RIPE Atlas na América Latina e no Caribe

O que é?

RIPE Atlas é uma das plataformas de medição dos parâmetros de rede na Internet de maior implementação no mundo todo. Diisponibiliza para seus membros, recursos que permitem realizar medições de redes. RIPE NCC é o órgão encarregado de levar adiante esse projeto enorme, e conta com o apoio do LACNIC para a região da América Latina e Caribe.

A plataforma está em expansão, focando-se principalmente em áreas em que a penetração pode ser melhor:  Ásia, América Latina e Caribe e  África.

Para mais informação acesse o site do RIPE Atlas.

Como funciona?

RIPE Atlas é uma plataforma de medição ativa, quer dizer que está baseada em sensores de medida implementados sobre a Internet. A rede está formada por dois tipos de sensores:

  • Probes: medidores domésticos, pequenos e de fácil instalação que permitem a geração de medições. Utilizam pouca largura de banda e não monitoram a rede à qual estão conectados (sniffing).
  • Anchors: medidores de maior tamanho, rackeables, e que geram um número muito maior de medições. Esses medidores são o "objetivo" de muitos testes iniciados por outros dispositivos, portanto devem ser colocados em redes de alta largura de banda  e de alta disponibilidade.

Há alguns experimentos básicos que sempre são executados sem RIPE Atlas, como pings e traceroutes para root servers de DNS. Os dados decorrentes desses experimentos sempre estão disponíveis para os participantes do projeto.

Também existe a possibilidade de programar RIPE Atlas para realizar experimentos definidos pelo usuário, ou "Medições definidas pelo usuário" (UDM).

Para executar essas medidas, os dispositivos precisam ter um saldo favorável de créditos, já que cada medição custa alguns créditos. Esses créditos são obtidos, deixando os sensores que cada participante em RIPE Atlas hospeda conectados à Internet, para que os demais medidores RIPE Atlas possam ver e executar medições para ele. Uma vez que um participante decide realizar uma medição em particular (usando a plataforma RIPE Atlas), alguns créditos são subtraídos. Além disso, os créditos também podem ser transferidos entre contas de RIPE NCC.

Para conhecer melhor o sistema de créditos de RIPE Atlas, acesse aqui este link.

Os medidores mencionados acima podem realizar vários tipos de testes. Os testes disponíveis são:

  • ping
  • traceroute
  • DNS
  • HTTP GET
  • SSLcert

O que constitui a participação em RIPE Atlas?

A participação nesse projeto está baseada em hospedar probes ou anchors em nossas redes. Hospedar probes apenas requer uma conexão à Internet enquanto hospedar um anchor implica ter um rack em um espaço condicionado, além da conectividade.

Como participar na RIPE Atlas?

Qualquer um pode fazer parte desse projeto. Existem diferentes níveis de participação, desde apenas a leitura de dados até uma participação muito ativa na geração de medições.

  • O primeiro passo para fazer parte é a criação de uma conta RIPE NCC para gerenciar medidores, medidas e mais.
  • Uma vez criada a conta, pode ser pedido o envio de um probe (medidor pequeno) para começar a gerar medições (e créditos). Isso transforma o proprietário do probe em um Probe Host.
  • Se quiser ir mais além, pode ser pedido o envio de um anchor. Isso transforma o proprietário do anchor em um Anchor Host. Anchors não são gratuitos e são destinados para organizações e não para indivíduos.

Como se tornar um patrocinador?

Um patrocinador é um indivíduo ou organização que oferece apoio financeiro para a RIPE Atlas. Os patrocinadores podem optar por distribuir sondas de si a quem eles desejarem; eles podem "adotar" sondas existentes que já atuam na rede ou podem patrocinar sondas futuras que o RIPE NCC irá distribuir.

Para mais informação acesse aqui.

Como se tornar um embaixador?

Um embaixador é alguém que nos ajuda a distribuir sondas e expandir a rede Atlas RIPE, de modo que toda a comunidade da Internet possa se beneficiar da informação coletada sobre o rendimento da Internet.

Obtenha mais informação aqui.

Estado da plataforma RIPE Atlas na LAC

A plataforma apresenta um ritmo constante de crescimento a nível mundial, tendo maior presença nas regiões da Europa e América do Norte. Parte da folha de rota do projeto Atlas consiste em gerar maior presença nas regiões que possam hospedar mais medidores. O LACNIC, em parceria com RIPE NCC, apoia essa expansão da rede Atlas na área da América Latina e Caribe.

Benefícios de hospedar um probe

Tendo uma conta de RIPE NCC, dá para ver informação sobre medições públicas na plataforma Atlas. Hospedar um ou vários probes em uma rede oferece vários benefícios, tanto para a comunidade Atlas quanto para o proprietário do medidor. Através de um probe é possível:

  • Realizar medições à medida a nível mundial e local através da plataforma Atlas
  • Monitoramento de sua própria rede.
  • Geração de créditos (uns ~21600 créditos por dia)
  • Integração com sistemas de monitoramento e alerta, como Icinga, através de Status Checks

Adicionalmente, através de um anchor é possível:

  • Ver os resultados das medições que tem como objetivo o anchor
  • Gerar dez vezes mais créditos que com um probe
  • Mostrar o logotipo da organização na página da Comunidade RIPE Atlas

Solicitação de uma conta de RIPE NCC

Para poder administrar o medidor, ver medições, originar medições, transferir créditos e mais, é necessário ter uma conta de RIPe NCC. Para criar sua conta, preencha o seguinte formulário.

Pedido de um probe

Pedido de um anchor

Geração de créditos

Privacidade

Os medidores de Atlas não ouvem promiscuamente a rede onde estão instalados, nem enviam informações sem consentimento do proprietário. Embora os mesmos tenham uma interface sem fio, por enquanto a mesma está desativada de origem e não é possível ativá-la.

Alguns casos conhecidos de uso

A seguir são listados alguns casos em que o uso da rede RIPE Atlas permitiu obter informações importantes sobre a rede.

  • Wikipédia decide onde colocar seu CDN. Na procura de uma nova localização para seu CDN, a Wikipédia facilita informação sobre o comportamento do tráfego na Ásia, decidindo a estratégia que irá seguir para responder às consultas para a Wikipédia provenientes deste continente.

Mais casos de uso podem ser consultados na página de RIPE Labs.

GitHub

Una-se à comunidade RIPE Atlas em GitHub para ver projetos comunitários de utilidade!

CHK_LACNIC