Desenvolvimento de Políticas

LACNIC baseia suas operações em um modelo de autorregularão, no qual as regras (políticas) para o gerenciamento dos recursos da Internet são desenvolvidas pela comunidade em um processo participativo, público, transparente, aberto a qualquer pessoa e embasado no consenso.

A livre participação dos diversos atores permite que as políticas estejam em conformidade com os interesses regionais, salvaguardando os interesses da comunidade como um todo. Todas as propostas são apresentadas e discutidas na lista de correio de políticas, antes de serem levadas aos fóruns para seu consenso.

Uma proposta pode modificar tanto o manual de políticas como o Processo de Desenvolvimento de Políticas (PDP).

manual de políticas é o documento público que inclui todas as políticas implementadas na nossa região que determinam a forma em que o LACNIC deve administrar os recursos. O PDP valida a criação e a alteração das políticas que o RIR aplica na sua região.

Moderador do Processo de Desenvolvimento de Políticas

Marcela Alejandra Orbiscay, Argentina (finalizando no Fórum Público de Políticas 2025)

Marcela Orbiscay é formada em Sistemas de Informação com especialização em Telemática, trabalha no Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) em Mendoza, Argentina. É membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em TIC da Universidade Tecnológica Nacional (gridTICs), colaborando em pesquisas sobre o IPv6 e a IoT.

Complementando a sua formação técnica, ela é Bacharel em Administração Pública com conhecimentos profissionais no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas.

Hoje faz parte da Comissão Diretiva da Internet Society Argentina e é co-chair da Oficina IETF Day nos Dias Argentinos de Informática. Também é membro do comitê de programa do LACNOG e comoderadora da lista LACNOG da IoT. Colabora como mentora no Programa de Mentoria do LACNIC que promove a participação e liderança das mulheres na comunidade do LACNIC e no ecossistema da Internet.

É participante ativa das reuniões do LACNIC e LACNOG desde 2011.

?

Sergio Rojas, Paraguai (finalizando no Fórum Público de Políticas 2024)

Seus inícios na área de TI remontam a 1997, ano em que a Internet começou a se expandir em seu país natal (Paraguai), trabalhando assim para um dos ISP pioneiros no mercado. Também atuou como responsável TI para um projeto das Nações Unidas e como consultor TI para o projeto GTZ da Cooperação Técnica Alemã.

Nos últimos anos, atuou como Líder da área de Serviço de Registros do LACNIC (2009 - 2020), sendo uma de suas tarefas a administração dos recursos de numeração da Internet.

Hoje é um dos membros do Comitê de Revisão dos Processos da IANA para a região da América Latina e o Caribe, iniciando seu trabalho honorário em janeiro de 2021.

Ex-Moderadores

  • Tomás Lynch, Argentina (2019-2023)
    Ariel Weher, Argentina (2018-2022)
  • Paola Pérez, Venezuela (2017 - 2019)
  • Juan Peirano, Uruguay (2016 - 2018)
  • Alex Ojeda, Chile (2015 - 2017)
  • Carlos Plasencia, Venezuela (2014 - 2016)
  • Nicolás Antoniello, Uruguay (2009 - 2015)
  • Max Larson Henry, Haití (2010 - 2014)
  • Francisco Arias, México (2008-2010)
  • Eldert Louisa, Antillas Holandesas (2009 - Interim)
  • Christian O'Flaherty, Argentina (2004-2008)
  • Germán Valdéz, México (2003)
CHK_LACNIC