamente para a resolução inversa do bloco IP. O servidor DNS deve ter informações sobre todas as redes que compõem o bloco IP. Por exemplo, para um bloco /20, o servidor deverá ter informações sobre as 16 redes que o compõem. Para verificar seu DNS, siga as recomendações da pergunta anterior.

CHK_LACNIC