Perguntas frequentes, Whois

Como fazer a consulta?

O servidor pode ser consultado de duas formas diferentes:

As informações fornecidas pelo Whois do LACNIC estão organizadas em um conjunto de atributos e valores separados por ":"

Ao fazer uma consulta de recursos, seja ASN ou bloco IP, é obtida na resposta o seguinte conjunto de atributos:

  • "owner:" Nome da organização que tem designado o recurso;
  • "ownerid:" Código da organização da base de dados do LACNIC;
  • "responsable:" Nome da pessoa de contato ou grupo responsável na organização:
  • "address:" Endereço postal da organização;
  • "country:" Código do país da organização;
  • "phone:" Telefone da organização;
  • "owner-c:" Código do ponto de contato da organização;
  • "tech-c:" Código do ponto de contato técnico para o bloco IP;
  • "routing-c:" Código do ponto de contato técnico para o ASN;
  • "abuse-c:" Código do ponto de contato para questões de abuso;
  • "created:" Data de designação do recurso da Internet;
  • "changed:" Data da última modificação das informações do recurso da Internet.

Em seguida, são apresentadas as informações do ponto de contato associadas a esse recurso da Internet. Os atributos apresentados são os seguintes:

  • "nic-hdl:" Código do ponto de contato;
  • "person:" Nome da pessoa ou grupo que representa esse ponto de contato;
  • "e-mail:" E-mail para esse ponto de contato;
  • "address:" Endereço postal do ponto de contato;
  • "country:" Código do país do ponto de contato;
  • "phone:" Telefone do ponto de contato;
  • "created:" Data de criação dessas informações no banco de dados;
  • "changed:" Data da última modificação das informações desse ponto de contato.

Quando a consulta for sobre um bloco IP, além das mencionadas, é possível que haja informações sobre a delegação DNS, cujos atributos são os seguintes:

  • "inetrev:" Indica o bloco total ou parcial que foi delegado;
  • "nserver:" Nome do servidor DNS;
  • "nsstat:" Estado desse servidor DNS;
  • "nslastaa:" Data mais recente em que um status "ok" foi verificado para esse servidor.

Mesmo no caso de consultas sobre blocos IP que foram subdesignados a outras organizações, será exibida a informação que indique o bloco pai dessa subdesignação, quer dizer, o bloco original a partir do qual essa subdesignação foi feita. Nesse caso, o atributo é o "inetnum-up".

Além das consultas por ASN ou bloco IP, no sistema WHOIS do LACNIC é possível fazer consultas pelo código do ponto de contato. Nesse caso, obtém-se a informação do nome, endereço postal, e-mail e telefone, apenas para esse contato.

Por fim, o sistema Whois do LACNIC também oferece a possibilidade de fazer consultas por código de organização. A resposta para este tipo de consulta incluirá, além das informações da organização mencionada, uma lista dos recursos da Internet designados a essa organização. Os atributos nesta consulta são os seguintes:

  • "aut-num:" ASN designado à organização.
  • "inetnum" Bloco IP versão 4 ou versão 6 designado à organização.
Quais as diferenças entre Whois e geofeeds?

LACNIC publica as informações de registro de designações e subdesignações de IP por diferentes meios: WHOIS port 43, Bulkwhois, RDAP, arquivo de delegações, arquivo dbase/lacnic.db.gz produto da política LAC-2018-3, entre outros. A partir desses locais, são fornecidas as informações de contato das organizações que têm endereços IP designados.

As informações geográficas (endereço, cidade, país) fornecidas pelo LACNIC correspondem aos dados declarados pelo associado. Esses dados poderiam não coincidir com o lugar onde os recursos IP são efetivamente usados.

Como o acesso a esse registro é público e gratuito, algumas organizações fazem geolocalização IP com base nessas informações. Devido à natureza dos dados, esta prática tem baixos níveis de certeza e gera problemas para clientes, ISP, provedores de conteúdo, etc.

O Geofeeds nasce como uma alternativa pública e gratuita, pela qual os operadores da região podem declarar explicitamente onde estão usando os endereços IP, podem dividir os blocos recebidos e indicar para cada um o lugar onde são usados. Atinge níveis de detalhe como país, região e cidade. Tudo em uma ferramenta projetada para esse fim.

Quando foi criado o sistema Whois?

O sistema Whois foi originalmente descrito pelo RFC 812, posteriormente substituído pelo RFC 3912 Whois Protocol Specification. Foi descrito como uma ferramenta para consultar os pontos de contato das organizações conectadas à ARPANET naquele momento. O sistema não inclui a especificação de um único formato a ser usado nas respostas a essas consultas. Por esse motivo, os diferentes sistemas Whois apresentam informações de formas diferentes.

Como verifico o ID de usuário da minha organização?

Para visualizar o ID de usuário do contato técnico de uma organização, acesse https://query.milacnic.lacnic.net/home. No campo de pesquisa, insira algum recurso designado à sua organização (pode ser um bloco IPv4, IPv6 ou ASN). Nos resultados da pesquisa, no campo owner-c, você encontrará o ID de usuário que corresponde à sua organização.

Como verifico o Owner-ID da minha organização?

Cada recurso da Internet designado pelo LACNIC está associado a uma entidade que representa à organização que recebeu o recurso. Todas as entidades cadastradas no sistema do LACNIC têm um código, o Owner-ID.

Para verificar o Owner-ID associado a uma organização, basta procurar algum recurso da Internet designado a esta entidade no Whois do LACNIC. Na resposta haverá um campo (ownerid) com o código da organização. Em sistemas Unix, também pode ser executado o comando: whois -h whois.lacnic.net Owner-ID.

Como verifico todos os recursos designados para minha organização?

Você pode fazer uma busca usando o Owner-ID da organização no Whois do LACNIC. Na parte inferior da tela, você verá a lista dos recursos designados para uma organização, sob os seguintes rótulos:

aut-num: para números de sistemas autônomos (ASN).

inetnum: para blocos de endereços IPv4 e IPv6.

Em sistemas Unix, também pode ser executado o comando:

whois -h whois.lacnic.net IPv4

whois -h whois.lacnic.net IPv6

whois -h whois.lacnic.net ASN

Por que meu computador coloca que os endereços IP designados para minha empresa agora têm um endereço postal no Uruguai??

Algumas ferramentas de traceroute ou de pesquisa de endereços IP ainda estão configuradas para consultar o banco de dados Whois dos três registros regionais que existiam antes da criação do LACNIC (APNIC, ARIN e RIPE NCC).

Até 29 de julho de 2002, os endereços IP contidos no bloco 200.0.0.0/8 eram administrados pelo ARIN. Desde então, as informações desses blocos passaram a ser de responsabilidade do LACNIC.

O servidor Whois do ARIN agora informa apenas que esses blocos foram delegados ao LACNIC, cuja sede administrativa fica no Uruguai. Também sugere uma busca adicional no servidor Whois do LACNIC. Por isso, algumas ferramentas que só consultam o servidor Whois do ARIN (e não o do LACNIC) informam que o endereço postal de todo o conteúdo no bloco 200.0.0.0/8 é o Uruguai.

CHK_LACNIC