Sistema Automatizado para a Administração de Recursos da Internet (SARA)

O Sistema Automatizado para a Administração de Recursos da Internet (SARA) é uma interface para manter atualizados os registros de recursos designados a terceiros (subdesignações a clientes) de forma automatizada. O protocolo escolhido para esta tarefa é o EPP - Extensible Provisioning Protocol.

Se a sua organização possui recursos designados diretamente pelo LACNIC e você quer realizar testes, siga estes passos:

Assim que recebermos sua solicitação, entraremos em contato com você informando sobre a permissão de acesso.

Provando o sistema SARA

Antes de usar o serviço SARA, os associados devem modificar seus sistemas ou criar módulos compatíveis para usar a interface EPP que permitam usar pelo menos os seguintes comandos EPP:

  • create, info, update para gerenciar usuários ou pontos de contato (contact mapping)
  • create, info, update para gerenciar Organizações (grorg mapping)
  • create, info, update, delete para gerenciar blocos IP (ipnetwork mapping)
  • info, update para gerenciar ASN (asn mapping)

A descrição completa de cada um desses comandos pode ser encontrada nos RFC e extensões drafts listados na seção "Referências técnicas".

Existe uma biblioteca de cliente EPP escrita em C++ feita pelo NIC.BR, que pode ser usada no sistema do associado do LACNIC e também serve como referência de implementação para outras linguagens de programação ou para fins de análise do processo do código (debugging). Esta biblioteca está disponível em https://registro.br/tecnologia/provedores-de-hospedagem/epp/libepp-nicbr/. Uma vez baixado, você pode verificar as instruções de instalação no arquivo INSTALL. Esta biblioteca também inclui um cliente EPP para testes chamado SHEPP. No link a seguir, você pode encontrar um exemplo e instruções para usar o shepp.

O que é o EPP?

O Extensible Provisioning Protocol (EPP) é um protocolo padrão aprovado pelo IETF para provisionar e gerenciar objetos armazenados em um repositório central. É um protocolo cliente-servidor que troca comandos e mensagens XML iniciados pelo cliente sobre TCP + TLS como protocolo de transporte.

Embora o protocolo EPP tenha sido inicialmente projetado para o registro de domínios, é flexível o suficiente para permitir o provisionamento e gerenciamento de outros objetos, como número de recursos como o IPv4, IPv6 e ASN. O LACNIC desenvolveu algumas extensões para o EPP para possibilitar a manutenção e gestão destes recursos. Por mais informações, pode consultar a seção Referências técnicas na parte inferior desta página.

É importante mencionar que o uso do protocolo EPP é opcional, os associados do LACNIC ainda podem usar o sistema de registro via web.

Por consultas ou dúvidas, escreva para hostmaster [at] lacnic [.] net

Referências técnicas (só inglês)

EPP RFC

RFC 5730 Extensible Provisioning Protocol (EPP)

RFC 5733 Extensible Provisioning Protocol (EPP) Contact Mapping

RFC 5734 Extensible Provisioning Protocol (EPP) Transport over TCP

EPP Extensions

draft-neves-epp-brorg BR Organization Mapping for the Extensible Provisioning Protocol (EPP)

draft-neves-epp-ipnetwork IP Network Mapping for the Extensible Provisioning Protocol

draft-neves-epp-asn Autonomous System Number Mapping for the Extensible Provisioning Protocol (EPP)

CHK_LACNIC