Devolução de IP & ASN

Os recursos da Internet (blocos IP e ASN) designados diretamente pelo LACNIC podem ser devolvidos se a organização que possui a sua custódia não quiser mais usá-los.

Também poderão ser devolvidos ao LACNIC os recursos designados a organizações da região pelo ARIN ou pelo registro central antes da criação dos Registros da Internet Regionais (RIR).

A devolução pode acontecer em casos como cessação de atividades, fusão com outras organizações, reestruturação da rede, etc.

Uma vez que o recurso da Internet for devolvido ao LACNIC, a organização que antes tinha a sua custódia não estará mais autorizada a usá-lo. Além disso, as informações de registro do recurso serão removidas do banco de dados whois do LACNIC.

Os recursos da Internet devolvidos ao LACNIC poderão ser designados a outras organizações no futuro.

Para solicitar a devolução de IP e ASN:

  1. O contato administrativo da organização deve preencher um formulário de devolução no MiLACNIC*
  2. Após o envio do formulário, um analista do LACNIC entrará em contato com o solicitante para validar quais são os recursos a serem devolvidos.
  3. Uma vez aprovada a devolução, o documento de devolução será enviado em anexo.
  4. O representante legal da organização deverá imprimir o documento, preencher os recursos a serem devolvidos e assinar o documento à mão.
    Para completar a devolução, deverá enviar em resposta ao correio de aprovação uma digitalização do documento assinado e um documento legal com a designação do representante legal da organização.
  5. Uma vez que o LACNIC aceite os documentos assinados, a devolução será efetivada.

Exemplo de documentos de devolução em branco:

Documento para devolução de recursos designados pelo LACNIC

Documento para devolução de recursos designados por ARIN

Exemplo de como preencher o documento:

Exemplo de documento completo para devolução de recursos designados pelo LACNIC

Exemplo de documento completo para devolução de recursos designados por ARIN

*Caso não se lembre de sua senha MiLACNIC, você pode redefini-la aqui. Do outro lado, se não tiver acesso ao usuário ou ao e-mail cadastrado, entre em contato com hostmaster [at] lacnic [.] net para recuperar o acesso ao MiLACNIC.

CHK_LACNIC